02 fev, 2018

Marketing para restaurante: 7 práticas de sucesso

por Redação Marketing Chef em Consultoria

Responda rápido: Se um cliente em potencial procurar o seu nome em um buscador como o Google, ele vai encontrar o seu restaurante? E se encontrar, ele vai estar na primeira página? E, considerando todos os potenciais concorrentes, o que seria o seu diferencial? São muitas perguntas a se pensar, não é mesmo?! Mas a resposta para todas é: Marketing para restaurante.

Para que o seu negócio prospere, é importante inserir, nem que seja aos poucos, algumas estratégias de marketing. Dessa forma, além de aumentar suas vendas, você também conseguirá conquistar os seus clientes, e mantê-los sempre por perto.

Afinal de contas, o mercado de food service brasileiro está em franco crescimento, e muitos empreendedores têm percebido essa tendência. Prova disso é o aumento do número de Microempreendedores Individuais (MEI) que atuam nesse setor passou de 27 mil em 2015, para mais de 31 mil em 2016, de acordo com os últimos dados.

E mais, de acordo com o levantamento do Instituto Food Service Brasil, o segmento faturou mais de R$178 bilhões em 2016 e atendeu cerca de 80 milhões de consumidores mensalmente.

Com tantos empreendedores apostando nesse segmento, a concorrência aumenta. Pensando nisso, a Marketing Chef reuniu as principais  práticas de marketing para restaurante que vão levar o seu negócio a se destacar no mercado, ressaltando os seus diferenciais, e focando sempre na criatividade, ambientação e bom atendimento do seu negócio.

  1. Crie um diferencial para o seu restaurante

Ter um bom atendimento e uma ótima comida é o primeiro ponto e deve ser levado como um dever do seu negócio, e não um diferencial. Afinal, essa é a sua obrigação, como empresário no ramo de food service.

Para realmente se destacar, o seu restaurante precisa ter um diferencial inovador.


  1. Invista no marketing de indicação

Apenas clientes extremamente satisfeitos se tornam defensores e propagadores da sua marca. Então, além do bom atendimento, é preciso investir em outras estratégias de relacionamento, como uma presença ativa nas redes sociais, e um bom site, com as principais informações que o seu cliente precisa..

  1. Foque nos 5 sentidos

A experiência do seu consumidor só será completa, se ele se sentir imerso no seu ambiente. Assim, você vai surpreender e proporcionar uma experiência inesquecível e intangível ao seu cliente.

Então, desperte a visão com uma decoração bonita e apresentações caprichadas dos pratos, aguce a audição com uma música que imprima o que seu restaurante quer dizer, excite o paladar com sabores únicos, e incite o toque, com texturas e objetos decorativos.

  1. Use a geolocalização

Se o seu restaurante não estiver cadastrado alguns aplicativos que possam facilitar a sua localização, dificilmente seu negócio conseguirá ser encontrado por um usuário.

Uma boa saída é criar um aplicativo próprio para o restaurante. Dessa forma, você poderá personalizar ainda mais a experiência do seu cliente, de acordo com a mensagem e o produto que você vende.

  1. Faça o seu site

O mundo está virando online ou grande parte dele já é! Por isso, ter uma boa presença online é indispensável.

Sem investimentos em marketing online, seu restaurante pode facilmente ser esquecido. Construa um site funcional, convidativo e com informações sobre o seu negócio.

  1. Construa uma lista de e-mails

Com um meio de contato eficiente, como o e-mail dos seus clientes, você pode enviar novidades no cardápio, incentivar compartilhamentos, enviar descontos, divulgar benefícios, entre outras estratégias de marketing para restaurantes.

Como fazer isso? Existem algumas técnicas de Inbound Marketing que podem ser facilmente aplicadas ao seu restaurante. Com uma boa tática desenhada você pode conseguir os dados de clientes através de pesquisas de satisfação, premiações e até mesmo com a divulgação de materiais informativos, como infográficos, guias e sugestões de leitura.

  1. Reforce o bom relacionamento

Além de um ótimo atendimento presencial, o seu restaurante também precisa estar presente na mesma qualidade nas redes sociais, e em qualquer outro ambiente que o seu cliente também esteja, ou seja, um bom marketing para restaurante tem como fator principal o bom atendimento em todas as frentes.

Assim, você pode criar um laço mais estreito de relacionamento com eles, com dicas, matérias e uma interação mais pessoal.

Ficou com alguma dúvida? Entre em contato com a nossa equipe!

 

Por Redação Marketing Chef