22 jan, 2018

Como abrir um restaurante: 8 passos essenciais

por Redação Marketing Chef em Consultoria

Afetado pela crise em 2017, os bares e restaurantes promete uma boa recuperação este ano. De acordo com a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), o aumento de 4,5% nos ganhos deve ser impulsionado pela melhora da economia e as recentes mudanças na legislação trabalhista. Por esse motivo, abrir um restaurante pode ser o sonho de muitos empreendedores e a pergunta sobre como montar um restaurante tem sido cada vez mais ouvida.

No entanto, saber cozinhar é apenas um dos requisitos para abrir um restaurante de sucesso. A primeira coisa a ser levada em consideração é se você tem o perfil certo para abrir um restaurante. Gostar de cozinhar, e ter amor em servir é um bom passo, mas não é o único.

Você muitas vezes vai perder finais de semana, e vai precisa lidar mais com números, que com comida, então é importante ter as suas expectativas claras, antes de começar o planejamento.

Para te ajudar nessa empreitada, a Marketing Chef enumerou o que é necessário para o planejamento e a gestão de um restaurante. Confira:

  1. Fique ligado nas tendências

É importante saber o que já foi moda e está saturando o mercado, e o que pode bombar no próximo ano. Assim você conseguirá fazer o planejamento do seu cardápio da melhor forma, e evitar grandes surpresas.

Se você pensa em abrir um restaurante esse ano, dê uma olhada nesse link. Aqui você vai encontrar dicas sobre o que já foi tendência e o que promete ser febre nas cozinhas em 2018.

  1. Formalize-se

A formalização é extremamente importante para esse setor, já que você terá que obedecer uma série de regulações sanitárias. Os passos básicos são:

– Elaborar o contrato social da empresa, caso ela seja uma sociedade e registrá-lo na junta comercial de sua cidade, ou preencher o Cadastro de Empresário Individual e outros documentos na junta comercial da sua cidade, caso a empresa seja individual;

– Preencher o cadastro de CNPJ no site da Receita Federal para obter o registro e a inscrição estadual;

– Solicitar a visita e a vistoria da Vigilância Sanitária, para a obtenção do alvará de funcionamento;

– Verificar os documentos solicitados pela Prefeitura Municipal para a obtenção do alvará de funcionamento municipal;

Importante:  Antes de dar entrada com os documentos de locação ou compra do imóvel, solicite a visita da Vigilância Sanitária. Isso evita transtornos, caso o local não seja aprovado e você pode ir buscando novos locais para abrir um restaurante.


  1. Atenção à escolha do local

O ponto onde você quer abrir o seu restaurante ou bar é essencial. É importante saber quais são os horários com mais movimento, se há pessoas na região durante o fim de semana, e o perfil do público que circula por lá.

Esses dados são essenciais para definir seus preços, cardápio e o mix de produtos que você irá oferecer.

  1. Estude seus concorrentes

Conheça a concorrência. Só assim você poderá oferecer atendimento e produtos diferenciados, para se destacar na região.

  1. Invista no marketing

Promover o negócio é fundamental e o investimento em marketing pode impulsionar o faturamento da sua empresa mais rapidamente. Caprichar na apresentação do seu cardápio, marcar presença nas redes sociais e ter boas fotos dos seus produtos são as principais ações que você deve se preocupar para para atrair e fidelizar seus clientes.

  1. Tenha fornecedores confiáveis

É importante ter contato com diferentes e confiáveis fornecedores. Assim, além de economizar na compra dos seus ingredientes, não vai ficar na falta um componente indispensável para o seu menu.

Vale lembrar também que no geral, boa parte dos produtos usados em um restaurante tem um prazo de validade curto. Portanto, fique atento à quantidade de itens que você vai manter na despensa e no tamanho do seu cardápio.

  1. De olho na contratação

Um grande erro dos empreendedores do setor é focar apenas na qualidade do Chef e cozinheiros e não ser tão criterioso na contratação das outras funções, o que pode ser um ponto decisivo no sucesso ou fracasso do seu negócio.

Procure por profissionais bem recomendados, com alguma experiência, ou que tenham boa vontade de aprendizado.

  1. Invista na estrutura do seu restaurante

Existem itens necessários para cada tipo de restaurante. Alguns podem até variar de estilo, dependendo do seu foco, ou o nicho de cliente que pretende atender, no entanto, alguns são fundamentais para ter no início do funcionamento:

  • Mesas

  • Cadeiras

  • Toalhas

  • Pratos, copos e talheres

  • Paliteiro, saleiro e porta-guardanapos

  • Bandejas

  • Abridores

  • Panelas de diversos tamanhos

  • Utensílios diversos de cozinha, como colheres, facas, raladores, maçaricos etc.

  • Fogão industrial

  • Forno industrial

  • Mesas e bancadas para os cozinheiros

  • Caixa para o pagamento dos clientes

  • Telefone

  • Ventiladores

 

Você passou por alguma dificuldade ao abrir o seu restaurante? Conta pra gente! Sua experiência pode ajudar a outros empresários.

 

Redação Marketing Chef