Branding

Por marketingchef
11 de dezembro de 2020

Vamos te ajudar a entender como construir uma marca para o seu restaurante. Toda construção de marca precisa estar atrelada a construção de branding. É preciso que ele esteja como uma das partes mais importantes da sua estratégia.

Sem o branding não é possível criar conexão com o seu consumidor. Desta forma ficará mais difícil de entender qual a dor, desejo e sonho do seu cliente. É por isso que a sua marca precisa nascer, para suprir alguma falta emocional, física e filosófica.

Muitos restaurantes não duram mais do que dois anos. Um dos motivos para que esses estabelecimentos venham a fechar é a falta do branding. Se você ainda não sabe o que é branding, volta neste artigo para que possamos prosseguir. 

  1. Crie um nome para sua marca

    Para construir uma marca para o seu restaurante, a criação do nome é um dos passos onde sua criatividade precisa estar atrelada ao seu lado emocional, portando deve-se fazer este questionamento: Qual a história que o nome da sua marca contará?

    Pode ser uma história pessoal, como pode ser uma história ligada ao propósito da marca. Vamos de exemplo: Você quer abrir um restaurante de comida vegana e totalmente sustentável, mas esse novo propósito não tem conexão com uma história familiar, então a busca pelo nome começará a partir do que você quer transmitir. 

  2. Identidade visual

    Sem uma identidade visual completa você até consegue começar, mas a sua comunicação visual ficará desfalcada quando precisa desenvolver uma embalagem, um site ou até mesmo um flyer. 

    A identidade visual traz a possibilidade de você brincar com as cores de sua paleta, sua família tipográfica. Sendo um guia para quem tem buscado grandes resultados. Invista em uma criação de marca completa, pois assim sua marca passará a ser vista de forma positiva.

  3. Comunicação

    Já sabe como vai conversar com o seu cliente? Por mais que pareça algo simples, esse é um passo importante para entender qual será o seu comportamento tanto nas mídias online como também nas off-line.

    Está cada dia mais notório que grandes restaurantes vem tendo uma comunicação mais aberta para com o seu público. Contam as histórias de cada prato, compartilham seus desafios, vitórias e logo que a pandemia começou até receitas foram compartilhadas.

    Em suma, é válido que sua comunicação seja aberta para conexão, mas entenda que para o cliente finalizar uma compra é necessário que ele não se confunda com as informações. Isto é seja claro e objetivo!

  4. Posicionamento da sua marca

    Com o seu posicionamento estabelecido é possível atingir as emoções de cada consumidor. Seja ela num posicionamento simbólico, onde ele vai identificar em seu ambiente detalhes que coincidem com a sua marca. 

    Posicionamento funcional, onde através de gestos simples é gerado um ponto positivo para o seu cliente, um exemplo: Se um cliente acidentalmente derruba uma bebida, seria um grande gesto você presenteá-lo com uma nova.  

    Além do posicionamento com causas sociais e culturais que permeiam em sustentabilidade, comida vegana, menos desperdício de comida e embalagens de compostagem. É desta forma que você conseguirá segmentar o seu público. 

  5. Canais

    Já sabe em qual canal no mundo digital a sua marca vai predominar? O Instagram e o Facebook vem crescendo cada vez mais com novas marcas que querem se relacionar de maneira ainda mais próxima do seu cliente. 

    Essa é uma alternativa que possibilita mostrar mais do seu restaurante, como os bastidores, as funções de seus colaboradores e até mesmo compartilhar a experiência do seu cliente através de seus posts ou stories. 

  6. Ambiente do seu restaurante

    Sem o ambiente não tem restaurante. Você já sabe como você quer impactar o seu cliente? Acredite, a experiência também está ligada ao ambiente. É importante que você consiga imaginar cada detalhe para essa emoção aconteça de forma natural.

    Nesse caso conte com trabalho de arquitetos para que esse trabalho tenha conexão com a sua criação de marca. Como um quebra cabeça, tudo precisa encaixar para que o resultado fique deslumbrante.

    Você está preparado para construir a marca do seu restaurante? Cada passo tem uma pitada de importância para construção de uma marca sólida no mercado. 

    Boa sorte! 

Tags: destaque