boa comunicação visual no restaurante
26 nov, 2018

Comunicação visual no restaurante: 5 dicas práticas

por mktchef em Branding

Como trabalhar a comunicação visual no restaurante? Como deixá-lo mais atrativo para o público e gerar experiências positivas?

Hoje o mercado gastronômico é muito acirrado, e o que difere um espaço de outro é o quanto ele vai ficar marcado na mente do consumidor… O quanto ele vai impactar. Gerar essa experiência é possível através de diversos meios, mas uma boa comunicação visual no restaurante é essencial.

Preparamos 5 dicas para você ficar atento no seu restaurante, confira:

1 – Mostre a identidade da comunicação visual no restaurante através de acessórios e embalagens

Mesmo que o cliente já tenha feito o pedido e esteja satisfeito com o seu restaurante, provavelmente você quer que ele volte mais vezes, certo? E que forma é melhor para fazer isso do que com um bom trabalho de branding?

O branding é um mix de comunicação que ajuda o cliente a estabelecer uma relação afetiva com a sua marca através do reconhecimento de seus padrões. É algo bastante efetivo em trazer lucros para os negócios. Mas como fazer isso em um restaurante? O uso de acessórios personalizados, como jogos americanos e bolachas de chopp é uma das maneiras.

Como é bastante importante manter o contato do cliente com a sua marca, nada melhor do que colocá-la em pontos estratégicos como esses onde ele pode reconhecê-la de maneira bastante orgânica e natural.

2 – Informe e sinalize seu espaço

Independentemente do tamanho do seu restaurante, é importante não deixar o cliente perdido. Dê a chance para que ele pergunte a um garçom algumas informações básicas e não desista de comer naquele lugar.

Use adesivos ou placas para informar onde ficam os banheiros e sobre a existência de rede Wi-Fi. Inclusive, informe através deles a senha da internet para os seus clientes. Lembre-se de que hoje em dia a maioria das pessoas dá uma olhada nas redes sociais enquanto aguarda seus pratos. Indique corretamente onde ficam os banheiros e não se esqueça de informar logo na entrada quais são os tipos de pagamento. Sinalize as bandeiras de cartões de crédito e de vale-refeição que são aceitos no estabelecimento.

Tenha em mente que tudo isso faz parte da experiência do cliente em seu restaurante. Uma simples dificuldade em saber alguma informação pode estragar tudo.

3- Deixe bem à vista qual é o cardápio principal do dia

Cavaletes, quadros escritos com giz de cera, jogo americano personalizado, totens com formato de um chef de cozinha, etc. O que não faltam são opções para avisar aos clientes de antemão qual é o seu prato principal do dia. E como podemos ver até em boards do Pinterest, existem diversas maneiras muito criativas de se fazer isso. seja com um estilo mais antigo, uma mistura de madeira e adesivos e até cartazes colados diretamente na parede… O importante é ser eficaz.

Quando você avisa facilmente para o cliente qual é o prato do dia, você agiliza o pedido dele, melhora a experiência com a marca e ainda atrai novos clientes para o seu restaurante.

4 – Mostre a personalidade do seu serviço através da decoração e otimize a comunicação visual no restaurante

Outra maneira muito importante de trabalhar o branding da sua empresa e criar uma boa experiência para os seus clientes é por meio da decoração.

Responsável não apenas por deixar um restaurante bonito, a decoração deve ser pensada. Lembre-se de trazer tranquilidade para a pessoa enquanto ela está comendo… E além disso passar a mensagem da sua empresa. Por isso, não deixe de investir em seu ponto de venda. Seja criativo, traga as cores do seu logotipo e artes para dentro do seu restaurante. O ambiente precisa ser agradável e deve conter características únicas para ser lembrado como uma experiência diferenciada.

A decoração, além de combinar e deixar o ambiente mais atrativo, também informa os clientes e ajuda a manter a identidade da marca sempre presente no lugar. E isso é extremamente importante.

5 – Avise aos clientes sobre as promoções da casa

Se o seu negócio tem promoções especiais para alguns horários ou dias da semana, é importante avisar ao seu cliente sobre isso. E existem boas formas de fazer isso através da comunicação visual no restaurante.

Coloque cavaletes diferentes na porta avisando quem passa por ali sobre essas promoções. Coloque banners promocionais do lado de dentro do restaurante avisando algum desconto… Use até mesmo pequenos cubos em cada mesa para informar sobre um happy hour promocional ou outro tipo de desconto.

Lembre-se de que promoções são uma ótima maneira de atrair ainda mais clientes. Mas, antes de qualquer coisa, é bastante importante que eles saibam quando é que elas acontecem.

Capaz de melhorar as vendas, o atendimento e, principalmente, a experiência do cliente com a sua marca, a comunicação visual no restaurante é uma ferramenta muito importante.