Chef Luigi
Por Chef Luigi
22 de August de 2019

Porque é importante se relacionar com clientes no ambiente online de forma assertiva?

Em nossa primeira matéria sobre inbound marketing, aprendemos sobre a importância de criar um conteúdo que seja relevante para um público alvo específico. E, portanto, saber se diferenciar do cliente. Dessa maneira fazer com que a sua marca possa atrair e conquistar clientes potenciais de forma direta. Assim, você cria um relacionamento saudável e duradouro com estes. Para tanto, se faz necessário algumas estratégias.

Hoje, falaremos como estreitar esses laços e se relacionar com clientes no ambiente online.

Um bom site atrai bons clientes: 

O primeiro passo para se relacionar com clientes é ter um bom website. Da mesma forma, é importante ter uma fachada bonita. Decoração atraente e com sinergia com o conceito da casa e um serviço que surpreenda o cliente. Sendo assim, o site também deve seguir essa premissa.

Mas o que vai garantir o sucesso no ambiente online, não será apenas o desenho do seu site e sim o que ele oferece para os usuários. De que adianta uma pessoa passar pelo seu restaurante e conhece-lo apenas uma vez? Sem fazer indicações para os amigos e colegas 🙁 O importante é aquele marketing boca a boca, não tem nada mais precioso que isso.

E é isso que acontece no ambiente online, é no site que você poderá colocar sobre a cultura da gastronomia do seu negócio. Falar sobre o conceito da casa ou até mesmo difundir as receitas que a casa tem. Isso tudo em prol de um objetivo, obter leads!

Mas, o que são leads?

Leads são uma poderosa arma dentro do marketing digital. Utilizados para obter informações sobre potenciais clientes para seus produtos os serviços, podem ser fruto de uma lista com nomes, telefones e e-mails.

A partir da captação desses leads, é possível que a empresa os transformem em clientes potenciais. Facilitando assim o relacionamento com clientes no ambiente online.

Na medida que o tempo for passando, sua empresa poderá ter diferentes listas de clientes e pessoas potenciais para enviar novidades da casa, como também alimenta-los de conteúdos interessantes relacionados com a marca. Isso te possibilitará se relacionar com clientes de uma maneira duradoura.

Por isso, é tão importante traçar seus objetivos, métricas e estratégias, para que futuramente você antes de tudo, conheça o seu público.

Além disso, vale destacar que pontos como a segurança e credibilidade do site, precisão, clareza nas informações, e a  otimização para mecanismos de busca, como SEO, fazem toda a diferença para que sua página ganhe a confiança dos seus clientes na internet.

Espalhe seu conteúdo!!

Parte dessa estratégia está na produção de conteúdos que atraiam visitantes e gerem tráfego para o site da empresa, como o blog e material rico. O blog, contém um conteúdo mais direto e o material rico é mais educativo e aprofundado. Embora o objetivo de ambos seja agregar um valor maior e aumentar a autoridade na marca dentro do nicho onde ela se encontra. Neste setor gastronômico, o foco não é a compra e sim o relacionamento!

Para mantermos isso, é necessário tornar publicações mais pessoais e escaláveis, e a automação nos auxilia muito nisso.

Se a sua marca ainda não está nas redes sociais, é hora de mudar essa realidade! Aqui, listamos 5 motivos para a sua empresa estar nas redes sociais

É muito importante que você saiba que a presença da sua marca no ambiente online tem tudo a ver com atração. Plataformas como o Facebook e Instagram são fundamentais para compartilhamento de conteúdos de blog e materiais ricos. E, partindo do pressuposto de que a sua empresa possui uma identidade e um público alvo, fica muito mais fácil atrair as pessoas certas se você souber o tipo de conteúdo que elas estão buscando. Isso fará com que posteriormente elas se tornem clientes com potencial de compra, conhecidos como lead. 

Além disso, nós sabemos que nesse ramo trabalhamos muito mais o visual. Por isso além da comunicação ser mais pessoal é importante trabalhar com imagens marcantes e caprichadas para levar ao consumidor a atmosfera do negócio.

Outra forma de se relacionar com clientes online é o e-mail marketing. Fazendo ofertas de delivery ou lançando uma nova promoção no ponto de venda. A Pizzaria Corazzato, todo mês criar pírolas para atrair seus clientes e conseguir obter um fluxo maior de visitações em seu site.

Uma ferramenta que é bastante eficiente para que alavancar seu relacionamento com clientes para que eles conheçam e identifiquem a sua marca na internet é através do Google Meu Negócio. Ela possibilita que empresas e organizações gerenciem suas presenças on-line no Google, inclusive na Pesquisa Google e no Maps.

Ou seja, a partir dela é possível oferecer informações institucionais! Além de contato e até mesmo indicar em que redes sociais a sua marca está presente. Uma mão na roda, não é mesmo?

Para esse segmento o ideal é ter uma constância nas estratégias e conseguir mensurar todo o tempo investido nestes canais como também em mídias.

 

Praticar é preciso!

O segmento gastronômico precisar ser constantemente estimulado para ter interações entre clientes x restaurante. Como vemos, o público esta cada vez mais na internet e é preciso que o seu negócio esteja presente também. Essa estratégia é um start para se introduzir no marketing digital, pense sempre em atrair, converter e se relacionar.