aumentar as vendas no restaurante usando o cardapio do seu restaurante
29 nov, 2018

Cardápio: dicas para aumentar as vendas no restaurante

por mktchef em Conteúdo

O menu do seu negócio é atraente? Você sabia que é possível aumentar as vendas no restaurante utilizando estratégias no seu cardápio?

Quando os elementos são bem trabalhados, o cardápio pode se tornar uma excelente ferramenta para aumentar os lucros. E além disso, proporcionar uma experiência marcante em seu restaurante.

Cientistas da Cornell University publicaram um estudo pelo qual os cardápios com descrições bem elaboradas das opções chegaram a aumentar as vendas em até 28%. E nós vamos mostrar isso para você!

Mas como é possível aumentar as vendas no restaurante através do cardápio? Confira as dicas que preparamos!

1. Descrição do prato no menu pode aumentar as vendas no restaurante

Um dos itens mais importantes para aumentar as vendas no restaurante está na forma como os pratos são descritos. Os resultados mais promissores são aqueles cuja descrição é levemente romântica, quando ressalta os sabores com adjetivos e sugere experiências interessantes na degustação (textura delicada, crocante e com um toque especial do chef).

Segundo o engenheiro de menus Greg Rapp, um cardápio com essas características estimula as sensações do cliente (especialmente se ele já estiver com muita fome) e aumenta as chances de satisfação após o consumo do prato.

Se os itens do menu contam com ingredientes fabricados por grandes marcas, acrescente na descrição para agregar mais valor. E se algum item, como um hambúrguer ou massa, é fabricado pela casa, palavras como “artesanais”  ou “gourmet” também chamam a atenção.

2. Evite usar cifrão

Uma pesquisa com hóspedes de um hotel feita pela Administração Hoteleira da Universidade de Cornell constatou que os hóspedes que receberam menus sem cifrões gastaram muito mais. Esse resultado foi feito com a comparação entre aqueles que tiveram em mãos um cardápio com os preços, porém sem os símbolos monetários.

Isso acontece porque o cifrão remete diretamente ao custo e sentimentos negativos relacionados ao pagamento.

3. Use fotos de alta qualidade

A descrição e linguagem são muito importantes. Saiba que os alimentos precisam estar bem na foto, visualmente encantadores e saborosos. As fotos são ótimas aliadas para o marketing e divulgação do melhor que o restaurante possui.

Produza fotos de alta qualidade, que exibam ingredientes frescos e ressaltem todas as características interessantes do prato.

O ideal é utilizar profissionais especializados e bons equipamentos de fotografia para fotografar os pratos, bebidas, sobremesas e combinações. Fotos de baixa qualidade transmitem impressões negativas ao cliente sobre o cardápio e sobre o restaurante.

4. Como o cliente lê o cardápio e como aplicar isso para aumentar as vendas no restaurante

Uma prática comum que provém de uma  pesquisa da Universidade de Cornell afirma que a maioria dos consumidores lê um cardápio da mesma forma que um livro. No entanto, eles memorizam mais os primeiros itens. Desta forma, é recomendável colocar as opções mais rentáveis no canto superior direito, já que é o local para onde os olhos dos clientes vão focar primeiro.

Além disso, o preço mais alto inicial será mais fácil de ser memorizado e comparado aos demais. Assim, vai dar a noção de que os preços menores são mais razoáveis.

Um estudo coreano afirma que um terço dos avaliados está propenso a aceitar a sugestão do primeiro item para o qual o direcionamento da sua atenção é trabalhado.

5. Invista em ofertas

Quem não gosta de uma boa oferta, não é mesmo? Estude quais combinações seriam interessantes e sugira ao cliente. Normalmente estes tipos de combos possuem preços atrativos, ainda mais em tempos de crise.

Outra opção é a oferta de porções para duas pessoas, geralmente oferecida em entradas maiores e mais caras. Desta forma, enquanto os clientes se beneficiam de um prato para dois em termos de custos e praticidade. Ambos ficam satisfeitos e o restaurante também ganha emplacando um item de maior valia.

6. Divulgue o cardápio no Facebook e em outras redes sociais

Uma das mais eficazes estratégias de marketing para aumentar as vendas no restaurante é divulgar itens do cardápio nas redes sociais. O Facebook possui uma grande quantidade de usuários conectados (oito em cada dez brasileiros, segundo dados oficiais da empresa). E o Instagram conta com com 35 milhões de usuários no país, de acordo com Ime Archibong.

Publique fotos e vídeos dos pratos com excelente qualidade e promova campanhas, ofertas, sorteios e posts interativos capazes de gerar um público fiel e embaixador da sua marca.

Muita pessoas poderão visualizar os principais diferenciais culinários do restaurante e ficarão interessadas em conhecê-lo.

7. Mantenha o seu menu atualizado

Conforme você apresenta novas ofertas de alimentos e remove as antigas, certifique-se de que o cardápio reflete essas alterações.

A ideia é convidar o cliente a experimentar novos sabores por meio de novas imagens, fontes e cores. Mostre que seu estabelecimento está engajado em proporcionar novas experiências ao consumidor.

Mesmo os clientes regulares que tendem a pedir os mesmos pratos se sentirão, aos poucos, tentados a variar e provar novidades.

8. Invista na engenharia de cardápio

A engenharia de cardápio é um conceito que surgiu na década de 1980 por meio dos estudos do professor Donal Smith, da Michigan State University.

Trata-se de uma prática que analisa constantemente os pratos e itens como layout do cardápio, a rentabilidade e a popularidade dos pratos, com o objetivo de trabalhar todos esses elementos estrategicamente de forma a aumentar o lucro e as vendas do restaurante, elevando a índices entre 15% e 30%.

Confira alguns exemplos de cardápio para restaurante com esse conceito aplicado na prática.

Para finalizar, é importante lembrar sempre de manter o cardápio enxuto para evitar ao máximo a perda de lucro por conta do desperdício de ingredientes.

Vale ressaltar também que enquanto o cardápio aumenta as vendas, são as redes sociais e a indicação das pessoas que mais trazem movimento para o restaurante. Então estimule a interação de seus clientes na internet e invista no seu marketing digital.