20 ago, 2018

3 dicas para alavancar as vendas no verão

por mktchef em Consultoria

Aproveitar o verão para aumentar as vendas no seu restaurante é uma escolha sábia. E para ter sucesso na temporada é preciso se preparar com antecedência, pois a estação proporciona grandes oportunidades no segmento gastronômico e você precisa estar atento para atender à todas elas. Agora é o melhor momento para a criação de novas estratégias para alavancar as vendas no seu negócio.

“O empreendedor deve usar o verão como o marketing das vendas dele durante o período”, explica Valdir Cavalcante, analista de orientação empresarial do Sebrae.

Durante o calor, as pessoas ficam por mais tempo na rua, algumas estão de férias, é um momento propício para o consumo. Por isso o verão é a estação do ano com maior apelo para a compra.

Vamos aproveitar esse momento? Desenvolvemos 3 dicas que vão te inspirar nessa próxima temporada:

1 – Inove, tenha opções específicas de menu para o verão

Aproveite a estação para apresentar um cardápio especial. Porquê não criar pratos mais leves e sobremesas refrescantes?

Além de acrescentar algumas sugestões ao mix de produtos, é importante planejar a divulgação e o marketing das novidades destinadas à estação.

O ideal é desenvolver um cardápio exclusivo para o verão. Criar um menu que seja compatível com a matéria prima da estação e que tenham a ver com o cenário da temporada. Assim você gera mais lucro por venda e atende às necessidades dos seus clientes.

As tendências segundo a BBC para o próximo verão na gastronomia são:

  • Pokes – Prato típico do Havaí e é basicamente um sushi sem aquela apresentação caprichada japonesa. Todos os ingredientes são servidos dentro de um bowl.Esse prato é customizável e pode ser econômico também, sem perder o charme havaiano.
  • Alimentos funcionais – A comida gut-health (comidas fermentadas e funcionais) com certeza é uma tendência para o verão. Isso inclui alimentos probióticos como kefir, missô (mistura japonesa) e kimchi (vegetais em salmoura) e prebióticos (alimentos difíceis de digerir) como cebolas, alhos e frutas ricas em fibras.
  • Insumos de produtores locais – A tendência é buscar alimentos frescos para a produção dos pratos, que transfere mais valor ao seu restaurante. Busque por produtores locais e divulgue no seu negócio a procedência dos ingredientes utilizados.

“Vale acompanhar grandes midias, como os programas de TV de lifestyle por exemplo, que sempre lançam novas modas de alimentação, principalmente no verão. O resultado é uma busca repentina por esses produtos no mercado.” – Complementa Paulo Mezzalira, CEO da Agência Marketing Chef.

2 – Comunicação estratégica para a temporada

Você precisa se planejar para lançar uma campanha de verão, até porque para que você consiga obter o resultado esperado, é preciso que os seus clientes sejam atingidos pela comunicação e isso leva tempo. Quanto antes começar, mais chances terá de se chegar ao resultado esperado.

Primeira coisa a se fazer é um bom levantamento de ideias e possibilidades. Crie novas promoções ou condições especiais e não esqueça de como fará toda a divulgação. Um planejamento detalhado para cada ação te ajudará a orquestrar e conduzir cada uma delas. Assim terá uma campanha de verão completa. Isso ajudará, e muito, a se preparar para um possível aumento na demanda que as campanhas possam gerar, ajudando também a criar condições para que elas sejam cada vez mais previsíveis.

Outra vantagem de se planejar é que isso pode ajudar a garantir a realização de uma comunicação mais clara e objetiva com o público e mídia que se quer atingir, além de dar condições de antecipar qualquer problema que possa acontecer.

3 – Eduque seus clientes para vendas mais efetivas

Para destacar a importância de consumir determinados produtos no verão fale sobre o benefício dos alimentos. Crie materiais informativos que podem ser ofertados fisicamente para quem entra no seu restaurante, pode ser talvez um display de mesa ou um simples anexo ao cardápio. No ambiente digital você pode optar pelas redes sociais, criar um banner interativo no seu site ou também comunicar através de e-mail marketing.

Lembre-se: O importante é conscientizar seus clientes sobre a necessidade de consumir certos alimentos funcionais para o verão. Parte desse trabalho, as grandes mídias farão para você. A partir daí, você poderá criar gatilhos que despertem essa necessidade e consequentemente o desejo de consumir esses produtos no seu restaurante.

Não deixe de lucrar mais no verão.

Além dessas dicas, muito mais pode ser feito para atrair uma clientela ainda maior. O importante é levar novidades para o seu público e atraí-lo com a melhor oferta e comunicação.

Todas as grandes empresas estão bolando estratégias de vendas para o verão, com isso, vale a pena investir em novas parcerias ou estreitar ainda mais o seu relacionamento com um fornecedor de bebidas por exemplo.

As ações promocionais de grandes cervejarias como Heineken por exemplo, tendem a ser feitas em bares e restaurantes das principais praças. Porquê não ir no embalo e tentar se juntar a eles em algumas de suas ações?

Por fim, é importante lembrar que o momento para se pensar em novas estratégias é agora. Quanto mais tempo tiver para se preparar e se antecipar, melhores serão os resultados.

Está esperando o que? Bora construir um excelente cenário para o seu negócio nesse verão.

Boas vendas!