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Redação Marketing Chef
Por Redação Marketing Chef
4 de março de 2020

Identificar e definir o público-alvo do seu restaurante permite ações que impactam e fidelizam seus clientes.

Toda estratégia de marketing para restaurante é construída em torno dos objetivos do negócio. Para traçá-las, você precisa saber quem é o seu cliente, caso contrário, como irá se comunicar com ele? Acredite, muitos restaurantes fracassam por negligenciar essa etapa.

Todo negócio precisa ter um entendimento profundo sobre seus clientes atuais e aqueles que deseja alcançar. Sem esse conhecimento e previsão, vai ser difícil atrair mais pessoas para o seu restaurante. O crescimento do seu negócio depende do entendimento do seu público alvo.

Se você já tem um restaurante e quer atrair mais clientes ou está prestes a abrir um, esse artigo é para você! Descubra porque é tão importante identificar o público alvo do seu restaurante e como fazer isso.

Por que é importante identificar o público alvo do seu restaurante

São muitos elementos que compõem a marca: produto/serviço oferecido, equipe, atendimento ao cliente, identidade e, o mais importante: o cliente. Sem ele, o seu negócio não vai funcionar e ninguém abre um restaurante, investe em um sonho, para não dar certo.

Muitos restaurantes cometem um erro grave ao tentar atrair e agradar todo mundo. Isso porque essa é uma tarefa impossível e uma péssima estratégia, pois o seu negócio corre o risco de ficar sem alma, sem identidade.

Definir o público-alvo do seu restaurante parece uma tarefa complexa, mas não é. Se você pretende abrir seu negócio, comece com pesquisas na vizinhança, conheça os seus concorrentes e sua clientela. Se já tem um, pode começar coletando dados dos seus atuais clientes para conhecê-los mais profundamente.   

Como definir o público alvo do seu restaurante

Localização

A sua localização vai ajudar a entender o seu público. Isso porque dependendo de onde você estiver, vai atingir nichos diferentes e específicos. Por exemplo, se está em um bairro mais residencial, seus maiores clientes podem ser famílias e moradores locais. Se estiver em uma área muito comercial, talvez atraia mais trabalhadores ou executivos para o almoço.

Menu e Preços

Um restaurante gourmet sofisticado agrada um público diferente de outro que serve comida di buteco em um ambiente informal. Da mesma forma, considere o que as pessoas do seu bairro estão dispostas a pagar por uma refeição. Ainda que o seu maior público não seja os moradores da região, é bom sempre tê-los em mente como clientes em potencial.

Modelo de negócio

Um bar descolado atrai um público mais jovem, enquanto um buffet natural pode atrair vegetarianos e naturistas. Da mesma forma, uma hamburgueria irá atrair um público distinto de um restaurante de luxo.

Por isso, é preciso pensar quais pessoas o seu modelo de negócio geralmente atrai. Dessa forma, você poderá alcançar o público certo, com as mensagens certas e no momento certo.

Conhecer o público alvo do seu restaurante é fundamental para que o seu negócio seja bem-sucedido. Se você precisar de uma ajudinha para determinar quem é seu cliente ideal, podemos te ajudar! Entre em contato conosco.

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