23 mar, 2018

Vendas online: 5 dicas para melhorar o seu negócio

por mktchef em Tecnologia

Cada vez mais,  pessoas estão investindo em vendas online. Isso porque, além de exigir menos investimento, esse tipo de negócio pode começar pequeno e se expandir em um curto espaço de tempo.  Mas, ao contrário de um negócio físico em que o cliente entra na loja, negocia e leva o produto, as vendas pela internet têm um processo diferente. Por isso, é tão importante aplicar algumas técnicas de retenção para atrair e convencer o cliente a finalizar a compra.

Então, para te ajudar a alavancar as vendas no ambiente digital,preparamos algumas dicas para aumentar as suas vendas online. Vamos lá?

1- O site

O site da sua loja virtual precisa ter um layout atrativo, organizado e clean. Além disso, ele precisa falar diretamente com o seu público alvo, ser prático e intuitivo de usar.

Outro ponto de extrema importância, é a segurança. Seu cliente precisa saber que está navegando e comprando em um ambiente seguro para transações online e para isso, o certificado SSL é necessário. Isso também aumenta sua pontuação na busca orgânica do Google, fator que gera um melhor posicionamento, dando assim prioridade para sites que usam o HTTPS na URL.

Um site responsivo, funcional e com boa navegabilidade também pode ser um grande atrativo, já que melhora a experiência do usuário durante a compra e contribui para a fidelização em sua loja online. Podemos dizer que se você tem um site bem estruturado, garantirá um posicionamento melhor em resultados orgânicos. Nesse ponto, ainda é importante que o seu site tenha um bom alcance, para que ele seja facilmente visualizado por smartphones e tablets, que hoje respondem por 1/3 das vendas no mercado de e-commerce.

O uso de palavras-chave e estratégias de SEO (Search Engine Optimization), que significa “otimização para mecanismos de busca” também são fundamentais para o sucesso do seu negócio. Para que você entenda melhor, as estratégias de SEO nada mais são do que a otimização do seu site, visando o aumento de acessos através de um conjunto de artifícios.

Um ótimo exemplo disso é como o uso de palavras-chaves (que basicamente resumem o conteúdo principal do seu texto e identificam temas e ideias relevantes), atuam como referência para resultados orgânicos dos mecanismos de busca, como o Google. Ou seja, quanto mais otimizado e legível for o seu conteúdo, melhor será o ranqueamento do seu site. Exemplo, se o seu restaurante comercializa Linguiças artesanais e está na cidade de São Paulo, uma das palavras-chave que serão trabalhadas no site serão: linguiças artesanais em sp.

Outras estratégias usadas para a melhor leitura e reconhecimento do seu conteúdo, se dão través das metas-descrições e tags para nomes de imagens, que influenciam diretamente no posicionamento da sua página e afetam positivamente a maneira que o seu público alvo recebe e lê o que você posta. Lembre-se que pessoas buscam respostas rápidas e práticas para as suas dúvidas, por isso, quanto mais esclarecido for o seu conteúdo, melhor será o desempenho do seu site.

2- Blog

Saber quem é o seu público é determinante para o sucesso do seu e-commerce a curto, médio e longo prazo. Por isso, a definição do público-alvo precisa ser encarada como o ponto de partida no planejamento da sua comunicação e objetivos de marketing.

Para auxiliar nesse planejamento, uma boa estratégia é filtrar esse público através de um blog que reúna conteúdos específicos, que posteriormente possam atrair as pessoas certas para o seu negócio. Assim, além de ajudar a construir um relacionamento com o público, todo o conteúdo oferecido poderá servir também como estratégia de inbound marketing para captar as pessoas que mais interessam ao seu negócio.

3- Faça promoções sazonais

Promoções são um grande atrativo para o meio virtual. A concorrência tem aumentado e consequentemente os atrativos da marca devem ser melhor percebidos pelo clientes.

A Black Friday, é um bom exemplo disso. Sendo o maior evento para o e-commerce brasileiro, é a oportunidade perfeita para o seu negócio faturar, e muito. Afinal de contas, datas comemorativas são sempre muito importantes para o varejo. Por isso, faça um planejamento anual e use as datas comemorativas a seu favor!

4- Amplie as formas de pagamento

Lojas virtuais já tem vantagem na corrida, por conseguirem praticar valores menores, mas sem a variedade de formas de pagamento, essa vantagem pode não mostrar toda a sua força. Um dado importante é que, de acordo com o e-Bit, 80% das vendas on-line são pagas com cartões de crédito, mas os outros 20% não podem ser ignorados, já que depósito bancário, transferências e boletos são alternativas valorizadas pelos consumidores.

5- Cadastro e processos

Todas as páginas do seu site devem ser fáceis de usar. Por isso, facilite o processo de cadastro e finalização de pedido, com informações claras e layout leve, para facilitar a navegabilidade do seu cliente. Quanto mais processos e etapas existirem no site, menor é a possibilidade de pessoas finalizarem a compra. Menos é mais.

[LEIA MAIS: Meu restaurante na internet: O que devo saber?]

*Bônus

Tenha um bom relacionamento com o seu cliente – Para isso, é importante ter uma comunicação clara, e uma boa presença digital. Isso inclui postagens interessantes nas redes sociais onde seu público está presente, envio de e-mails marketing e canais de atendimento online, onde seu público poderá tirar dúvidas e ter um relacionamento mais próximo.

Vale destacar que o patrocínio de redes, são fundamentas para a obtenção de maior alcance de público. Uma boa dica é saber reconhecer a  necessidade atual do seu negócio. O desafio maior é saber em quais situações o investimento em uma determinada ferramenta pode ser mais vantajosa que a outra. Entenda também como as mudanças do Facebook podem significar para a sua empresa!