Por marketingchef

15 de fevereiro de 2021

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Marketing para restaurante: Os segredos dessa receita

Saiba como melhorar o marketing do seu restaurante.

O marketing para restaurante existe para fidelizar e fortalecer uma marca. Para obter um grande sucesso, os empreendedores investem em ações estratégicas de marketing para expandir e se relacionar com os usuários. 

Não fique sentado esperando que o cliente bata à sua porta. Pois nos dias de hoje é preciso estar conectado para que usuário digite algumas palavras-chaves no Google, e os milhares de restaurantes aparecem num passe de mágica. 

Em seguida daremos início ao segredo da receita de marketing para restaurantes, mas antes vou te fazer uma pergunta. Caso um usuário entre no Google e faça uma pesquisa de um restaurante, o seu irá aparecer? Você facilita a trajetória do cliente no ambiente online, por exemplo?

Não entregue seus clientes de mãos beijada ao seu concorrente. Por isso aplique as estratégias de marketing de para restaurantes irão promover o seu restaurante o quanto antes. 

Qual o seu diferencial? 

Quando o dono do restaurante diz que o diferencial dele para com os concorrentes é a qualidade da sua comida, com certeza, ele não entendeu nada.

No momento em que falamos de diferencial, estamos colocando a sua boa qualidade como o mínimo a ser entregue ao cliente. 

O mercado está cheio de restaurantes que proporcionam a mesma coisa, e aqui é onde você precisa entender o que pode oferecer de diferente. 

Esse diferencial pode vir através de várias vertentes do seu negócio gastronômico, como: 

  • Atendimento 
  • Receita especial 
  • Embalagem do delivery 
  • Aplicativo para pedidos 
  • Cardápio online com fotos atrativas
  • Agilidade na entrega
  • Fornecedores diferentes/ especiais

Pense: O que o meu cliente gostaria de experimentar em meu restaurante? Além disso, o que mais eu posso agregar nessa experiência? 

A experiência do cliente hoje em dia fala muito alto e isso com certeza será o que fará o seu cliente retornar para o seu estabelecimento.

Experiência do consumidor

Pegando o gancho da pergunta sobre, o que mais agregar na experiência ao cliente, não deixe essa parte como a menos importante. Ela precisa ser uma das primeiras, isso se não for a primeira.

A experiência do consumidor começa com o famoso marketing sensorial, ou seja, os 5 sentidos. E quando pensamos em restaurantes, atingir os sentidos fica até mais fácil.

Despertar o prazer através do cheiro da sua comida ao adentrar o restaurante que tenha uma música ambiente, um tecido macio e cadeiras confortáveis, com um ambiente limpo e bonito, para finalizar uma comida deliciosa, de certo fará com que o cliente se surpreenda. E claro, toda a identidade visual e arquitetura são importantes, tenha bons parceiros do lado para tornar isso realmente relevante.

Além disso, um grande aliado à experiência do consumidor é o marketing de indicação. Nada melhor do que um boca a boca para levar seu restaurante além, não é mesmo? 

Marketing de relacionamento

Quando proporcionamos uma boa experiência ao cliente acabamos também construindo um bom relacionamento. E a partir disso, o boca a boca é feito organicamente, assim fazendo com que novas pessoas cheguem até o seu restaurante. 

Para que o relacionamento seja saudável é interessante trabalhar alguns pontos de marketing e que são bem relevantes para expandir o engajamento com seus clientes: 

  • Programa de fidelidade
  • Atendimento ao cliente
  • Pós vendas
  • Estratégias contínuas de marketing 
  • Eleja uma rede social para se comunicar melhor com o seu cliente. 
  • Segmente e realize campanhas de acordo com o persona da sua marca.

Geomarketing 

Como dito anteriormente, segmente suas campanhas. Use e abuse da localização do seu restaurante, afinal vai facilitar para o usuário encontrá-lo mesmo estando com tantas opções por perto. 

A estratégia de estar sempre com a localização do seu restaurante ativa se chama geomarketing. Ela vai facilitar para que você possa encontrar seu público-alvo e trabalhar todas as estratégias de marketing.  

Tenha um site 

Que a grande maioria das pessoas estão na internet, isso todo mundo já sabe, mas o que talvez nem você saiba é: 

  • O seu restaurante consegue ser encontrado por usuários na internet? 
  • O seu site está sem problemas e com todos os dados atualizados? 
  • Você tem blog com conteúdos relevantes para atrair ainda mais o seu cliente? 

Se você respondeu não para todas as perguntas, está na hora de repensar nas estratégias de marketing digital para o seu restaurante. 

Não criar um site intuitivo, funcional e convidativo pode prejudicar as vendas, isto é fazendo com que o seu negócio não tenha expectativa nenhuma de crescimento. 

O marketing para restaurante é simples, embora precise de estrutura para dar frutos. E lembre-se: “Quem não é visto, não é lembrado”, esteja na mente do consumidor sempre que possível. 

 

Caso ainda não tenha um site, procure construir para que ele consiga atender as necessidades do usuário. 

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