04 maio, 2018

Redes sociais e o desafio de ganhar likes

por mktchef em Conteúdo

Estar presente nas redes sociais hoje em dia, é tão vital quanto ter um bom plano de negócios para o seu restaurante. Além de ser uma grande estratégia de marketing, o uso correto desses canais de comunicação pode alavancar vendas e fazer o valor da sua marca crescer, e muito. 

Para isso, estar presente não é suficiente, é preciso ser intencional em cada detalhe. Ou seja, postar conteúdos relevantes e em constância, para criar uma conexão real com os seus seguidores e fãs.

Afinal, não é a toa que as redes sociais têm esse nome. Essas estruturas surgiram especialmente para facilitar e aproximar o contato, seja ele entre pessoas ou no caso, entre uma marca e seus clientes. Assim, essas novas mídias são muito mais que apenas um canal de venda. Vamos começar?

1- Publique conteúdo relevante

Publicar conteúdos que sejam de interesse do seu público alvo é essencial para criar relevância e conexão com o seus fãs. As ideias para esses tipos de posts devem vir do seu conhecimento pelo seu produto e por tudo que o seu público alvo se interessa.

Por exemplo, se você tem um cervejaria, pode fazer vídeos ou imagens explicativas sobre as diferenças de sabor, aroma e cor que cada cerveja tem, ou com qual prato harmonizam mais.

Entretanto, certifique-se de que os seus conteúdos não estão caindo na rotina ou começando a ficarem engessados. Dê espaço para a criatividade e vez ou outra inove nos posts. É muito importante também estar atento ao que acontece no mundo ao seu redor, e sempre que possível fazer uma conexão desses acontecimentos com o universo que a sua marca está inserida hoje. Não tenha medo de ousar e até mesmo usar do bom humor. 

[VEJA TAMBÉM: 7 passos para melhorar suas postagens nas redes sociais]

2- Traga opiniões de outras pessoas para as suas páginas ou sites

Trocar experiências é uma das regras de ouro para fazer a sua rede social ser influente, e uma das melhores maneiras de fazer isso é trazer influenciadores que tenham um conteúdo relevante para a sua audiência.

Pesquise blogueiros, instagrammers e outros influenciadores que podem chamar a atenção dos seus seguidores. Assim, o seu produto ganha visibilidade de outros públicos. Além disso, no quesito publicidade, vale muito a pena investir em postagens no Instagram através de personalidades. Hoje em dia, influenciadores possuem bastante influência na publicidade de restaurantes, atraindo centenas e até milhares de clientes para o seu estabelecimento, apenas porque postaram uma foto atrativa de algum prato ou um storie mostrando o espaço. 

3- Analise seus resultados

A melhor maneira de saber se a sua estratégia de marketing está dando certo ou não, é verificando os resultados e métricas das suas redes sociais. Dessa forma, você conseguirá analisar o quão efetiva tem sido a sua estratégia e se está perdendo seu tempo em esforços que não estão tendo retorno para a sua empresa. 

Mas, o que devo analisar?  As principais métricas que precisam da sua atenção são as ações na página, visualizações, curtidas, alcance e envolvimento. Um bom exercício de crescimento é analisar uma postagem que rendeu muitos likes e interações, e entender o que a fez ter maior alcance do que os demais. Lembre-se que tudo faz diferença quando o assunto é atrair a atenção do seu público. Um bom post irá gerar consequentemente mais visualizações, curtidas e envolvimento com a marca. 

4- Invista nas suas redes

Você pode conquistar muitas curtidas com um post patrocinado em algumas redes, principalmente no Facebook, que tem como ponto mais forte a segmentação. Pelo Facebook Ads é possível exibir o seu anúncio somente para as pessoas que se encaixam no perfil de quem iria se interessar pela sua marca, e pode acompanhar os resultados em tempo real.

Além disso, o investimento é baixo e você pode limitar o quanto quer gastar por tipo de anúncio ou publicação.

Já no Twitter, sua empresa pode estar presente como um canal de atendimento ao cliente mais customizado. Quando usado da forma correta, essa rede pode melhorar a sua imagem na internet rapidamente.

Mas não se esqueça: Essa é uma rede que exige uma frequência grande de publicações, por isso, se for investir, esteja pronto para acompanhar o ritmo que ela exige. Já ter um blog interno pode diversificar ainda mais os seus conteúdos e trazer insumos para todas outras redes que você quiser participar.

Para fechar

Uma exposição na internet planejada da forma correta pode ampliar exponencialmente a sua visibilidade, facilitar o recebimento de feedbacks e corrigir erros.