12 jul, 2018

Branding Gastronômico, afinal o que é?

por mktchef em Branding

Hoje nós consideramos que qualidade vai além da boa gastronomia e entender como se diferenciar é essencial para saúde do negócio. Para isso é muito importante entender essa palavrinha que vem do inglês e que muitos profissionais do marketing usam quando falamos à respeito de construção de marca, estratégias de marketing e identidade. Branding  gastronômico nada mais é do que a gestão da sua marca e o seu objetivo com isso é tornar seu negócio mais conhecido, desejado e lembrado da forma mais positiva na mente das pessoas.

Com milhares de empresas no mercado gastronômico, como buscar essa diferenciação? O trabalho não é fácil e requer bons estudos em cima do público alvo, abordagem e estratégias de marketing tanto digital quanto offline. Além disso, é necessário tempo, tempo para construir e solidificar os pilares do negócio.

Vamos fazer uma brincadeira: O que você pensa quando falamos sobre os seguintes produtos?

Palha de aço, refrigerante, goma de mascar, achocolatado.

Provavelmente as marcas Bombril, Coca-Cola, Chiclete, Miojo e Nescau vieram na sua cabeça 🙂 Isso, nada mais é, que um forte trabalho em cima de branding gastronômico e que provavelmente você nunca pensou sobre isso!

Um dica para começar a estruturar a gestão da sua marca é pensar no posicionamento dela e nos seus valores. À partir daí, é possível pensar como você passará essas informações para o seu público alvo de forma consistente. No momento que você começa a explorar o estudo da sua marca é possível levar ao consumidor mais profissionalismo e solidez.

A verdade é que as pessoas não compram de fato aquilo que você vende e sim a maneira na qual você vende o produto ou serviço. Por isso, o branding tornou-se algo essencial para criar personalidade, forma e posicionamento da marca.

Quer saber mais sobre dicas de como aplicar o branding de forma efetiva no seu negócio? Leia mais sobre nossa matéria aplicando o branding na sua marca.