Por marketingchef

15 de fevereiro de 2021

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Brand Affinity: Afinidade e muito amor!

Saiba como criar um brand affinity de respeito para a sua marca.

Brand Affinity é um conceito que vem ganhando cada vez mais espaço no mercado, e que você precisa aplicar na sua marca. 

Construir uma relação duradoura e saudável com seus clientes nada mais é do que o brand affinity, ou seja, ter afinidade. Estar próximo e pronto para ajuda-los. Essa relação faz com que, tanto o cliente quanto a sua empresa, compartilhem valores comuns. 

No momento da compra, por mais que a decisão racional aconteça, ela passa por uma grande influência com a relação emocional. 

Esse relacionamento pode acontecer através do engajamento nas redes sociais ou interação com o cliente. Mas ela passa para outro nível quando os consumidores gostam tanto da sua marca que passam de fiéis, para defensores da mesma. 

Seja no momento de divulgação dos produtos, compartilhar uma experiência, indicar a algum conhecido, aumentando o alcance.

Benefícios

O brand affinity tem seus benefícios bem nítidos. Um deles é a facilidade em fidelizar os clientes através da comunicação da sua marca. Fazendo com que eles se identifiquem com as ideias e valores da marca. Tornando-os então grandes defensores do seu restaurante, tornando possível o aumento de suas vendas

Quando falamos que a relação emocional influencia, podemos considerar como um ponto positivo para construção de um relacionamento com os consumidores. Pois tendo conexão com os valores e ideias, a probabilidade em fidelizar ou comprar com a sua marca aumenta consideravelmente.

Quero ter mais, e agora? 

Esse conceito é tão importante, mas poucas pessoas sabem como implementar com eficiência e otimizar o brand affinity. Confira as dicas: 

O que seu público pensa da sua marca

Eu sei que você já cansou de ler sobre isso, mas para que a sua estratégia seja efetiva é importante saber o que o público pensa sobre a sua marca. 

Para isso, é importante estudar os comportamentos, hábitos, valores, objetivos do seu público. Para então criar uma comunicação que facilite as estratégias de marketing para o seu restaurante e assim transmitir seus valores. 

Uma alternativa fácil para descobrir o que o seu público pensa são as pesquisas de satisfação não só no local, mas também no online. Por exemplo, o Outback usa bastante essa possibilidade, e em forma de agradecimento eles concedem um benefício ou promoções no restaurante ao cliente.

Como falar com o público 

Quando passamos a entender como os clientes se comportam, é possível criar uma comunicação mais clara e direta para que ele não gaste tempo buscando a solução de seu problema. A estratégia que busca melhorar a relação entre marca e cliente através das comunicações, é conhecido como brand voice.

Com o brand voice estabelecido, compartilhar os valores da sua empresa se tornará uma tarefa mais fácil e fluída.

Conteúdo é relacionamento

Se precisamos ter afinidade, precisamos de relacionamento. Por isso, o marketing de conteúdo para restaurantes entra como uma grande estratégia para estruturar o conceito de brand affinity. 

As relações se estreitam e o objetivo é alcançado quando trabalhamos com o conteúdo da marca. Você precisa contar boas histórias sobre o universo da sua marca. 

O relacionamento pode ser criado tanto nas redes sociais, em e-mail marketing, WhatsApp como também promover degustação de um novo produto no seu restaurante, e por consequência se aproximar do cliente.

Relação e depois conversão 

Eu sei que é difícil, mas o conceito de brand affinity exige que as marcas priorizem o relacionamento e depois as conversões. 

Sem um relacionamento saudável com o cliente fica mais difícil de alcançar um sucesso a longo prazo.

Parece difícil incluir esse conceito dentro das suas estratégias de marketing para restaurantes, mas o exercício é: Se relacione para vender. 

 

Pode confiar. Boa sorte! 

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