20 mar, 2018

7 passos para se relacionar bem com o seu cliente

por mktchef em Consultoria

O sucesso do seu bar ou restaurante depende exclusivamente do bom relacionamento com os seus clientes. Afinal, toda experiência que vai desde o atendimento até o pagamento, fazem toda a diferença para o seu cliente. Por isso, quando um desses fatores é falho, é preciso melhorar a estratégia de marketing de relacionamento. Isso é indispensável para reverter a insatisfação dos seus clientes e captar outros novos. A seguir, confira os 7 passos iniciais para construir um bom relacionamento com o seu cliente:

1- Conheça a jornada de compra:

Até finalizar uma compra, todos os clientes passam por diferentes etapas, o que chamamos de jornada de compra. Ela é composta por aprendizado, descoberta, reconhecimento do problema, consideração da solução e decisão de compra.

Sabendo como abordar o seu cliente em cada uma dessas etapas, você estará apto a construir uma relação mais duradoura com o seu cliente. Por isso, pesquise cada uma das etapas e veja alternativas de atendimento para cada uma delas.

2- Prioridade de valor acima do preço:

A boa aplicação da sua marca no seu restaurante, o treinamento dos seus funcionários e a qualidade do seu serviço são fatores que adicionam grande valor ao seu negócio. Por isso, é importante que a sua comunicação não foque apenas no preço, mas também no valor do seu serviço.

Em vez de posicionar seu produto como uma pechincha, enfatize as áreas que agregam valor e que são diferenciais no mercado.

3- Mantenha um banco de dados:

Conheça os seus clientes e mantenha informações sobre as suas preferências, assim, você será capaz de oferecer promoções e brindes personalizados para cada um, o que tornará o atendimento ainda mais próximo.

Além disso, você pode orientar sua equipe a registrar todas as interações com os clientes, seja no salão ou em redes sociais. Lembre-se de sempre consultar os dados antes de tomar decisões de atendimento, assim cada cliente terá uma experiência única.

4- Interaja frequentemente:

Não é porque um cliente se tornou frequentador assíduo do seu restaurante que não é preciso investir em ações de fidelização. Com alguns processos simples, você aproxima o seu negócio do seu cliente e atinge outras pessoas que compartilham dos mesmo valores e gostos.

Envie e-mails com novidades, crie um blog com dicas relacionadas à produtos que você comercializa, e utiliza as redes sociais para mostrar o dia a dia do seu restaurante.

5- Ofereça promoções e ofertas:

As promoções são uma tática antiga para conquistar novos clientes. Mas, como todo relacionamento, não basta conquistar, é necessário manter esse relacionamento.

Uma das formas de manter o relacionamento com o seu cliente é continuar sempre oferecendo promoções, ofertas e cupons de desconto exclusivos. Ações assim, aproximam e fazem seus clientes se sentirem mais especiais.

6- Envolva todos os departamentos no atendimento ao cliente:

Os serviços de atendimento ou suporte ao cliente devem ser os principais agentes de empatia do seu restaurante. Isso porque, são eles que testemunham as piores frustrações e também os melhores feedback’s dos seus clientes. É o relacionamento deles que irão permear as estratégias de retenção de vendas e novos produtos.

Por esse motivo, é importante que funcionários de diferentes departamentos participem desse processo para monitorar possíveis gargalos e melhorar questões de atendimento ou políticas da empresa.

7- Dê atenção ao feedback:

O feedback dos clientes do seu restaurante é um dos maiores indicadores de qualidade do seu serviço, e pode apontar oportunidades de explorar diferenciais para o seu negócio.

Tenha sempre em mente que o seu cliente é um potencial divulgador de sua marca. Por isso, mesmo que o seu produto ou atendimento tenha tido uma falha, com boas ações de pós atendimento, certamente este cliente irá voltar a indicar o seu bar ou restaurante para outras pessoas.