Redação Marketing Chef
Por Redação Marketing Chef
19 de June de 2019

Ingredientes de boa qualidade, atendimento qualificado e ambiente agradável são qualidades essenciais para o sucesso de qualquer restaurante. Mas para torná-lo conhecido você precisa entender como começar o marketing de um restaurante. E, principalmente promover suas qualidades para desbancar a concorrência e aumentar as suas vendas!

O crescimento do mercado e, consequentemente, da concorrência, é visto como um fator negativo por muitos. Mas saiba, ele só será mesmo negativo se você não souber gerir o seu negócio. Se o seu restaurante tem a melhor comida do bairro, por que não trabalhar para que toda a cidade saiba disso? Você já pensou que a ausência de uma boa estratégia de marketing pode ser justamente o que o mantém atrás da concorrência? E é por isso que você precisa começar o marketing do seu restaurante logo! 

Mas então, como começar o marketing de um restaurante? Siga as dicas que preparamos para você iniciar a sua estratégia:

O primeiro passo é dedicar-se à pesquisa, afinal, para começar marketing de um restaurante você precisa realizar um estudo aprofundado do mercado. Depois, defina o que te cerca, quem são seus clientes, concorrentes e pontos fracos e fortes. Por fim, defina quais objetivos você quer alcançar com sua estratégia de marketing e mãos à obra!

Para isso, avalie os seguintes pontos:

Capriche no Branding

As sensações que sentimos quando experimentamos um prato gostoso e cheiroso também podem ser proporcionadas por uma marca. E é exatamente esse o papel do branding: despertar emoções, empatia e valores. Para que o cliente se relacione com a sua comida, mas também se envolva de forma mais intensa com seu restaurante. Para atingir esse conceito, é importante estar atento aos seguintes pontos:

  • Que imagem você deseja transmitir aos seus clientes?
  • Seu público alvo consome o que você quer transmitir com a sua imagem?
  • O que você faz hoje em seu restaurante que corresponde à essa imagem?

Se você possui um restaurante japonês, por exemplo, pense de que forma você pretende aliar os valores de sua empresa às características dessa cozinha. Cada detalhe conta: o nome do seu restaurante, sua identidade visual e fatores sensoriais no ambiente. Tudo é importante: a ventilação, cores das paredes, sonorização e etc.

Certifique-se que sua marca irá proporcionar ao cliente sensações tão boas quanto as proporcionadas pelo alimento que você serve em seu restaurante.

Utilize e abuse da tecnologia para começar o marketing de um restaurante

Cada vez mais pessoas acessam a internet à procura de bares e restaurantes para decidir o que vão consumir antes de sair de casa. As pesquisas tem várias finalidades: saber sobre opções de pagamento, informações de cardápio e até buscar opinões de clientes.

Além disso, uma pesquisa recente mostrou que 72% dos consumidores discutem sobre suas experiências de compra nas redes sociais.

Isso quer dizer que, se você estiver fora da rede você não poderá acompanhar o que falam sobre sua marca. E sobretudo, não poderá comunicar com clientes tão presentes.

Portanto, utilize a tecnologia como sua aliada!

Redes Sociais

Quando falamos em Redes Sociais, as que mais se destacam no segmento de bares e restaurantes é o Instagram e o Facebook. Ou seja, as que tem um maior apelo visual.

Avalie as melhores redes para elaborar sua estratégia e capriche no conteúdo relevante para atingir seu público alvo.

Site e Cardápio Digital

Um bom site é muito mais que um endereço cheio de informações institucionais sobre seu estabelecimento. Além do histórico da empresa, fotos do local, horários de funcionamento, ofereça a seu cliente uma experiência que proporcione uma nova forma de consumo. Se o seu restaurante é à la carte, use um cardápio digital integrado ao seu sistema de restaurante. Insira em seu site e comece a trabalhar com delivery! Se você já trabalha com delivery, o que está esperando para descongestionar as linhas através de seu site?

Outra maneira de trabalhar o delivery de forma digital é ter um aplicativo com sua marca. Além de inovador, esse é um meio que pode atrair a fatia do mercado que é viciada em tecnologia, já pensou nisso?

QUANDO COMEÇAR O MARKETING DE UM RESTAURANTE?

O ideal é o que planejamento para começar o marketing de um restaurante seja feito antes da inauguração do seu estabelecimento. Mas nunca é tarde para começar! O importante é que você considere essa uma parte essencial para o sucesso do seu negócio e não apenas um recurso extra para ganhar dinheiro.

Se você tem sede de empreender e deseja aprimorar seu negócio a cada dia, fique atendo à todos os “ingredientes” da receita e comece já!

Se feito cuidadosamente, todo investimento feito em estratégias de marketing para restaurante voltará para você em forma de novos clientes. Portanto, esteja atento ao planejamento, construção de marca e atendimento de primeira, invista sem medo e aguarde os resultados. Você perceberá rapidamente que um dinheiro investido em marketing não é um dinheiro perdido!