20 ago, 2018

10 erros a evitar nas redes sociais do seu restaurante

por mktchef em Conteúdo

Estar presente nas redes sociais é uma realidade indiscutível. No entanto, não basta apenas ter conta no Facebook, Instagram, Twitter ou qualquer outra plataforma. É muito importante fazer isso estrategicamente e conseguir que os esforços se transformem em mesas cheias. Para levar seu restaurante a um alto nível no digital, presta atenção nos 10 erros que você não pode cometer nas suas contas:

1 – Estar em várias redes e não ter constância em nenhuma delas

O correto é definir quais são as redes que estejam mais de acordo com a sua empresa, o estilo, os objetivos de vendas e o seus leads, e apostar todas as fichas nelas. É melhor manter uma boa atividade em uma plataforma do que estar presente em quatro e não ter resultados concretos em nenhuma. Ou seja, antes de definir onde publicar seus conteúdos, saiba onde seu público se informa e busca informações.

2 – Publicar o mesmo conteúdo em todas as redes

Por que seguir o restaurante em todas as suas redes se o conteúdo é o mesmo? Facebook e Instagram podem ser conectados, mas o Twitter, por exemplo, é mais usado como fonte de notícias e de novidades, por isso, funciona melhor para promoções ou eventos do que para explicar a receita do dia. O melhor é que o conteúdo seja adaptado a cada rede.

Neste caso você pode investir em fotografia no Instagram, vídeos para o Facebook e real news do universo gastronômico para o Twitter por exemplo.

3 – Publicar apenas promoções

A autopromoção é geralmente o que mais os restaurantes praticam e o que menos os clientes gostam. O ideal é alternar conteúdo, digamos que em porcentagem, o conteúdo deveria ser dividido por 40% de curiosidades da casa ou de conteúdo relacionado à marca (equipe, produção, matéria prima, etc), 25% de produto, 25 institucional e por último 10% de promoção.

Seus seguidores podem perder o interesse se você tentar vender um menu, fizer uma promoção ou der um desconto na maioria das suas publicações. O correto é que você faça conteúdo variado e interativo para que haja um equilíbrio e os clientes respondam positivamente.

4 – Não experimentar os anúncios

Conseguir monetizar os esforços nas redes sociais apenas com o conteúdo orgânico pode ser um trabalho com resultados a longuíssimo prazo. É por isso que não investir em anúncios nessas plataformas pode ser um erro, porque elas são uma das chave de sucesso do marketing digital atual.

Facebook Ads, por exemplo, é uma bela ferramenta que pode te auxiliar a alcançar leads que organicamente seriam muito mais difíceis de chegar até você.

Estratégias de Inbound Marketing tem grande relação com o trabalho de anúncios de um negócio. Então se você não tem ideia do que isso possa ser, clique aqui e saiba mais sobre.

5 – Não estar atualizado

O mundo digital é frenético, e as redes sociais são atualizadas a todo momento, portanto, um erro é não saber as novidades dessas plataformas . É como se um restaurante ainda não tivesse aproveitado Stories do Instagram para se conectar com seus clientes, ou que tivesse perdido a oportunidade de promover um evento especial fazendo vídeos ao vivo no Facebook, devido ao desconhecimento da ferramenta.

6 – Ignorar a concorrência

Na publicidade de restaurantes, estar ciente do que os outros estão fazendo é fundamental, especialmente nas redes sociais, onde as coisas estão sempre acontecendo muito rapidamente. Então, lembre-se de sempre ficar de olho nas contas da concorrência e de aproveitar sua experiência na hora de tomar decisões.

7 – Não administrar os comentários

Outro aspecto essencial nas redes sociais é a comunicação direta com os usuários. Portanto, reserve um tempo para administrar as dúvidas, os cumprimentos, as reclamações e as críticas recebidas nos comentários e nas mensagens diretas, e responda-as da maneira mais eficiente e rápida possível. Se não tiver tempo para isso, o trabalho bem feito de uma agência pode lhe ajudar a manter o relacionamento com os seus seguidores.

8 – Publicar fotos de baixa qualidade

Hoje, com tantos recursos disponíveis, é muito pouco profissional encontrar imagens granuladas, desfocadas ou simplesmente de baixa qualidade no conteúdo digital de qualquer empresa e, especialmente, nas fotos de capa das redes sociais. Esse “pequeno detalhe” espanta os clientes. Portanto, certifique-se de que suas fotos sejam todas suculentas.

9 – Não colocar localização e informações do ponto de venda seu restaurante

Embora pareça óbvio, às vezes entramos em redes sociais de restaurantes que não encontramos o endereço publicado. O dado mais simples! Um erro, já que o acesso poderia ser feito por um cliente que só precisa saber a localização para tomar a sua decisão de compra. Por isso, é ideal que esteja na bio/info de todas as suas redes sociais. Bem como seu telefone e email!

10 – Não medir os resultados

Toda ação que realizamos nas redes sociais gera resultados. Há ferramentas que nos permitem conhecê-las e analisá-las para saber se estamos indo bem ou não. Em geral, cada rede social fornece suas próprias estatísticas. Certifique-se de conhecer essas informações ou, pelo menos, de que uma equipe de profissionais possa interpretá-las para você e, finalmente, usá-las em suas estratégias.

Qual desses erros você cometeu nas redes sociais de seu negócio? Talvez nenhum ou talvez alguns, embora, mais do que reconhecê-los, o importante seja começar a trabalhar para fazer as mudanças necessárias o mais rápido possível. A publicidade de restaurantes é fascinante, e nas redes sociais ainda mais. Esprema até o bagaço!