23 mar, 2018

Identidade visual: por que é tão importante e como criá-la?

por mktchef em Consultoria

Identidade visual é coisa séria! É através dela que um indivíduo se mostra na sociedade, sendo reconhecido por sua personalidade, ideias e crenças. E, quando falamos de um negócio, essa identificação se dá pela identidade visual. Em um bar ou restaurante a sua identidade visual vai ditar a maneira como os seus clientes atuais e futuros interagem com o ambiente, atendimento e os pratos servidos, por exemplo.

Por isso, uma das perguntas mais importantes que você deve fazer é: qual a percepção que os meus clientes têm do meu restaurante, dos meus pratos e do serviço que ofereço? Para isso, o desenvolvimento da identidade visual é imprescindível.

Mas, o que é uma identidade visual de qualidade?
Uma boa identidade visual é muito mais que um logotipo bonito ou um restaurante limpo e organizado. Uma identidade visual de qualidade é o conjunto de aplicações, que visam transmitir para os seus clientes e concorrentes a personalidade da empresa.

Logotipo, papelaria, uniformes, embalagens, sinalização e fachada são algumas das peças fundamentais na criação de uma identidade visual do seu restaurante.

[LEIA MAIS – Guia: Como criar uma marca poderosa para o meu restaurante? ]

Mas, por onde começar?

Seu restaurante já está no mercado há um tempo ou você ainda pretende abrí-lo? O caminho é o mesmo: busque profissionais de design capacitados para criar e promover a identidade do seu bar ou restaurante.

O primeiro passo para criar uma marca de sucesso para o seu negócio é o desenvolvimento do logo. Ele é o responsável pela fixação e memorização da sua marca na mente do consumidor, como o M do McDonald’s, ou o C do Carrefour.

O próximo passo é analisar o público-alvo do seu negócio. Assim, você relaciona a sua comunicação diretamente para o seu cliente, transmitindo a mensagem correta, para ao público certo, garantindo assim, o sucesso de toda a sua comunicação.

Divulgando a sua marca

Depois de desenvolver a identidade visual do seu restaurante, a comunicação e estar alinhado com toda a sua equipe, está na hora de divulgar o seu serviço!

Para isso, a internet pode ser a sua grande aliada. Crie o seu site e seus perfis nas redes sociais baseados na sua identidade, de acordo com a sua comunicação.

A arquitetura, atendimento e identidade visual do seu restaurante deve estar de acordo com a marca que foi criada para o seu restaurante. Se você quiser saber mais, leia nosso texto sobre como ser fiel a sua marca.

Claro que, uma identidade visual bonita, com logo, uniformes, cardápios, placas de sinalização e presença digital de qualidade não é garantia de venda. Mas, é esse conjunto de ações junto ao seu bom trabalho, que vai trazer mais clientes e mais visibilidade ao seu restaurante.