18 set, 2018

Como destacar um restaurante da concorrência: dicas práticas

por mktchef em Consultoria

O que seu restaurante tem de atrativos que pode se diferenciar da concorrência? Quais inovações no cardápio, no ambiente e no atendimento você tem implementado? Esses são diferenciais que podem projetar o seu restaurante como referência no mercado.

Quer saber como? Desenvolvemos 6 dicas sobre como destacar o seu restaurante da concorrência.

1. Trabalhe o conceito e a imagem do seu restaurante

Trabalhar o ponto de venda é muito importante. Pense que muitas pessoas passam em frente ao seu restaurante e dezenas de outros e, as vezes, olham pra dentro do ambiente, por curiosidade. Quantas dessas pessoas poderiam se sentir atraídas e entrarão, somente pelo visual do seu negócio?

Por isso, busque decorar a fachada e manter o ambiente interno sempre limpo, organizado e de acordo com o conceito do seu restaurante.

Além de decoração, você pode usar outras estratégias para o ponto de venda, como deixar uma vitrine para que as pessoas tenham visibilidade do espaço do restaurante ou da cozinha (que deve estar sempre limpa e organizada).

Outra estratégia é trabalhar para que aromas de alguns pratos sejam emitidos, como de carne grelhada ou sopas… Tudo que possa mexer com os sentidos do cliente na hora de fazer a escolha. Lembre-se: o lugar que tiver um ambiente agradável e uma boa comida e outros diferenciais, irá se destacar no segmento.

2. Capriche nas apresentações

Ao receber um belo prato com uma boa apresentação, o cliente tem prazer em fotografá-lo e postá-lo nas redes sociais, divulgando seu nome e seu produto – e isso por si só gera mídia orgânica para o seu restaurante.

Pratos coloquiais podem se tornar especiais se receberem caprichos na decoração e no preparo, fique atento a esses detalhes! Mais do que beleza esse comportamento mostra um cuidado do estabelecimento e uma atenção especial por oferecer algo com valor agregado ao cliente.

3. Mantenha sua equipe bem treinada 

Investimentos em decoração, pratos e ambiente são grandes diferenciais, mas um atendimento sem qualidade pode por tudo a perder.

Treine garçons e cozinheiros para lidar com os pedidos dos consumidores com agilidade e o máximo de profissionalismo. E não é só rapidez na entrega ou requinte, mas sim um bom relacionamento com os clientes da casa.

O cardápio do restaurante pode ofertar pratos com alta concorrência no local, ou refeições para o dia a dia, mas a simpatia dos garçons pode ser o grande diferencial.

Dependendo do perfil do seu estabelecimento, existem pessoas que adoram bater papo com garçons ou terem uma relação de proximidade – saiba incentivar esse comportamento e manter o controle do atendimento com excelência. Tudo dependendo, é claro, do público do seu restaurante. Em lugares mais requintados, garçons e atendentes bem preparados para alavancar a qualidade gastronômica dos insumos também é um grande diferencial.

4. Saiba como contornar possíveis erros

Erros fazem parte de qualquer negócio, é preciso saber minimizá-los. Se os clientes saírem insatisfeitos com algum elemento do restaurante (comida, bebida, higiene, lotação, acessibilidade, entre outros) provavelmente não irão recomendar o local ou poderão espalhar avaliações negativas.

Treine seus colaboradores para que possam resolver os problemas e reclamações do cliente. Quando não for possível resolver os imprevistos, capacite sua equipe também para mostrar empatia e propor ideias ou soluções alternativas para remediar o acontecido na medida do possível.

Procure ter atenção também quando reclamações forem feitas nas mídias sociais e responda-as de forma personalizada e humanizada. Clientes percebem e não veem com bons olhos respostas automáticas e impessoais as suas reclamações.

5. Trabalhe o marketing digital

O ambiente online é fundamental para desenvolver e anunciar a sua marca. Plataformas como o Facebook e o Instagram são muito vantajosas para os restaurantes, mas podem ir muito além de divulgar fotos dos itens do cardápio e oferecer promoções.

Você também pode publicar conteúdos relevantes como curiosidades gastronômicas sobre o tipo de culinária do seu restaurante, dicas de turismo na cidade, história do local, entre outros assuntos que podem ser compartilhados por curiosos.

Posts interativos com usuários, geralmente perguntando coisas como “Qual a sua sobremesa favorita?”, entre outras interações que podem conter humor – um grande atrativo. Certamente, o perfil do seu restaurante terá mais alcance de público e sua marca será mais projetada.

6. Inove o menu

Procure atualizar o seu cardápio com itens que podem ser diferenciais.

Inovação é um prato que sempre tem saída! Você não precisa criar um prato que nunca existiu, mas usar algum um ingrediente único, combinações ou porções que talvez não existam em locais próximos – e essa diferenciação pode ser o critério de escolha dos clientes na hora de visitar o seu restaurante.

Mas é importante manter o cardápio enxuto e analisar os custos necessários para trabalhar com novidades. Aplique a engenharia de cardápio para aprimorar o seu menu e trabalhar estrategicamente produtos com maior popularidade e rentabilidade ou com pouco desempenho.