Por marketingchef

2 de fevereiro de 2021

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Branding e vendas: o casal perfeito

Saiba como aumentar as suas vendas através do branding da sua marca.

Se você não sabia que é possível aumentar suas vendas através do branding da sua marca, nós vamos te ajudar. 

A importância em ter uma marca completa traz clareza para a comunicação. Por isso que nas criações de marca precisam apresentar: Quem somos, propósito da marca, prisma de marca, persona, tom de voz, paleta de cores e família tipográfica. 

E nós lidamos com esses pontos diariamente, por exemplo: 

No momento em que você tem duas opções de marca que oferecem o mesmo produto, conscientemente escolhemos a marca que se conecta conosco através de seu propósito. 

Um exemplo vivo de branding é a Starbucks. Por mais que o produto seja bom, a venda acontece pois o consumidor está em busca de um relacionamento regado a autenticidade. E com isso o preço é uma consequência dessa experiência.

Vamos falar então sobre a importância em ter uma marca, e a partir disto focar no aumento de vendas através do branding. 

Propósito: a alma do negócio

Uma marca começa a nascer a partir de seu propósito, e então toda parte de identidade visual é guiada por esse pensamento. Concluímos que uma marca forte no mercado e na mente do consumidor vai além de um logo. 

Acredite, quando passamos valores da sua marca para o consumidor, decerto aumentamos o desejo do usuário a consumi-la. O logo é somente uma breve apresentação da empresa que está por trás daquele produto. 

Mas lembre-se, esse processo para mostrar o propósito da sua marca ao consumidor leva de médio a longo prazo. Você chegará lá. 

Identidade: como você quer levar

Quando criamos uma marca, também precisamos desenvolver um estilo criativo. Pois através dele é que o usuário identificará a sua marca mais rápido entre as concorrentes. 

Além de cores e família tipográfica, é importante que na construção do seu estilo criativo o seu logo tenha conexão com o conceito da sua marca. 

Por exemplo, criamos a marca de uma cafeteria em Perth, na Austrália, onde leva um conceito de marca mais street art. Os elementos criativos dessa marca trazem referências do estilo underground. Veja a seguir: 

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Quando transmitimos o conceito da marca através de elementos gráficos, focamos em entender bem a persona que irá consumir a marca. Assim conseguimos causar identificação entre público x marca. E assim esperamos que a mesma crie laços duradouros em sua jornada.

Branding persona

Você já sabe com quem vai falar? E como vai falar? 

Quando buscamos vender através do branding precisamos saber quem vamos atingir, e como vamos conquistar aquele certo público. Por isso a criação de uma persona é um dos passos mais necessários nessa jornada. Ao criar uma persona é preciso estabelecer alguns pontos especificos sobre ele como: 

  • Nome, idade, gênero, poder aquisitivo, nível de escolaridade, cargo e profissão.
  • Estado civil, região onde mora. 
  • Objetivos profissionais. 
  • Problemas, dores, sonhos e porque não compra com o seu restaurante.

Estabelecendo esses pontos é muito possível traçar estratégias de marketing para atingir novos clientes ou fidelizar os que já existem. 

Dentro do trabalho de gestão de marca também inclui a forma como seus funcionários dialoga com os clientes, como se vestem e até mesmo a forma como trabalham. Todo esse conjunto fará com que estabeleça uma relação a longo prazo com o consumidor ou você ”morra” na mente dele.

O relacionamento é a base de tudo

Quando falamos em branding, falamos em gestão de marca e não existe uma gestão de marca exemplar que não trabalhe com transparência. Assim como os nossos relacionamentos com quem amamos, isso deve acontecer com os clientes da nossa marca. 

Não use conteúdo manipulativo, ou aquele conteúdo que está disponível em qualquer lugar. Trabalhe o conteúdo da sua marca, envolva o seu cliente nos assuntos que estão presentes no seu restaurante e assim ele se sentirá especial. 

Vou compartilhar pontos que são importante serem compartilhados, e trabalhados transparências: 

  • Conte para o cliente o motivo da sua empresa ter nascido, esteja pronto para falar o “quem somos” em seu site.
  • Compartilhe o propósito da sua empresa. Use as fotos de campanhas que você ajuda, e eventos que o seu restaurante participa. 
  • Faça conteúdos verdadeiros sobre o seu produto, não deixe com que o cliente se frustre ao receber o que ele não esperava. 
  • Garanta aos consumidores a segurança de seus dados pessoais. 
  • Avaliações reais de seus clientes são sempre bem vindas, inclusive as negativas, pois é impossível que 100% dos clientes aprovem o seu restaurante. Entenda isso e saiba como lidar com as avaliações negativas.

A grande parte dos consumidores esperam experiências consistentes com a marca, então esteja preparado para ser transparente em suas entregas. Pois as vendas acontecem através do branding.

Esteja preparado para se relacionar e depois vender. Esse é o segredo! 

 

Boa sorte! 

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