Chef Luigi
Por Chef Luigi
22 de August de 2019

Há 11 anos, o mundo estava prestes a mudar para sempre. Desde o lançamento do iPhone em 2007, pela Apple, muitas coisas mudaram, e a principal delas foi a maneira como nos comunicamos. Hoje, enxergamos o mundo e adquirimos novos produtos e serviços.

De lá para cá, o uso dos dispositivos móveis, bem como o uso de aplicativos para diferentes funções. E um bom exemplo é o aplicativo para restaurantes. Essa tecnologia melhorou e muito a vida dos consumidores e sem dúvidas, a prestação de serviço oferecida pelos estabelecimentos.

A partir disso, Androids e iPhones começaram a dominar o mundo e fizeram surgir novas oportunidades de negócios nos recursos oferecidos em seus sistemas. Nesse sentido, os Apps se tornaram uma fonte segura de informação, agilidade e conhecimento.

Valendo-se de todos esses tópicos, por que não utilizar desse benefício para alavancar o rendimento do seu restaurante? Talvez você esteja com algumas dúvidas sobre como começar a desenvolver a sua ideia e o que fazer primeiro. Por isso, nesse post iremos explicar tudo o que você precisa saber para desenvolver um aplicativo para o seu restaurante:

Aplicativo para restaurante é a melhor saída?

Existem várias ferramentas disponíveis no mercado que já vem prontas para uso. Por exemplo o iFood ou Pedidos Já.

Nesse sentido, é realmente necessário investir no desenvolvimento de um aplicativo próprio? Para responder esse questionamento, devemos esclarecer que cada uma dessas possibilidades tem seus prós e contras. No entanto, o custo a longo prazo e a saúde do seu negócio vêm sempre em primeiro lugar.

Essa preocupação existe porque, para incluir seu restaurante nesse tipo de aplicativo, você deve pagar uma comissão para as empresas que oferecem esse serviço. Esse valor pode variar entre 10% a 15% sobre as vendas. Além disso, em alguns casos, uma mensalidade que varia de acordo com o plano.

Esses valores podem te obrigar a aumentar o valor do seu cardápio e diminuir o alcance das suas vendas.

Defina bem sua ideia

Antes de começar a desenvolver o seu aplicativo para restaurante, é preciso pensar nos seus diferenciais e conteúdo. Para isso, analise os aplicativos conhecidos no mercado e tente adaptar as boas ideias que encontrar para o seu negócio. Em seguida, tente responder aos seguintes questionamentos:

· Quais as funções do seu aplicativo?

· Qual será o seu apelo para o público?

· Que parte da vida dos meus consumidores ele deixará mais simples e eficiente?

Crie o layout

O layout do seu aplicativo é o que vai conquistar os seus consumidores, e aprimorar a experiência do usurário, mostrando a qualidade do seu serviço. Por isso a participação de um bom designer é essencial nessa etapa.

Funcionalidades do seu app

Em paralelo ao desenvolvimento visual do seu aplicativo, está o próprio desenvolvimento interno dele. Para isso, é preciso definir todas as funcionalidades básicas, como reserva de mesas, cardápio e seções de descontos.

Então, para começar, faça uma lista com todas as funcionalidades que você deseja incluir no desenvolvimento de um aplicativo para o seu restaurante e destrinche ao máximo tudo que será preciso ali e então, reúna-se com o desenvolvedor responsável pelo projeto, para acordar todos os pontos.

Decida a plataforma

Como falamos anteriormente, sistemas como o iOS (iPhone) e Android são os mais usados no mercado, mas essa decisão deve levar em conta as necessidades e hábitos do seu público-alvo. Além disso, você deve se preparar também para fazer a homologação no Google Play e na App Store do seu aplicativo.

Hora de começar!

Pesquise por empresas e profissionais que conheçam o seu negócio, assim, além de ter uma usabilidade mais prática, o aplicativo do seu restaurante também terá um design e linguagem que se aproximam do seu público.

Esse processe envolve muitos testes e várias tentativas diferentes, mas com certeza quem sairá ganhando é o seu restaurante, que terá um aplicativo funcional e feito sob medida para o seu negócio.

Divulgue!

Depois de pronto, é preciso pensar em como divulgar esse novo produto para os seus clientes e público interno. Para isso, você pode contar com a divulgação no seu próprio espaço, com placas e banners. Além disso, trabalhe uma forte presença nas redes sociais, formando um bom mix de divulgação para o seu aplicativo.

Ainda não sabe se esse é o melhor caminho para aumentar os clientes do seu restaurante? A Marketing Chef te dá 07 motivos para investir em um App próprio:

1- Fidelização de clientes: Com o desenvolvimento de um App próprio,os seus clientes serão constantemente lembrados sobre o nome, qualidade e serviço do seu restaurante, e estarão mais inclinados a realizar a refeição ou o happy-hour com você;

2- Promoções: No app, o seu restaurante vai poder disponibilizar cupons de desconto, voucher e promoções exclusivas para esses clientes, o que pode aumentar o fluxo de consumidores do seu negócio, e atrair novos clientes;

3- Eventos e lançamentos: Com o App, divulgar eventos promovidos ou sediados pela sua empresa fica muito mais fácil, já que você consegue notificar os seus clientes mais ativos de cada novidade do seu negócio;

4- Facilidade de obter informações: Mapa off-line, horário de funcionamento, serviços, cardápios/menu, e-mail, telefone de contato, entre outros são funcionalidades interessantes, e que podem agregar ainda mais valor ao seu negócio;

5- Comunicação: O App é um canal direto de comunicação com o seu cliente, e por meio dele, você vai poder ter uma ideia mais clara de suas qualidades e o que pode ser melhorado no serviço, atendimento e cardápio, elevando a qualidade do seu negócio;

6- Facilidade: Reservas, agendamento de visitas, dúvidas e até mesmo anunciar mudanças e outras atividades são facilitadas com o uso de um App;

7- Acesso direto ao conteúdo: Do seu blog, site, fotos de eventos e atualizações das redes sociais, aproximando ainda mais a relação com o seu público.