Branding

Por marketingchef
29 de novembro de 2020

Para estruturar sua marca no mercado é preciso criar estratégias de posicionamento de marca. Saiba mais, neste artigo.

Em primeiro lugar, para estruturar uma marca é preciso identificar o seu nicho de mercado. O objetivo é criar uma impressão única na mente das pessoas, de forma que elas associem o seu serviço ou produto à sua marca e a diferencie dos seus concorrentes.

Estruturar uma marca é muito mais que escolher nome, logotipo e slogan., processos de criação de marca (branding). É proporcionar ao seu público experiências positivas e marcantes, de forma que ele crie laços e reconheça os valores que a sua marca defende.

O que é posicionamento de marca

Existem muitas definições para posicionamento de marca, mas em resumo, se trata da definição de como vocè quer que que ela seja reconhecida pelo seu público.

Ou seja, não se trata de como seus clientes enxergam a sua marca ou como ela é reconhecida hoje, mas de como você quer que eles a enxerguem e a reconheçam.

Para definir o seu posicionamento de marca, você precisa saber:

  1. quem é o seu público alvo e criar suas personas,
  2. de que forma o seu serviço ou produto resolve as dores dos seus clientes,
  3. qual o seu diferencial. 

A partir disso, você consegue definir o posicionamento da sua marca. O objetivo é que a imagem da sua marca, ou seja, como as pessoas a enxergam hoje, seja equivalente a ideia que você quer passar.

O posicionamento de marca é transmitido ao seu público através da identidade visual, do atendimento ao cliente, da comunicação e do produto ou serviço que você oferece.

Como estruturar sua marca no mercado

Quando você define o seu posicionamento de marca e preciso colocarq lo em prática. Para isso, será necessário criar estratégias de marketing, focar na experiência do cliente e fortalecer sua cultura organizacional.

Estratégias de marketing

O posicionamento de uma marca é reforçado através da comunicação e interação com o seu público. As estratégias de marketing precisam ser coerentes, consistentes e constantes.

Experiência do cliente

Além das ações de comunicação, para se posicionar no mercado, sua marca deve focar na experiência do cliente. Ou seja, o serviço e produto que você oferece deve gerar experiências positivas e significantes para que você consiga se posicionar no mercado.

Cultura organizacional

Cultura organizacional nada mais é do que cuidar da imagem da sua marca dentro da sua própria empresa. É importante que toda a sua equipe tenha clareza sobre os valores e diferenciais do seu negócio.

Esses três pilares irão dar sustentação para o posicionamento e estruturar a sua marca no mercado. Nós, da Marketing Chef, podemos ajudar você em suas estratégias de marketing, entre em contato conosco!