Redação Marketing Chef
Por Redação Marketing Chef
18 de July de 2019

Quando uma marca consegue entender o seu público-alvo e conhece os seus gostos e hábitos, é fundamental entregar conteúdo relevante e atrativo no âmbito digital. Assim, sua marca se destaca e se torna uma queridinha do de quem a segue, além de ser referência e inspiração. É por isso que saber usar a linguagem correta – que vai ir de acordo com seu público-alvo, faz toda a diferença no seu negócio.

Existem inúmeras marcas do setor food service que já conseguiram atingir esse patamar e hoje são super conhecidas no meio online e acompanhadas diariamente por milhares de pessoas ao redor do mundo.

Quer conhecer e se inspirar? Continue lendo!

Coca-Cola Brasil

A Coca-Cola tem um público-alvo super definido: os jovens. Com o slogan “compartilhe a felicidade”, a marca se posiciona de forma clara e eficaz. Nos posts que destacamos, observamos uma linguagem direta, coloquial e que conversa com o espectador.

Foto 1: Pós carnaval. Momento de descontração que os jovens estão presentes e engajados. Utilizam formatos como “alguém me vê uma Coca-Cola”, ou supressões como “tá”. O jovem de hoje em dia fala assim. E como marca que precisa desse público, eles se enquadram na linguagem aplicada por eles.

Foto 2: Noite do Oscar. O público estava envolvido nesse acontecimento, e a marca utiliza de momentos cotidianos da vida de um jovem para expressar a importância da marca na sua trajetória de vida – comparando com o discurso de um filme vencedor de Oscar. A #vainogás é a nova campanha e é usada em todos os posts da Coca-Cola.

3. Post de Natal: uma piada muito frequente na internet é a do uso de uva passa na Ceia de Natal. A marca faz uma brincadeira com o fato e utiliza expressões como: “Eaí” para se aproximar do público-alvo.

2. Skol

A Skol tem um público-alvo sintetizado por jovens e adultos. O posicionamento deles de não se preocupar em ser a melhor do mercado, reflete na marca, mas é uma marca “querida” e legal. Tem uma grande lembrança de marca ao falar de cerveja e isso é um ponto muito positivo. Nos posts que destacamos, observamos uma linguagem descolada, engraçada, com interações entre público e marca.

  1. Emoticons e linguagem virtual. A marca é atual e tem senso de humor. Utiliza ironias e contrapontos que fazem o espectador ter vontade de interagir, ou ao menos gera curiosidade. A linguagem é descolada e não se apega a termos sociais.

2. Carnaval. Utilizam pessoas públicas que estão em alta. Na linguagem o termo “beijar muito”, trazendo a conexão com o público atual da cerveja.

3. Memes. Viralizam no mundo digital e a Skol entrou na tendência mundial. Utilizam na sua linguagem afeto e proximidade com o consumidor, criando afeto e vínculos com a marca.

Mc Donald’s

O Mc Donald’s é uma marca mundialmente conhecida. O público é variável, mas o posicionamento da marca é claro: criar engajamento e gerar a interação entre os consumidores e a marca.

Foto 1: Hambúrguer com edição limitada. A marca utiliza memes, seguindo a tendência mundial e emoticons. A linguagem é completamente coloquial e simples, que proporciona a compreensão de todo o público-alvo, que é tão abrangente.

2. Dia dos namorados. O post vai direto ao ponto, sem romantismos prontos e frases exageradas. Utilizam o termo “mozão”, que é super popular e tem um tom cômico. O foco é no momento e não somente no produto – o que gera maior reconhecimento do público com a marca.

3. Comunicar delivery. Criatividade e brincadeiras. A analogia entre herói e entregador de Mc Donald’s. A palavra “ferrado” também se conecta com o público. A linguagem é atual e pontual.

Em suma, as marcas atualmente, independente do posicionamento, conhecem seu público e o ambiente em que estão inseridos. O ponto de vista de todos é referente a ações do momento, e cada um deles tem sua característica para falar sobre isso.

Conheça seu público, converse, inova, invista. O marketing é inspiração e criatividade! Desenvolva sua linguagem e capriche. O seu público vai amar te conhecer melhor.

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