12 abr, 2018

Como administrar melhor as suas redes sociais

por mktchef em Conteúdo

A questão não é mais se o seu bar ou restaurante deve estar ou não presente nas redes sociais, mas sim, porque ele ainda não está. A influência das plataformas de mídias sociais hoje, possuem tanta importância que não dá mais para você se dar ao luxo de não integrar o seu negócio dentro delas.

Por isso, nesse primeiro momento, a sua estratégia de marketing deve ser centrada nas redes sociais, para que ela não apenas traga resultados em vendas, mas principalmente na valorização da sua marca. Nesse sentido, é muito importante também que você esteja atento às armadilhas e no que não deve ser feito de forma alguma durante essa gestão. Confira:

1- Participar de todas as mídias

Provavelmente você já deve ter pensado nisso. Afinal, quanto mais a sua marca aparecer, melhor, certo?! Errado.

Sua empresa deve estar presente onde o seu cliente está. Sendo assim, o seu negócio deve investir em redes sociais que possam alcançar o seu público-alvo. O Instagram, por exemplo, tem maioria composta por mulheres, das classes AB. Se o seu bar é focado em homens, do público CD, essa rede pode ser excluída da sua estratégia de marketing.

2- Focar apenas nas redes sociais

Assim como atirar para todos os lados não é o melhor caminho, unificar todas as ações do seu restaurante nas redes sociais também não é a alternativa mais rentável. Principalmente se você investir em apenas uma rede social, como o Facebook.

Isso porque, nenhuma delas é capaz de substituir um site institucional bem estruturado, com as informações que o seu público precisa, conteúdo pensado em uso de palavras-chave e outras técnicas. Por isso, use as redes sociais para disseminar as informações que você atualiza em seu site, ou também em sua loja física.

3 – Não responder ou desabilitar comentários (negativos ou positivos)

As redes sociais são de comunicação direta com o seu público. Nesse sentido, é importante que a sua empresa se mostre atenciosa e disponível aos seus clientes, inclusive quando houver críticas ao seu atendimento ou negócio.

É preciso ter sempre em mente que todo comentário em redes sociais, seja ele positivo ou negativo, é público. Portanto, pode ser visto e analisado por todos os usuários daquela rede. Dessa forma, ao não dar atenção a uma crítica, ela pode ganhar uma projeção bem maior que teria se ela tivesse sido respondida de prontidão e resolvida.

4 – Publicar o mesmo conteúdo em todas as redes

Automatizar suas publicações pode ser interessante, mas isso não deve significar replicar o mesmo conteúdo em todas as redes. Isso porque cada tipo de mídia é mais favorável a um determinado conteúdo e frequência de postagens.

Memes, por exemplo, funcionam muito bem no Facebook e no Twitter, mas não geram o mesmo engajamento no Instagram. Já o uso de imagens, com textos maiores, pode ter grande aceitação no Facebook, mas precisa ter uma redução de texto, se a mesma figura for postada no Instagram.

Além disso, se o seu cliente encontra o mesmo conteúdo em todas as redes, ele pode se sentir menos compelido a te acompanhar em outros canais.

5 – Ser superficial e não variar os conteúdos

Você não precisa encher a sua página de posts com pôr do sol, ou com textos engraçados para ter uma relação mais próxima com os seus clientes. Entregar um bom atendimento e publicações e tratar bem os seus clientes já é um ótimo começo.

Invista em conteúdos relevantes e específicos dentro do nicho no qual sua empresa atua. Saiba quais são os tipos de notícias e posts que seus seguidores desejam ler. Varie os temas publicados, e não deixe que a sua audiência perca o interesse em suas publicações.

6 – Patrocínio é fundamental

Cada vez mais pessoas – e empresas – estão conectadas à internet e às redes sociais. E a boa notícia é que esse número pode aumentar ainda mais o público potencial dentro desse meio, o que é uma moeda de duas faces, já que esse mesmo fator também pode vir a tornar-se algo negativo.

Isso porque o simples fato de se publicar um conteúdo na rede não garante que aquele material seja visto pelo público alvo você deseja se comunicar. Então, a saída para garantir a visibilidade do seu negócio e das suas publicações é investir em impulsionamentos e criar anúncios no Gerenciador do Facebook.

Em outras palavras, você vai ter que pagar pela sua visibilidade da sua página a fim de garantir que o seu restaurante ou bar continue sendo visto pelo público.