Pular para o conteúdo
TEL: 11 3384 5453
Siga o Chef

Cozinha da agência

Receitas do Chef

Como o branding pode fortalecer seu negócio

A forma como os valores de sua empresa são expressos – na linguagem, no design, na promessa… – fazem a diferença entre ser mais um na multidão ou criar um vínculo com seu consumidor.

Todos sabemos a importância de uma marca bem trabalhada. Bem, é para isso que o branding existe. O conjunto de ações, ativas ou passivas, ligadas ao seu negócio, símbolo ou nome, é a equação que resultará na qualidade com que sua marca atingirá o mercado. O processo de branding pode estar diretamente envolvido na criação e administração de uma nova marca, como também pode servir para dar um “up” em uma marca já existente.

Para entender branding, é preciso compreender que a sua responsabilidade vai muito além da conquista do seu espaço no mercado, mas também nos corações dos seus stakeholders. Ou seja, todos aqueles que fazem parte do processo: colaboradores/funcionários, consumidores, lideranças do setor, fornecedores, imprensa, distribuidores, acionistas e mais.

Seu intuito principal é o de reforçar os vínculos e aumentar a reputação da empresa, encorajando a lealdade dos clientes e consumidores com a segurança da qualidade dos produtos e serviços. Tudo isso para que o crescimento, a abertura e a solidificação no mercado e o aumento do faturamento sejam conquistas naturais em uma empresa bem resolvida na sua cultura.

Como fazer um branding de sucesso

O passo mais importante para começar a estabelecer um branding ideal é planejar com antecedência as estratégias de comunicação que serão usadas. Nos valemos da máxima de que uma estratégia bem feita é o que trará naturalmente o reforço da reputação, o aumento do valor da marca, diferenciação, otimização de tempo e investimento, além da clara mensagem sobre a cultura da empresa.

Vale dizer, o branding é responsabilidade de todos, deve estar presente na rotina do ecossistema da marca, ou seja, das partes que estão diretamente envolvidas com o seu negócio. Desde os consumidores, até a direção e colaboradores.

Como definir a estratégia

Existem três passos fundamentais para estabelecer uma linha clara de atuação na construção do branding:

1º passo: Basear sua estratégia de marca em algo sustentável, que identifique uma realidade do seu negócio. Ou seja, uma realidade que exista para que possa ser disseminada;

2º passo: Utilizar a estratégia de negócios na oferta de produtos e/ou serviços para que a proposta de valor da marca seja verdadeira;

3º passo: A estratégia de comunicação deve explorar o diferencial planejado nas etapas anteriores com clareza e consistência.

Posicionando a sua marca

Existem seis possíveis formas de começar o seu posicionamento: oferecendo o melhor preço, melhor produto ou serviço, serviços de valor agregado, facilidade de acesso/conveniência ou experiências memoráveis. Seja qual for a escolha, honrar com a promessa é uma responsabilidade que o empreendedor deve entender. Portanto, a decisão deve ser muito bem estudada dentro da composição que forma o todo do seu negócio e o que se apresenta viável para que a sua empresa seja sustentável.

Ricardo Guimarães, fundador da Thymus Branding, uma consultoria estratégica dedicada à construção efetiva de marcas de valor, costuma definir o posicionamento como: “uma declaração que sintetiza como a Marca se diferencia na mente de seus clientes e o espaço que ela pretende ocupar no mercado.

O Posicionamento leva em consideração o contexto competitivo em que a Marca atua, buscando diferenciá-la de seus concorrentes de forma relevante para seus consumidores. Ao elaborar o posicionamento da marca, o branding não considera apenas o cenário de mercado, mas se inspira também na essência da marca e nos seus atributos desejados.”

O fortalecimento de seu empreendimento

O branding deve começar com uma boa estratégia dentro da empresa, com iniciativa dos empreendedores e das lideranças, passando a mensagem de cima para baixo e horizontalmente. Ela é como um pássaro que sobrevoa a sociedade e observa o contexto em que está inserido. Vê tendências e tenta olhar o futuro. Interage com os públicos mais conectados ao negócio, entende o seu ecossistema e garante que sua estratégia esteja clara para todos e que seu diferencial seja objetivo para os consumidores.

Retirado de Exame.com

Você também poderá gostar de ler:


Redes sociais para restaurantes – Você sabe como usar?

3 tendências para o mercado de alimentos e bebidas

Site responsivo para a Fast Cheff!

5 dicas para melhorar o delivery do seu restaurante

 

Por onde anda o marketing da sua empresa?
Ainda em tempos de crise, existem aqueles que sabem da importância que o marketing tem para o fututo da sua empresa e continuam alimentando seu negócio com boas ideias.
Liga pra gente!
  • Fone: +55 (11) 2626-5648
    +55 (11) 9 7204 25 47
    +55 (11) 9 5035 74 45
  • Email: contato@marketingchef.com.br
  • Segunda - Sexta: 8:00 am - 19:00 pm
Diga Oi!

© 2014. «Marketing Chef | Estratégia e Comunicação». Todos os direitos reservados.