Stories do instagram: O que postar?
Entenda qual conteúdo pode ser postado nos stories do seu restaurante
O que postar nos stories do instagram é uma dúvida bem comum que surge nos pequenos e médios empreendedores gastronômicos que estão começando a entrar no mundo digital.
As redes sociais são utilizadas para engajar o público, e consequentemente, acabar aumentando as vendas do restaurante. Mas ainda assim, muitos empreendedores gastronômicos não sabem as funcionalidades e oportunidades que as redes sociais podem oferecer.
Por isso, vamos falar um pouco mais sobre o formato de conteúdo para os stories. Continue lendo.
O que postar nos stories do instagram?
Quando pensamos em stories, pensamos em um conteúdo rápido de ser absorvido e que gere um número maior de interesse. Isso porque, a duração dele é de 24 horas e nos oferecer ferramentas mais interativas como:
- Enquetes;
- Caixinha de pergunta;
- Filtros;
- Boomerang;
- Vídeo em sequência;
- Contagem regressiva (Ideal para lançamento de produto, serviço e promoção);
- GIFs;
- Entre outros.
Com essa e tantas outras opções e a quantidade de pessoas que consomem o conteúdo em formato de stories, não utilizá-lo como canal principal de comunicação é um desperdício. Aliás, todas essas ferramentas podem ser usadas na sua estratégia de marketing digital para restaurantes. Entenda como usá-las.
Abra a caixinha de perguntas e utilize enquetes
Utilizar os stories sem aderir às ferramentas que eles oferecem é furada. Na caixinha de perguntas, por exemplo, você pode abrir um quadro semanalmente fazendo perguntas relacionadas a sua marca, e então aos que responderam corretamente ganha um voucher.
As enquetes, por exemplo, podem ser usadas para que o usuário escolha qual promoção ele mais gosta, ou até mesmo uma pesquisa de avaliação. Confira.

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A outra opção de enquete, é aquele com: SIM | NÃO. Um uso bastante interessante, até mesmo para testar a aderência dos produtos do seu cardápio é fazer uma disputa. Por exemplo.

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Faça anúncio nos stories
Você já deve ter percebido, até mesmo pelo consumo próprio, que o conteúdo em stories tem sido visualizado de forma mais rápida. Isso porque, o público tem mais agilidade em interagir com esse tipo de formato.
Por isso, se o seu restaurante está nas redes sociais e ainda não está trabalhando com anúncios pelos stories, diria que está perdendo oportunidade de vender mais. Para anunciar nos stories é possível escolher 3 tipos de mídia:
- Carrossel: Com até 3 imagens ou 3 vídeos de 15 segundos cada;
- Imagem única (Priorizando as informações mais interessantes);
- Vídeo único (Tente prender a atenção do usuário até os 5 segundos).
Os anúncios nos stories do instagram disponibilizam a função do “Arraste para cima”, fazendo com o usuário seja direcionado para a página que você determinar. Essa utilidade está disponível até para todos os usuários.
Por isso, não deixe de colocar os CTA ‘s, indicando qual ação o usuário deve fazer.
- Compre agora;
- Reserve agora;
- Obter oferta;
- Saiba mais.
Faça templates
O que postar nos stories do instagram? Templates é uma opção bem interessante e tem sido uma alternativa para viralizar ainda mais um assunto polêmico.
Para criar um template é preciso escolher um tema que esteja sendo abordado em alta na internet, e que as pessoas usem o mesmo layout, mas cada uma com sua resposta. Por exemplo.
Os seguidores devem printar o layout que sua empresa criou, compartilhar com as respostas que ele acha correta, seja com emoji, x ou gifs e marcar alguns amigos para participarem.
Quanto mais criativo for o seu template, maior a probabilidade de alcançar novas pessoas. Fizemos um para o nosso parceiro quando a febre era o tema: Cringe. Confira.
Mostre o produto e o seu dia a dia para o público
Pode até parecer bobagem depois de tanta coisa legal que compartilhamos, mas a essência dos stories está em compartilhar a realidade com seus seguidores.
Mesmo que os stories não sejam focados para venda, use-o para agregar valor ao seu produto. Por exemplo, mostre como que o seu restaurante recebe o pedido, como o produto é feito, como embala e como envia para o cliente.
Além disso, é interessante compartilhar a experiência dos clientes nos seus stories também. Por isso, estimule que os clientes postem nos stories sobre o seu produto.
Crie destaques no seu perfil
Essa alternativa tende a concentrar todas as informações básicas da empresa em alguns destaques, logo abaixo da bio.
Por isso, sugerimos que crie destaques com as principais informações.
- Horário
- Cardápio
- Programação
- Cliente (Aqui é como se fosse prova real, já que os clientes compartilham e você deixaria salvo nos destaques).
- Como pedir
- E outros.
A escolha dos destaques vai de acordo com a necessidade de transparência com o usuário. Acreditamos que quanto mais informação passar para eles, melhor.
Conclusão
Parece que não tem muito o que postar nos stories, mas a verdade é que conteúdo não falta nunca. Por isso, entenda o que o consumidor está querendo saber da sua empresa e como você pode transmitir isso pra ela.
Além de claro, usar essa ferramenta para interação na redes social. O importante é que você use e abuse dos stories, para que então, colha os frutos convertidos em vendas.