Branding

Por marketingchef
27 de novembro de 2020

Branding para restaurantes é um dos assuntos mais falados do momento! Aliás essa questão de gestão de marca tem um impacto ainda maior quando atrelado ao marketing digital, tendo ligação com a identidade visual, estratégias, conteúdos e personalidade da marca.

O objetivo do branding é despertar sensações e criar conexões, seja ela consciente ou inconsciente. A partir disto é possível diferenciar sua marca dos concorrentes, é importante lembrar que a construção de um bom branding leva um certo tempo. 

Preciso de branding? 

Vou fazer uma pergunta, e sua resposta vai te ajudar!

Se um dia você estivesse com uma necessidade de consumo, qual marca você recorreria? Aquela que se aproxima de você e entende suas dores ou aquela que se posiciona apenas como vendedor de soluções em cima de promoções? 

Mais da metade dos consumidores têm escolhido aquela que realmente se preocupa com seus problemas. Isso porque o consumidor está cada vez com mais possibilidade de escolha, então a necessidade de conexão entre marca e cliente é imprescindível para alcançar um bom lugar na mente do consumidor. 

Vamos de um exemplo com branding brilhante:

branding-para-restaurantes

Poderíamos muito bem pagar menos no mesmo café que tomamos nesta loja, mas o fato de comprar na Starbucks te traz sensações diferentes. Isso nada mais é um trabalho de longo prazo de branding para restaurantes!

Queremos consumir o produto por admiração. Começando pela forma em que somos atendidos, passando pela maneira em que o produto vem embalado, o ambiente que sempre é agradável e com os valores fáceis de serem identificados. Sendo assim, criando assim uma conexão emocional com o consumidor. 

Como estabelecer o branding ? 

Anteriormente falamos alguns pontos que permeiam o branding para restaurantes, como identidade visual, estratégias e conteúdo. Dessa forma podemos pensar com cuidado em cada um desses tópicos: 

Identidade visual 

Para transmitir valores visuais, é preciso estabelecer o manual da marca com muita clareza. As formas em que a sua marca se apresentará no mercado, através do logo, tipografia, estilo de fotos, fonte e cortes irão ajudar a posicionar uma identidade de fácil reconhecimento pelo consumidor.

Estratégia 

Como que você irá mostrar ao público o seu propósito? Quais são os canais que o seu público está presente? Qual a frequência? Para falarmos de propósito temos que criar uma estratégia pensando no público que será atingido. Decerto isso acontecerá através de uma linguagem para transmitir os valores e propósito da sua marca de maneira clara e objetiva. 

Redes Sociais 

Seu cliente está na rede social, você está? Engano seu ao imaginar que as pessoas não seguem marcas. Embora os amigos estejam presentes, a grande maioria dos usuários são empresas que vêm criando conexão com o consumidor. Tudo isso é transmitido através de uma boa fotografia, vídeos e identidade visual. 

Promocional

Essa é uma vertente bem fácil de criar a conexão com seu cliente através de distribuição de brindes, amostras de produtos, frete grátis, flyer com comunicação mais intimista, cupons de desconto e até programa de fidelidade. É importante entender se a sua marca se enquadra em ações promocionais. Tudo dependerá da proposta que você quer transmitir. Se tem sentido com a sua marca.

Finalizando, para que o público passe a reconhecer sua marca no mercado, é preciso cumprir esses esforços. Seu produto pode e deve ser de qualidade, mas se não estiver aliado a uma marca admirada, talvez poucos darão confiança! 

 

Boa sorte.  

 

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