O que é Brand Awareness e quais suas vantagens?
O brand awareness é uma prática de marketing, por mais difícil que seja sua expressão, seu significado é
O brand awareness é uma prática de marketing, por mais difícil que seja sua expressão, seu significado é simples e não pode ficar de fora de seu planejamento. Essa estratégia indica o desempenho do branding em relação ao reconhecimento do mercado. Em outras palavras, é a percepção dos seus clientes em relação à sua marca.
Desse modo, o brand awareness acontece quando ao invés de falarmos o nome do produto, falamos o nome da marca.
Por exemplo, ao pedirmos uma Coca-Cola nos referimos a um refrigerante, ou até mesmo ao Nescau, quando na verdade poderia ser um achocolatado.
Por fim, quanto maior for a métrica da consciência do consumidor em relação a sua marca, menos a probabilidade dele se importar com seu preço.
Quais são suas vantagens?
Facilitar as vendas
Quem não quer aumentar as vendas, não é mesmo? E um dos pontos que devemos lembrar é que isso não acontece do dia para a noite.
Para que o objetivo seja alcançado é preciso entender a necessidade do seu consumidor, onde investir e a partir disso traçar uma estratégia de marketing com foco na marca.
Quando buscamos um produto na internet ou na loja física, não olhamos somente o preço, mas qual relevância essa marca terá diante a sociedade.
É como se num churrasco você chegasse com uma garrafa de Coca-Cola, e seu amigo traz uma garrafa de um refrigerante que não é conhecido.
Melhorar as campanhas de Marketing
As campanhas de marketing estão cada vez mais criativas, fazendo com que as novas campanhas fiquem um passo à frente de todos.
A Heinz apostou em uma campanha de marketing atrelada a um seriado Mad Men, onde as fotos dessas comidas dissessem: “Passe o Heinz.”
Essas três comidas pedem um pouco de ketchup, ou muito, depende do nível de #ketchuplovers que você seja.
O fato é que a campanha fez com que os consumidores passassem a associar o ketchup Heinz ao comerem um desses produtos.
Crescer o negócio
Os dois pontos anteriores otimizam e melhoram o investimento financeiro da empresa fazendo com que o crescimento da marca seja saudável e gradativo.
Com o uso de Brand Awareness sua marca se torna mais consistente na mente do consumidor tornando-os em promotores da sua marca.
Conclusão
O Brand Awareness nasceu para fidelizar e criar um desejo de consumidor de sua marca. A fim de otimizar a mais nova estratégia, desenvolva um planejamento de marketing que entenda as dores, desejos e vontades do seu consumidor.