Redação Marketing Chef
Por Redação Marketing Chef
29 de January de 2020

Você sabe o que é briefing e, porque ele é tão importante no processo de criação? Se você ainda não tinha pensado nisso, esse artigo é para você.

O briefing nada mais é que um resumo do seu negócio, que ajuda na condução de projetos, como a criação de marca, por exemplo. Nesse processo, ele funciona como uma base estrutural, que fornece um propósito claro para a realização de qualquer projeto de criação.

Vemos que muitos de nossos clientes ainda não entenderam a importância do briefing, muitas vezes por nem saberem o que é. Por isso, escrevemos esse artigo para que você entenda porque ele é a base de qualquer processo de criação.  

Briefing: afinal, o que é isso?

O briefing é um documento que dá direcionamento para qualquer projeto de criação, pois ele reúne informações essenciais sobre o seu negócio, tais como:

  • dados sobre a empresa;
  • mercado em que atua;
  • público ao qual se direciona;
  • seus objetivos com o projeto;
  • e cronograma – isso é importantíssimo :);

O briefing é o primeiro passo de qualquer processo de criação, pois é ele que dá coerência e propósito ao projeto. Dessa forma, se torna um material de consulta para embasar estratégias e tomadas de decisão.

Porque o briefing é tão importante?

Como disse acima, o briefing é um guia para o desenvolvimento de qualquer projeto que envolva a sua a marca. Ele direciona, dá significado e promove consistência ao processo de criação.

O briefing explica o que é a empresa e fornece diretrizes concretas sobre como ela deve ser percebida e representada no projeto. Nele, estão reunidas informações detalhadas sobre a personalidade da sua marca, fundamentais em qualquer processo de criação.

Hoje em dia, os consumidores valorizam muito mais as experiências em suas relações com as marcas. Dessa forma, todo projeto de criação que leva o nome do seu negócio, deve ser coerente com a sua proposta para gerar confiança nos clientes. Nesse sentido, o briefing ajuda a garantir essa consistência. 

Agora sim!

Já deu para entender o quão importante é o briefing no processo de criação, não é mesmo? Portanto, quando você for iniciar um projeto de criação, tenha em mente que quanto mais você conseguir transmitir as informações sobre o seu negócio, mais chances você tem de obter os resultados esperados.

O importante é que agora você não vai mais se descabelar quando iniciar um projeto e o profissional envolvido te pedir um briefing! Agora você já sabe por que ele é tão importante para o sucesso de qualquer processo de criação. Ele será a sua base, por isso é fundamental que seja coerente e se relacione com os valores da sua marca.


Tags: destaque