13 abr, 2018

7 passos para não errar na escolha de posts para as suas redes sociais

por mktchef em Tecnologia

Em 2017, 2,46 bilhões de pessoas estiveram ativas nas redes sociais, segundo a eMarketer. Esse número impressionante comprova o óbvio: a sua empresa precisa estar presente nesses sites. Mas, ainda mais importante que isso, é necessário uma estratégia de marketing bem elaborada para não errar na escolha de posts das suas redes sociais. 

[SAIBA MAIS>> 5 motivos para sua empresa investir em redes sociais ]

Por isso, levantamos 7 passos que vão te ajudar a gerenciar bem as suas redes sociais! Confira:

1- Conheça bem a sua audiência

Antes mesmo de começar a configurar suas contas nas redes sociais, você precisa conhecer a fundo quem é o seu cliente em potencial. Para isso, você precisa saber responder às seguintes perguntas sobre o seu cliente:

  • Qual o sexo dele/a?
  • E a idade?
  • Ele estuda ou estudou até que série?
  • Ele é mais formal ou descontraído?
  • Quais assuntos mais interessam a ele?
  • Por quê ele precisa do seu produto?
  • Como o seu negócio pode ajudá-lo?

Dessa forma, você estará apto a melhor entender seus hábitos de compra, seus gostos pessoais e quais as redes sociais mais usadas por ele, entendendo a melhor maneira de comunicar com ele e atrair a sua atenção. 

2- Escolha suas principais redes sociais

Como falamos no tópico anterior, seu restaurante precisa estar presente onde o seu público está. Por isso, crie perfis em todas as redes interessantes para o seu público.

3- Tenha um objetivo

De nada adianta estudar seu público-alvo, ou criar seus perfis nas redes sociais, se você não tiver um objetivo claro para elas. Alguns objetivos que você pode ter nas redes sociais são:

  • Divulgar sua marca/produto/serviço;
  • Interagir com o seu público;
  • Educar sua audiência com conteúdo de qualidade;
  • Criar uma comunidade de fãs que serão divulgadores de seu negócio;
  • Aumentar suas vendas;

Sua presença nas redes sociais pode incluir uma ou mais das metas citadas.

4- Produza conteúdo relevante

A internet está repleta de conteúdo interessante, não é mesmo?! Por isso, você precisa encontrar uma maneira de se destacar para chamar a atenção do seu público.

Por exemplo:

  • Facebook: Fale sobre o seu negócio, e poste chamadas que levem para o seu site, além de anunciar alguns produtos;
  • Instagram: Publique fotos bonitas que mostrem o espírito do seu restaurante e faça stories mostrando o dia a dia do seu restaurante, como por exemplo, seus pratos, público ou atrações como uma banda;
  • Youtube: Vídeos que mostrem soluções para algum problema podem ser uma ótima estratégia;
  • LinkedIn: Mostre como é o ambiente de trabalho na sua empresa, e publique vagas;
  • Twitter: Fale sobre assuntos do momento e comente notícias que interessem para o seu negócio.

5 – Seja consistente

Mantenha um cronograma correto com os dias e horários para as suas publicações. Assim, o seu público se sente mais próximo de você e pode começar a interagir mais nos seus posts.

Isso não significa postar todos os dias, mas para publicar conteúdo de qualidade.

6 – Agende suas publicações

Depois de ter o seu calendário de publicações pronto, você pode agendar os seus posts. Assim, você garante que não esquecerá de nenhum. Se a rede social que você escolheu não possui essa opção, uma solução é deixar tudo pronto com antecedência, e colocar um alarme semanal para te lembrar de publicar cada conteúdo.

7 – Verifique seus resultados

Para saber se a sua estratégia está correta, ou se precisa mudar algo, é importante verificar as suas metas e ver como as suas postagens tem funcionado. Por exemplo, se o seu objetivo inicial era vender mais, dê uma olhada nas vendas feitas em um período antes de usar o Facebook e o número de vendas realizadas no mesmo período que você levou a sua gestão de redes sociais mais a sério.

 

Bora começar?!