23 mar, 2018

Sites ou aplicativos: Qual a melhor opção?

por mktchef em Tecnologia

O acesso à internet é uma revolução a parte na história mundial há muitos anos e, na última década, os brasileiros têm vivido uma ebulição cada vez maior nesse mundo. Afinal, agora somos mais de 39,3 milhões brasileiros conectados 24h por dia em sites e aplicativos, de acordo com dados divulgados em fevereiro deste ano pelo IBGE.

Mas, como esses dados podem ajudar o seu restaurante? Uma boa presença digital é capaz de aproximar o seu negócio dos clientes, aumentando as suas vendas e, vamos combinar, quando seu consumidor procura sua marca na internet, ele precisa encontrá-la. Com esses dados, uma coisa é certa: Seu restaurante precisa ter uma presença, e mais importante ainda, uma boa presença. Para isso, é importante saber qual a melhor opção: Site próprio ou Aplicativo (app)?

Primeiro, é importante contextualizar que diferentes negócios, demandam diferentes soluções. Afinal, o importante é que o seu restaurante consiga atingir os seus clientes. Por isso, vamos por partes:

O que são?

Sites responsivos para restaurante Os sites antigos eram difíceis de manusear no celular ou tablet, por isso, logo foi criado esse novo formate que se adapta a cada aparelho. Um site responsivo é aquele que fica bonito e acessível via navegador do celular, tablete ou desktop. Isso porque, ele se adapta automaticamente, conforme a resolução e tamanho da tela. Além disso, um site atraente, ganha visibilidade e automaticamente recebe um melhor posicionamento no rank do Google.

Por esse motivo, os sites de buscas, como o Google, acabam mostrando esses nas primeiras páginas de resultado.

Web App – Esse é um site otimizado especificamente para dispositivos móveis, como celular e tablet. Ele usa menos dados e tem a comunicação mais simplificada, com itens mais leves e eliminando informações como como gifs ou banners.

Os Web Apps trazem também um destaque maior para as informações que mais importam, como o valor e a forma de pagamento. Ele funciona offline, e não necessita de atualizações recorrentes, além de interagir com funções do celular, como as notificações.

Aplicativos nativos – Completamente diferente dos dois primeiros tópicos, o aplicativo para celular é um software que precisa ser instalado no smartphone e roda diretamente no seu sistema operacional. Essa opção é uma das mais usadas pelas marcas, pois aproxima o cliente da marca, e pode ser moldado de forma a expandir a experiência do usuário.

Como saber se um site é responsivo?

Um site responsivo é aquele que se encaixa automaticamente no dispositivo do usuário, não importa se é um celular, tablet ou computador. Um site responsivo também muda a sua aparência, tamanhos de imagens e letras e disposição de todos os itens com base no tamanho da tela em que ele está sendo exibido. Então, se o usuário tem uma tela pequena, os elementos se reorganizam para lhe mostrar as coisas principais em primeiro lugar.

Site Responsivo X Site Mobile (web app)

As grandes empresas de e-commerce costumam ter um site convencional, e um site mobile, para garantir a melhor navegação possível. Dessa forma, é possível criar conteúdos próprios para cada dispositivo.

Nessa caso, o site comum possui banners e informações mais detalhadas, com letras menores em cada produto, já o web app, deixa as informações mais importantes em maior destaque, e elimina banners e outras informações que podem confundir o cliente.

Site mobile (web app) x Aplicativo para celular (app)

Tecnicamente, os dois são 100% diferentes. Como falamos acima, o aplicativo precisa ser instalado, já o site mobile roda em um navegador comum. Mas as diferenças acabam ai?

Não. Por se tratar de um software, o app precisa de um desenvolvimento diferente para cada sistema operacional (Windows, Android e Apple), por esse motivo, pode ter um custo mais salgado.

No entanto, pensando em um grande mercado, o app é essencial. Com ele, a taxa de conversão (vendas) é maior, por conta da usabilidade e performance. Além disso, ele oferece maior possibilidade de customização, além de poder interagir com a câmera do celular, e o carregamento da página é mais ágil.

 

Mais importante que a tecnologia que você vai escolher para o seu negócio, é que o seu cliente seja – muito – bem atendido. Por isso, é importante que o seu restaurante esteja preparado para receber quem se interessa pelo seu negócio, seu atendimento ou seus pratos.

Portanto, se o seu bar ou restaurante ainda não possui um site, comece criando um bom site responsivo e otimizado para buscas.

Se o seu negócio já possui um site, pode ser o momento de pensar em melhorias que ofereçam uma experiência mais rica e completa aos clientes mais frequentes da sua casa.