Por Redação

17 de setembro de 2021

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Persona da marca? Eu ou um personagem?

Saiba como criar um persona para a sua marca e se comunique de forma mais assertiva.

Persona: Claudio tem 45 anos, curso superior completo e atualmente trabalha numa empresa de arquitetura, classe média-alta. Já foi casado, possui um filho e não está engajado tanto nas redes sociais, baixo consumo de mídia também. 

Sua maior dor é a mudança do mercado e não conseguir acompanhar as novas culturas e hobbies. O sonho é multiplicar seu negócio. Sua visão de si mesmo é como um homem bem sucedido, e reconhecido dentro do mercado que atua. 

O que você leu agora foi um exemplo de uma das personas ideais da MarketingChef. Parece simples, e parece que criamos um personagem de acordo com o nosso desejo, mas não. 

Desenvolver um persona é um pouco mais complexo e depende de alguns pontos bem importantes referente ao seu negócio, e público-alvo. Mas antes disso, vamos entender o que é persona. Continue a leitura. 

O que é persona? 

Persona é uma representação do cliente ideal. Ou seja, uma personificação do público ao qual a sua empresa se direciona. 

O persona traz uma série de peculiaridades, mostrando principalmente as principais características e comportamentos do seu cliente ideal. Dessa forma o cliente ideal, o persona da sua marca, enxerga o seu produto como solução para um problema ou necessidade que ele tem. 

A base para a sua construção são pesquisas que revelam dados como objetivos, necessidades, dores emocionais, sonhos e etc. Quanto mais específico e detalhado for o seu perfil, mais assertivo você será nas suas estratégias de marketing digital para restaurantes. 

Público-Alvo é como persona de marca? 

É comum que a grande maioria dos empreendedores gastronômicos façam essa confusão, mas veja bem, seu público-alvo não pode ser classificado como um persona. 

O público-alvo traz detalhes mais abrangentes, sem muita especificidade. Embora a formação do seu persona traga traços do seu público-alvo, eles não podem ser classificados como a mesma coisa. 

Por que as personas são importantes? 

Você já sabe o que são personas, mas sabem por que elas são importantes? 

O primeiro motivo que justifica a importância dos personas nas marcas é que eles ajudam a empresa a conhecer ainda mais o seu público. Aliás, com um persona bem estabelecido toda sua estratégia passa a ter sentido e conexão. 

O Marketing de conteúdo sem um persona é como palavras aos ventos, pois a peça-chave para o sucesso de um bom conteúdo é um persona bem estabelecido. 

Algum dos benefícios que comprovam a importância das personas, são: 

  • Determinar o tipo de conteúdo correto para sua marca. 
  • Define o tom de voz da marca e a linguagem que será usada. 
  • Ajuda a desenhar as estratégias de marketing 
  • Possibilita alguns insights valiosos para desenvolver nas estratégias. Trouxemos dois modelos de personas que trabalham no marketing de conteúdo de nossos parceiros.

Modelos de personas

Trouxemos dois modelos de personas que trabalham no marketing de conteúdo de nossos parceiros. 

Comunicação-Persona-Balcone-marketingchef

Cliente: Balcone

Nico, 45 anos. Mora em Pinheiros/SP desde que nasceu, solteiro. Irmão mais velho, e filho de pais com ascendência italiana. Trabalha numa empresa de Relações Públicas. Comunicativo, gosta de dar boas risadas, adora comida italiana, bons filmes e piadas estão sempre em seu repertório. Um homem responsável e que prioriza o momento em família. 

Dores: Não poder mais compartilhar bons momentos com a família e com comida boa na mesa.

Sonhos: Levar a família para conhecer ainda mais a Itália e aumentar essa paixão com todos que ama. 

Porque não compra com a gente: Não compra com a gente porque está sempre buscando novos restaurantes que tragam a melhor sensação de estar na Itália.

Visão de si mesmo: Um homem família, responsável e que vive buscando experiências antes de morar na Itália. 

Comunicação-Persona-Gaiola-marketingchef

Cliente: Gaiola Bar.

Gustavo, 26 anos. 

Mora no Campo Belo desde que nasceu, solteiro. Filho mais novo e filho de pais separados. Classe média-alta, já tem um imóvel. Trabalha numa empresa de bitcoins. Super antenado nos memes, e tem um alto consumo das mídias. Ele é comunicativo, e é o tipo de pessoa que perde o amigo mas não perde a piada, sempre com respeito é claro. Busca frequentar lugares com bons drinks, e boa comida de bar. 

Dores: Não ter tempo de qualidade com a família por eles serem separados.

Sonhos: Ser um bom profissional, não depender financeiramente de seus pais e encontrar uma pessoa para compartilhar a vida.

Porque não compra com a gente: Porque ele segue buscando novos bares, para ter acesso a novas pessoas.

Visão de si mesmo: Um cara responsável, mas que não dispensa uma boa loucura. 

Como criar uma persona? 

Depois de entender um pouco sobre o que são as personas e porque elas são importantes, vamos direcioná-los à essa criação. 

Como falamos no início, as personas são criadas por simples achismos ou intuição do dono do restaurante. É preciso que o trabalho de captação de dados seja aprofundado e com dados sólidos. 

Caso a sua empresa já possua bancos de dados de seus clientes, essa também pode ser uma importante fonte de informação. 

Pode ser que com o passar do tempo a sua marca sinta a necessidade de desenvolver mais de um persona, e tá tudo bem. É possível que a sua marca tenha mais de um tipo de público como cliente. 

Entenda o que constrói o perfil de um persona: 

  • Nome
  • Idade
  • Grau de escolaridade
  • Profissão 
  • Renda média
  • Família; Estado civil, possui filhos, mora com os pais, mora sozinho?
  • Objetivos, desejos, medos e desafios
  • Redes sociais favoritas 
  • Hobbies
  • Porque ele não compra com a sua marca?  

Com uma persona de marca desenvolvida, toda a sua estratégia de marketing para restaurantes terá sucesso. Isso porque todo o seu conteúdo, promoção e novidades será direcionado e comunicado ao público de forma mais assertiva.

Agora que você já sabe porque criar um persona para sua marca e COMO criá-la, é hora de colocar a mão na massa.

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