Chef Luigi
Por Chef Luigi
22 de January de 2019

Divulgar o seu negócio tem se tornando um processo cada vez mais rápido, dinâmico e objetivo com as ferramentas de marketing gastronômico digital. A cada dia, surgem mais meios para que as empresas das mais diversas áreas de atuação conquistem novos negócios e aumentam o número de clientes. E isso também é evidente no universo gastronômico!

Essa matéria vai te mostrar as 5 melhores estratégias de marketing gastronômico para você adotar no seu bar ou restaurante. Acompanhe!

1. Para um bom marketing gastronômico, invista em relacionamento

As redes sociais são suas grandes aliadas nessa missão. O Twitter, Facebook e Instagram são, além de plataformas de conteúdo, excelentes meios de criar e nutrir um relacionamento com o seu público.
Diferentemente de alguns anos atrás, hoje em dia os clientes desejam estar mais próximos dos negócios, ter a possibilidade de entrar em contato facilmente e a acessibilidade para agendar reservas, tirar dúvidas sobre o cardápio e saber mais sobre o estabelecimento.
Através das mídias sociais, você pode compartilhar informações importantes para os seus seguidores e ainda criar um meio de comunicação entre cliente e empresa.

2. Crie um blog

Blogs são excelentes para atrair novos clientes e ainda posicionar o seu negócio como referência. Sabe aquele consumidor que adora um prato específico? Dê dicas para ele sobre como saborear esse prato, com quais bebidas ele combina e incentive-o a experimentar o seu!
Criar um blog não consiste apenas em compartilhar receitas, é uma oportunidade de criar conteúdo relevante para o seu público sobre tudo o que for relacionado a gastronomia, culinária, nutrição e alimentação. Assim, você mostra que o seu negócio é expert na área e atrai mais clientes para conhecer o seu restaurante.

3. Crie um programa de fidelização

Clientes assíduos do seu negócio gostam de ser reconhecidos. Por essa razão, criar um programa de fidelização é uma estratégia de marketing muito interessante. Através dele, você pode criar promoções, ofertas e vantagens que vão atrair ainda mais clientes, além ser um incentivo interessante para que outros frequentadores sejam fidelizados e usufruam das vantagens do seu programa.

4. Crie um canal de comunicação claro para reviews e feedbacks

O retorno de quem frequenta o seu negócio é muito importante para o crescimento da empresa. Afinal, não dá para acertar tudo de primeira, né? Conhecendo as opiniões dos seus clientes, é possível saber suas preferências, quais pontos estão bons e quais podem ser melhorados.

Esse canal pode ter vários formatos: um e-mail, redes sociais, flyers ou formulários, por exemplo. Ou seja, o que for melhor para seus clientes e funcionar melhor para o seu negócio!

5. Divulgue pratos do cardápio no Instagram e incentive o marketing gastronômico online

Tirar foto das refeições e postar no Instagram é muito comum entre vários usuários — tão comum que acabou ganhando uma conotação negativa para algumas pessoas. Mas não se engane! Bares, bistrôs e restaurantes podem se beneficiar dessa prática e criar campanhas muito interessantes. O ideal é criar boas fotos dos seus pratos montados, pensando no fundo, na decoração e mantendo a ideia de que você está divulgando um produto.

marketing gastronômico é excelente para conquistar mais clientes e aumentar a exposição do seu negócio. Existem diversas estratégias interessantes, mas com essas 5 dicas você certamente verá resultados impactantes na sua empresa.