Redação Marketing Chef
Por Redação Marketing Chef
9 de December de 2019

O inverno é certamente uma boa época para aumentar a venda de vinhos em negócios gastronômicos, mas é preciso fazer algumas ações para que o seu público saiba primeiro: que você comercializa e possuí atrativos suficientes para consumi-los dentro do seu estabelecimento.

O primeiro item a se pensar é no público que consome esse tipo de produto: geralmente são pessoas que gostam de aprender, buscam entender o processo de fermentação das uvas, colheita e da onde que são originários, embora, ainda existam muitas pessoas que precisam ser educadas a respeito de como consumir o vinho.

Segundo uma entrevista feita pelo Portal Infood com Diretora de vinhos da ABRASEL SP, Mikaela Paim, “em 2018, foram vendidos cerca de 25 milhões de litros de espumante. O consumo da bebida por pessoa é de 1,93%. Embora o número não seja alto, ele vem em uma crescente, uma vez que as vendas subiram 18,5% em comparação a 2017”.

Fidelize parceiros comerciais

Todos os estabelecimentos hoje em dia tem seus fornecedores, mas não costumam estreitar o relacionamento com os mesmos. Nossa dica é: aproxime-se do seu fornecedor.

Explique que gostaria de impulsionar as vendas de vinhos no seu negócio através dos rótulos que ele comercializa e se seria possível a empresa disponibilizar alguns produtos bonificados.

Com os produtos bonificados será possível você fazer uma campanha de vendas interna com os seus funcionários, onde quem vender mais rótulos ao final do mês poderá ganhar um vinho ou outro produto bonificado disponibilizado pela a empresa parceira.

Outra forma é colocar esse produto bonificado atrelado ao brinde. Se um cliente comprar X rótulos, ele ganha o rótulo X.

Do offline para o online

Incentivar os clientes a postarem suas experiências no seu negócio é ponto positivo para a empresa e consequentemente pode promover a venda dos vinhos cada vez mais. Quer coisa melhor do que mídia gratuita? Por isso sempre falamos, a experiência é a alma do negócio!

Para incentiva-lo a criar esse tipo de ação, nosso time aqui da Marketing Chef, já executou diversas vezes essas estratégias e garante que o resultado é positivo, veja alguns exemplos:

  • Displays de mesa;
  • Banners em paredes do estabelecimento;
  • Se possuí TVs, é possível comunicar através delas;
  • Atendente/ garçom incentivando a divulgação: você pode oferecer algo em troca, como por exemplo: divulgue sua experiência e ganhe um petisco X ou uma taça X;
  • Nas próprias redes sociais essa informação também pode ser divulgada! O ideal é ter algo constante e persistente.

A fidelização do vinho

Para os clientes mais assíduos da casa, promova um programa de fidelização nessa época do ano.

Um exemplo, na compra de X rótulos você ganha um rótulo X ou uma porção para harmonizar em sua próxima ida ao estabelecimento.

Isso está bastante atrelado também ao que falamos acima, na hora de estreitar com relacionamento com fornecedores, no qual pode ajudar muito.

De qualquer maneira, para aquele cliente que vai sempre à casa, não custa nada fazer um agrado de vez em quando, não é mesmo?

Eventos com degustação de vinhos

Os eventos podem também são uma boa saída para aumentar a venda dos vinhos dentro do seu negócio. Claro que também dependerá da divulgação do evento.

Costumamos promover por aqui, eventos de degustação e harmonização, por possuir uma mecânica mais simplificada, porém vale da criatividade, como criar um menu degustação, jantar às cegas e por aí vai.

Além disso, os próprios fornecedores de vinhos, geralmente disponibilizam um enólogo ou sommelier para ministrar a degustação e falar sobre cada vinho disponível, o que já facilita na hora de organizar eventos com vinhos.

Para quem tiver gerente ou atendentes no seu negócio, é possível sempre no fechamento da conta eles comentarem sobre o evento que acontecerá. Além de todos os outros materiais de apoio para que a visibilidade aumente.

Agora que já demos algumas boas dicas, que tal colocar em prática algumas dessas atividades. Vamos lá?

Lembre-se, o marketing é uma atividade que deve sempre se atualizar e criar condições para que a comunicação do restaurante seja efetiva e impactante para o público certo, e não deve nunca parar.

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