31 ago, 2018

Aumentar as vendas no restaurante: 5 dicas práticas

por mktchef em Consultoria

Aumentar vendas no restaurante é, não só uma questão de sustentação, mas também sinônimo de sucesso e qualidade. Cardápios bem elaborados e pratos deliciosos são os pontos de partida. É preciso traçar um belo caminho em vendas, marketing e relacionamento para que o número de clientes cresça e os resultados estejam sempre em ascensão.

Definimos 5 dicas para te auxiliar nesse crescimento:

1 Crie experiências gastronômicas

Ao entrar em um restaurante, come-se com todos os sentidos, antes mesmo de ver o cardápio. Você precisa criar não só um momento para uma refeição. O que torna o seu restaurante um diferencial é entregar experiências. Seu ambiente deve estar preparado para vender para os olhos, para o nariz e também para os ouvidos. Higiene, iluminação, cheiros, organização e um ambiente propício para que os clientes se sintam confortáveis são determinantes. Os consumidores buscam lugares que sejam inéditos, que fujam da rotina de alimentação – é por esse motivo que as pessoas se mobilizam para um jantar ou um momento especial em um lugar ímpar.

O atendimento também é importante. Ao interagir pessoalmente com seu cliente é que as coisas acontecem. Busque entendê-lo, faça suposições sobre o que ele quer de você e sempre esteja atento aos possíveis desejos dele. Um bom atendimento é o seu cartão cartão de visita e é fundamental para vender mais.

2 Prepare sua equipe para vender mais

Ninguém nasce sabendo atender bem, mas a prática aliada ao treinamento, pode fazer um excelente garçom ou garçonete. Como você prepara a sua equipe para atender? Eles estão efetivamente buscando vender durante o atendimento? Garçons ou garçonetes, assim como responsáveis pelo caixa e até mesmo a equipe da cozinha são vendedores e devem ser preparados para saber mostrar o quão bom são seus produtos e serviços.

Ensine-os o que podem oferecer para vender mais. Acompanhamentos, entradas, guloseimas, sobremesas ou até um cafézinho podem ser exatamente o que o cliente quer e nem ele sabe. Para vender mais é preciso oferecer mais. E para desenvolver isso, tenha momentos recorrentes de preparação, ajude sua equipe a trocar experiências. Isso irá integrá-los e ajudá-los a desenvolver suas técnicas de atendimento. Além disso, reconheça quem está se destacando e ofereça benefícios motivadores.

> Dica: Muitas vezes os produtos bonificados que o restaurante ganha, podem servir para uma campanha interna de vendas. 

3 Crie promoções

Podem ser promoções temporais ou permanentes, mas crie! Fazer combos de produtos são ótimos para quem prefere economizar um pouco, isso pode acontecer ao combinar diversos produtos. Você pode criar benefícios para quem trouxer mais pessoas para seu restaurante, ou quem sabe descontos para que novos pratos e sabores sejam experimentados.

Seja criativo e ofereça mecanismos facilitadores da venda. Promoções não são apenas descontos, elas devem ser vantajosas  a ponto de facilitarem uma compra.

4 Ofereça boas informações e sugestões

Informação é tudo, por isso, ajude seus colaboradores a lhe ajudar. Todos na sua equipe de atendimento devem conhecer os pratos que vendem. Não apenas do que são feitos. Devem saber apresentar cada um como os excelentes produtos que são. Salientando pontos fortes e marcantes dos sabores e composições. Eles sabem remontar a experiência de se deliciar com tal comida ou bebida? Uma boa apresentação dará água na boca a qualquer cliente. Ou seja, transforma o desejo do seu cliente no aumento das vendas de seu restaurante.

Além disso, comunique bem. Use cardápios visivelmente bons. Deixe claro do que são feitos os  pratos. Quanto mais descritos estiverem melhor. Ajude seus clientes a perceberem qual prato combina com qual bebida. Seja na ponta da língua, no display de mesa ou no próprio cardápio, boas sugestões devem estar ao alcance dos clientes. Eles devem ser tentados a explorar seus desejos e conhecer novos sabores.

5 Se estiver preparado, aumente a operação!

Cada restaurante tem seu formato e busca ser reconhecido dentro de seu mercado. Porém todos devem estar atentos a novas possibilidades de vender. Não só novos produtos, mas também novos modelos de venda podem vir a ser rentáveis. Um dos caminhos é o serviço de cathering, onde você leva o que oferece para fora do restaurante. Porém existem diversos  outros aptos para qualquer tipo, a tele-entrega por exemplo. Fique atento a seu redor, sua localização pode oferecer boas ideias.

Um restaurante que fecha acordos com empresas próximas para servir refeições aos funcionários pode garantir clientes fidelizados e vendas recorrentes. Ao mesmo tempo, o desenvolvimento de produtos próprios pode ter ótimas margens de lucro. É aqui e ali que você vai ganhando mais dinheiro, consumidores e aumentando as vendas. Busque sempre novas formas de vender mais.