faixada de restaurate, como abrir um restaurante
05 dez, 2018

Abrir um restaurante: Tudo que você PRECISA saber

por mktchef em Conteúdo,Criação de Marca

Se você abriu esse texto é porque provavelmente está pensando em abrir um restaurante! Porém, antes desse grande passo você precisa saber algumas coisas super importantes do mercado! Preparado?

Você sabia que o mercado gastronômico é um dos mais fortes da economia brasileira? O segmento fatura em média R$ 60 bilhões (isso mesmo!). E deve crescer mais 7,7% neste ano, segundo o Instituto Food Service Brasil (IFB). Além disso, o gosto pela culinária faz com que muita gente queira abrir o próprio negócio no setor.

Para te auxiliar nesse processo, vamos dar algumas dicas (e alertas!) que você precisa saber antes de começar o investimento.

Portanto, o que fazer para abrir um restaurante?

1 – Burocracias! Tenha tempo e prepare-se

Formalize, você precisa criar a sua própria empresa, esse é o primeiro passo. Além disso, os restaurantes obedecem a uma série de regulações sanitárias (essas regras variam dependendo do município). Para não ter problemas nesse sentido, para abrir um restaurante tranquilamente, uma boa ideia é ir à Vigilância Sanitária da sua cidade. Informe-se sobre documentos necessários e regras específicas para o seu negócio.

2 –  Defina a praça – o local onde será o seu restaurante

Uma das primeiras coisas que os empreendedores iniciantes decidem é a localização do restaurante – muitas vezes, a ideia de abrir o negócio surge ao saber que há um imóvel disponível para receber o estabelecimento.

Uma parte do planejamento do restaurante consiste em entender o comportamento de quem passa pelo bairro. Uma dica legal é analisar, sentar-se na frente do ponto comercial e ficar vendo o movimento da rua. É importante saber quais são os horários com mais gente e se há pessoas na região durante o fim de semana, por exemplo.  Pense também nos horários de pico e como funciona o estacionamento.

3 – Entenda seus concorrentes

Depois desses passos você precisa estudar quem são seus concorrentes. Tanto na sua região quanto no mesmo segmento, independente do local. Hoje existem restaurantes por quilo, à la carte e especializados em determinados pratos, bem como estratégias de preços diferentes. Você precisa oferecer algo que se diferencie do que já existe, que se destaque. Assim, fica mais fácil chamar a atenção do seu público-alvo.

4 – Capriche no marketing

Promover o negócio é fundamental. Você precisa  de uma boa comunicação para abrir um restaurante. O marketing impulsiona o faturamento de qualquer empresa. No caso de um restaurante, caprichar na apresentação do cardápio, criar um cartão fidelidade, fazer sorteio e marcar presença nas redes sociais podem ser boas iniciativas para atrair e fidelizar seus clientes.

5 – Cuide do seu estoque

O empreendedor precisa ter contato com diferentes fornecedores, a fim de gastar o mínimo possível na compra dos ingredientes. Transite entre eles, procure o preço mais baixo e negocie.

Vale lembrar que, em um restaurante, boa parte do que se vende tem um prazo de validade muito curto. Portanto, comprar uma quantidade de produtos maior do que o que será vendido resulta em prejuízo. Dinheiro investido em estoque parado é dinheiro parado.

Comprar menos que o necessário é igualmente ruim. Ou o cliente ficará insatisfeito ou o empreendedor terá que ir no mercado da esquina comprar o que o consumidor deseja. Neste caso, a margem de lucro fica comprometida, porque comprar em pequenas quantidades é mais caro do que ir ao atacado.