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18 out, 2018

Marketing para restaurantes: 5 dicas de ações de baixo custo

por mktchef em Blog do Chefe

Quando falamos em estratégias de marketing para restaurantes ou para o setor de food service, muitas pessoas pensam que é algo secundário. Inclusive, os próprios proprietários dos estabelecimentos não percebem quando fazem marketing para restaurante em seus estabelecimentos ou o quanto precisam desse serviço.

Mas atente-se para uma dica valiosíssima e que já deveria estar difundida no mercado gastronômico: o empreendedor precisa aprimorar suas estratégias de forma eficiente, com criatividade em suas ações de atração de clientes.

E é possível sim realizar ações bem planejadas com mídias que não vão ter um custo elevado. Nessa matéria vamos explicar como usar o marketing para o seu restaurante e dar algumas dicas de como seu estabelecimento pode se destacar da concorrência com ações de baixo custo.

1. Divulgue nas redes sociais

As redes sociais são excelentes aliadas quando se pensa em estratégias de marketing. Além de custo acessível em mídia, você pode segmentar o público de cada campanha.

A divulgação nas redes sociais, principalmente Facebook e Instagram precisam ter um investimento em patrocínio, porque hoje elas funcionam como plataformas de mídias. Esse investimento é muito importante para que as estratégias elaboradas tragam o retorno esperado e de forma correta.

2. Ofereça cupons de desconto

Cupons de desconto são ótimos aliados para o marketing de seu restaurante. Pessoas adoram promoções e muitas vezes são induzidas a consumir porque foram convencidas por uma promoção. Se esta pessoa gostar da experiência no seu estabelecimento, com certeza voltará ao local e indicará para outras pessoas.

Sites de compras coletivas como Groupon, Peixe Urbano são ótimas ferramentas para disponibilizar cupons de desconto. Isso também pode trazer notoriedade para o seu restaurante – esses sites são conhecidos e podem trazer uma visibilidade que você ainda não tem.

Você também pode realizar promoções em suas redes sociais, que possibilita aumentar o engajamento entre o seu perfil e os seguidores.

3. Aproveite datas comemorativas usando seu marketing para restaurantes

Dia das Mães, Dia dos Pais, Dia dos Namorados são datas nas quais o comércio aquece e têm um aumento considerável. Aproveite estas datas especiais para atrair clientes.

Ofereça um atendimento diferenciado para as famílias e casais. Venda a ideia de um local gostoso e agradável para comemorar datas especiais e tenha cardápios diferenciados especialmente para estas ocasiões.

Lembre-se: as pessoas adoram novidades! Invista nisso!

4. Fidelize seus clientes

Clientes satisfeitos sempre voltam e ainda indicam seu negócio para outras pessoas, certo? Então fidelize sua clientela.

A fidelização de clientes também faz parte das estratégias que podem ser aplicadas no marketing para restaurantes, pois ela é uma excelente aliada para seu negócio. Tenha serviços diferenciados para seus clientes fiéis, tais como: desconto no aniversário, no aniversário de namoro, casamento. Se o estabelecimento é frequentado por muitos casais, ofereça uma taça de vinho para clientes frequentes. Crie estratégias para fazer com que o consumidor sinta-se parte da casa.


5. Eleja seu produto chamariz

“Boi piranha” é o nome que se dá a um prato que é usado para atrair pessoas para o restaurante. Este prato é vendido a um valor um pouco abaixo da margem de lucro. Pode não oferecer grandes ganhos mas também não irá alterar o desempenho financeiro do seu restaurante.

A intenção de oferecer esse produto não é gerar lucro, mas fazer com que as pessoas conheçam o estabelecimento. Isso gera um fluxo maior de clientes e consequentemente, mais consumo.

Quando as pessoas entram no restaurante para consumir este prato, elas consumirão também outros itens do cardápio.

 

 

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