25 set, 2018

Conceitos de restaurantes: como definir o meu serviço

por mktchef em Branding

Existem diferentes conceitos de restaurantes para você escolher ao planejar abrir um. Pode ser difícil decidir qual conceito será o mais adequado à você e ao seu público, por isso, antes de se estabelecer em um tipo específico de negócio, considere:

Quem será o seu público? Qual será a sua faixa de preço? Você pretende servir um tipo especial ou característico de comida, onde você pode construir uma marca conceituada sobre? Definimos 7 tipos diferentes de conceitos de restaurante, desde cadeias de “fast food” até conceitos de restaurantes mais refinados. Queremos que você tenha em mente que, para tornar o seu restaurante diferenciado, é preciso atrelar o conceito da casa com design marcante e experiência única para o público consumidor.

Fast- Casual

Uma das tendências mais promissoras do momento é o conceito de restaurante Fast-Casual ou Casual Rápido. Esse estilo de restaurante é um pouco mais sofisticado (e, portanto, mais caro) do que um fast food. Digamos que o Fast-Casual preenche uma lacuna entre as hamburguerias fast (McDonald’s e Burger King), e de restaurantes Casual-Dining (jantar casual) – Outback e Friday’s, por exemplo.

Os fast-casuais oferecem pratos e talheres descartáveis , mas sua comida tende a ser apresentada como mais sofisticada, como pães gourmet e ingredientes orgânicos, mais saudáveis que os fast foods. Estes restaurantes têm uma peculiaridade que chama muito a atenção dos clientes, que é a chamada cozinha aberta, onde os clientes conseguem ver a preparação de seus pratos.

Finos ou Fine Dining

O termo Fine Dining ou “Jantar Excelente” traz à mente todos os tipos de imagens, desde as toalhas de mesas e guardanapos brancos, diversos tipos de talheres sobre a mesa, porcelanas, cristais, até garçons em seus smokings. São restaurantes requintados, assim como o nome sugere e oferecem aos seus clientes o melhor da alta gastronomia além de ótimos serviços e atmosfera diferenciada. É também o tipo de restaurante com os cardápios mais caros de todos os conceitos aqui relacionados.

Por serem restaurantes finos e altamente requintados, geralmente são únicos, mesmo que façam parte de uma cadeia de restaurantes finos de propriedade de uma mesma pessoa, família ou empresa, e trazem consigo a assinatura de um chef ou a persona de seu proprietário.

Café ou Bistrô

Um café é um conceito de restaurante que não oferece serviços à mesa. Os clientes pedem a sua comida em um balcão e seguem até seus assentos. O menu de um restaurante café tradicionalmente oferece café, café expresso, salgados frios e quentes, bem como, alguns tipos de sanduíches e tortas.

Este estilo de restaurante, os “Café’s”, são originários da Europa, estão fortemente associados à França, e geralmente são conhecidos por sua atmosfera íntima e descontraída. Os assentos ao ar livre é outra marca registrada de um Café.

Já um bistrô é bem semelhante a um Café, onde a comida é simples e pratos básicos são servidos em um ambiente casual. No entanto, enquanto no conceito “Café” são servidos apenas café, pães, doces e tortas, em um bistrô pode oferecer até refeições completas.

Fast-Food (Comidas Rápidas)

Os restaurantes ou lanchonetes Fast Food’s são o estilo de restaurantes mais familiares para a maioria das pessoas. Cadeias como McDonalds e Burger King tornaram-se muito populares nos EUA na década de 1950, e ajudaram a gerar inúmeros outros conceitos como Taco Bell, KFC, Bob’s, dentre outras redes.

Os serviços de um fast food atraem clientes por sua velocidade, conveniência e preços mais baratos. Os fast food’s são tipicamente cadeias de franquias. Se você está pensando em abrir uma franquia de Fast Food, tenha em mente que os custos iniciais de franquia são mais caros do que abrir um restaurante independente, porém, você conta com o benefício de já iniciar com uma marca reconhecida e com um plano de negócios pronto e bem definido, além de treinamento e todo o aporte da franqueadora.

Food Truck’s (Caminhões de Comida)

Uma tendência muito popular no ramo alimentício de restaurantes no Brasil e no mundo é o chamado restaurante móvel ou Food Truck (Caminhão de comida) . Os benefícios dos Food Truck’s incluem baixo custo para abertura e despesas mais baixas , tornando-se uma das maneiras mais fáceis de se abrir um novo restaurante.

Outras vantagens dos Food Truck’s incluem:

mobilidade, isto é, você pode ir com seu restaurante ao encontro do seu cliente.
Um menor número de funcionários (Pode ser você e um ajudante, por exemplo)
No entanto, ser dono de um Food Truck é um negócio que exige muito do empreendedor. Muito trabalho, disciplina, esforço e atenção à gestão, especialmente nos primeiros dois anos do negócio.

Buffet’s de Refeições (Self-Services)

Desde a Idade Média, o conceito denominado “buffet de refeições” tem resistido ao teste do tempo e continua a ser uma das escolhas mais populares para frequentadores de restaurantes no mundo inteiro. Por definição, um buffet de refeições ( os famosos Self-Service’s) é um conceito de restaurante onde os frequentadores servem-se de uma variedade de pratos quentes, frios, saladas, carnes e sobremesas, dispostos em uma mesa ou aparador. Se você está abrindo um novo restaurante, este pode ser um ótimo conceito para você investir em serviços de almoços e jantares, principalmente se você estiver localizado dentro de um Shopping Center, calçadão de comércio popular ou centro empresarial.

Pop Up

Assim como os Food Trucks, outra tendência que ganhou força e destaque em 2012 na indústria alimentícia, principalmente em redes hoteleiras do mundo inteiro, são os denominados restaurantes pop-up. Embora sejam mais conhecidos na atualidade, os restaurantes pop-up, não são uma novidade quando o assunto é conceito de restaurantes. O também chamado “mini-restaurante temporário”, surgiu entre os anos 60 e 70, nos Estados Unidos e Europa, nos denominados “super clubes”. Hoje restaurantes pop-up tem muitos estilos e atendem a diferentes propósitos. Eles podem aparecer nos lugares mais inusitados, como num antigo armazém ou até na cobertura de um hotel de luxo. Caracterizam-se também por não servirem comida de rua, e sim pela inovação e alta gastronomia assinada pelos mais renomados chef’s de cozinha.

O fascínio para se abrir um restaurante pop-up está no baixo investimento e no ganho de tempo para sua abertura.

Abrir um restaurante envolve muito mais do que simplesmente saber cozinhar. Você precisa entender que os restaurantes para um restaurante ser bem-sucedido vai depender da criação de um espaço onde os clientes queriam frequentar e relaxar com a família ou amigos. Vai depender também de um menu que comunica uma identidade única e atraente.