Branding

Por marketingchef
21 de dezembro de 2020

O brand awareness é uma prática de marketing, por mais difícil que seja sua expressão, seu significado é simples e não pode ficar de fora de seu planejamento. Essa estratégia indica o desempenho do branding em relação ao reconhecimento do mercado. Em outras palavras, é a percepção dos seus clientes em relação à sua marca.

Desse modo, o brand awareness acontece quando ao invés de falarmos o nome do produto, falamos o nome da marca. 

Por exemplo, ao pedirmos uma Coca-Cola nos referimos a um refrigerante, ou até mesmo ao Nescau, quando na verdade poderia ser um achocolatado. 

Por fim, quanto maior for a métrica da consciência do consumidor em relação a sua marca, menos a probabilidade dele se importar com seu preço.

Quais são suas vantagens?

Facilitar as vendas

Quem não quer aumentar as vendas, não é mesmo? E um dos pontos que devemos lembrar é que isso não acontece do dia para a noite. 

Para que o objetivo seja alcançado é preciso entender a necessidade do seu consumidor, onde investir e a partir disso traçar uma estratégia de marketing com foco na marca.

Quando buscamos um produto na internet ou na loja física, não olhamos somente o preço, mas qual relevância essa marca terá diante a sociedade. 

É como se num churrasco você chegasse com uma garrafa de Coca-Cola, e seu amigo traz uma garrafa de um refrigerante que não é conhecido. 

Melhorar as campanhas de Marketing

As campanhas de marketing estão cada vez mais criativas, fazendo com que as novas campanhas fiquem um passo à frente de todos.

A Heinz apostou em uma campanha de marketing atrelada a um seriado Mad Men, onde as fotos dessas comidas dissessem: “Passe o Heinz.” 

brand-awareness-1brand-awareness-2brand-awareness-3

 

 

 

 

 

 

 

 

Essas três comidas pedem um pouco de ketchup, ou muito, depende do nível de #ketchuplovers que você seja.

O fato é que a campanha fez com que os consumidores passassem a associar o ketchup Heinz ao comerem um desses produtos. 

Crescer o negócio

Os dois pontos anteriores otimizam e melhoram o investimento financeiro da empresa fazendo com que o crescimento da marca seja saudável e gradativo. 

Com o uso de Brand Awareness sua marca se torna mais consistente na mente do consumidor tornando-os em promotores da sua marca. 

Conclusão 

O Brand Awareness nasceu para fidelizar e criar um desejo de consumidor de sua marca. A fim de otimizar a mais nova estratégia, desenvolva um planejamento de marketing que entenda as dores, desejos e vontades do seu consumidor.