Por Redação

1 de outubro de 2021

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Pós pandemia: Como vender mais?

Entenda como vender mais no período pós pandemia.

O período pós pandemia não está para acontecer, ele já está acontecendo de forma gradual. E esse é um dos períodos mais importantes, já que a esperança de muitos pequenos e médios empreendedores começam a ter nova vida com o avanço das vacinas.

Junto com a esperança as dúvidas também aparecem. Já que muitos hábitos novos foram implantados na rotina da grande maioria das pessoas. Como por exemplo, aderir ao delivery durante a semana e até mesmo selecionar melhor as experiências gastronômicas. 

Mas a grande chave é que por mais que a retomada tenha grandes chances de ser boa, não existe uma receita de bolo. Mas selecionamos três pontos importantes que o seu empreendimento gastronômico não pode deixar de lado. Continue lendo.

Identidade visual pós pandemia

Muitos empreendedores acreditam que a identidade visual de uma marca se resume a um logotipo, mas não é só isso.

Uma identidade visual consiste em padronizar a comunicação em todos os materiais visuais, como cardápio, flyer, post para as redes sociais, display de mesa e todas as infinitas possibilidades. 

A importância da identidade visual está em sempre se comunicar com o seu público de forma única sem gerar nele uma confusão e desconfiança de mudança de comportamento da marca. 

Dessa forma, priorizem não somente um bom cardápio como também uma boa comunicação visual. Isso vende muito! 

Entenda sempre como o seu público fala, o que ele consome de conteúdo, como se posicionam e quais são os valores compartilháveis. Alinhe com as suas comunicações e tenha mais conexão com eles.

Desenvolvimento do seu negócio

É comum que os pequenos e médios empreendedores gastronômicos não usam de forma adequada as ferramentas que podem alavancar tanto o relacionamento com o cliente, como também as vendas. Mas muitas dessas ferramentas farão total diferença nesse período pós pandemia.

As ferramentas, se usadas corretamente na estratégia do marketing digital, podem auxiliar na retenção de clientes. Se atente as elas:

CRM (Gestão de relacionamento com o cliente).

O uso do CRM dentro do restaurante é muito importante. Pois através dele é possível colocar em prática a estratégia de relacionamento com o cliente através do e-mail marketing ou notificações por sms. 

A partir disso vai ser possível segmentar a comunicação, e entender em qual ciclo de vida o cliente está

Além do CRM, é válido também falarmos sobre os anúncios através do Facebook Ads ou Google Ads. 

Anúncios 

Alguns donos de bares e restaurantes acreditam que os anúncios são muito custosos, isso porque eles não consideram que a ida do cliente ao restaurante pode pagar o investimento inicial. 

O uso dos anúncios na estratégia de marketing digital é necessário para que os possíveis clientes que não passam em frente ao seu restaurante, passem a conhecê-lo. 

Isto é, o anúncio vai fazer o papel de propaganda do seu restaurante. Aumentando o fluxo de novas pessoas dentro do seu empreendimento, ou pedindo pelo delivery. Invista e colha os frutos em um pequeno/médio prazo. 

Instagram 

O instagram está entre as redes sociais mais utilizadas no mundo, com 500 milhões de usuários diariamente, e com 58 vezes mais engajamento que o próprio Facebook. 

Se o seu objetivo é ser notado, e alcançar novas pessoas diariamente, o seu lugar é no instagram também. Mas lembre-se, no instagram é necessário que o seu marketing de conteúdo tenha uma estratégia ligada ao seu objetivo como marca. 

Através do marketing de conteúdo é possível criar ligações emocionais com seus clientes, e assim torná-los embaixadores da sua marca. Com esse relacionamento, as indicações acontecem de forma natural e as chances de crescerem se tornam ainda maiores. 

Crie uma estratégia de marketing digital para restaurante através de um bom conteúdo nas redes sociais, engaje com seus seguidores, troque experiência, responda comentários. Ou seja, mostre a ele que além de uma marca, tem pessoas dispostas a se relacionarem!

Atendimento

Os dois pontos fundamentais que falamos anteriormente gira em torno de um bom marketing visual, estratégico e de relacionamento. Mas um dos pilares que podem quebrar a sua empresa, e dificultar todos os processos anteriores à darem certo é o seu atendimento. 

Um bom atendimento traz o cliente não somente para perto, mas o faz desejar estar sempre em contato com a marca. Além disso, o seu concorrente pode até vender um peixe melhor que o seu, mas se o atendimento dele for comum, pode ter certeza que você, por ter um atendimento melhor, sairá em vantagem. 

Vale destacar que o atendimento não é somente quando o cliente chega até o seu restaurante. O bom atendimento deve-se perpetuar durante o processo de compra/experiência, e principalmente ao pós vendas. 

O pós-vendas diz muito mais sobre a sua empresa do que qualquer outra etapa do atendimento. 

Valorize o atendimento ao seu cliente, crie metas para os seus funcionários, dê brindes, estimule-os para que a cada dia o atendimento esteja impecável. 

O sucesso é garantido, e o retorno do cliente para o seu restaurante é vitalício. O vínculo não pode, e nem deve, ser criado apenas no mundo digital. 

Desejamos sucesso, e boas vendas! O pós pandemia garante voos mais altos! 

 

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