Redação Marketing Chef
Por Redação Marketing Chef
13 de October de 2019

A comunicação pode me ajudar a conquistar clientes? Já diz o pai do Marketing, Phillip Kotler, que venda é um processo de atendimento à necessidade do vendedor de transformar um produto ou serviço em dinheiro. Enquanto isso, o Marketing trabalha com a necessidade do cliente de satisfazer suas demandas e desejos. E comunicação faz parte de marketing.

O processo comercial de um restaurante deve incluir duas frentes. Tanto o Marketing quanto a venda efetiva são importantes. Ao passo que, para ser bem-sucedido é necessário vender bem e fidelizar clientes. Entendendo-se como sucesso obter a venda + fidelização do cliente, é claro.

Comunicação para conquistar clientes

Neste caminho, a comunicação desponta como peça-chave. Atrair, despertar interesse, gerar necessidade, persuadir e conquistar são fases do processo comunicacional ao longo da venda, e perpassam estágios amplos e variados, que vão muito além das palavras.

De fato, a transmissão e recepção de mensagens na comunicação face a face ocorre por um mix de vias verbais (o que é dito), vocais (a entonação, volume, qualidade e inflexão da voz, além das pausas de silêncio) e não verbais (gestos, aperto de mão, expressão facial, movimentos corporais, espaço entre emissor e receptor, aparência, vestimenta etc).

Existe até uma equação sobre o peso de cada componente da mensagem na geração de atenção/interesse sobre o receptor, segundo a qual – pasme – somente 7% do impacto é criado pelas palavras. Ou seja, pela mensagem verbalmente expressa. Já o tom de voz impacta em 38%, enquanto as expressões não verbais são responsáveis por 55%.

Já que estamos falando em números, vamos a mais alguns: estudos da comunicação indicam que as pessoas retêm 10% do que leem, 20% do que veem, 30% do que ouvem e 50% do que ouvem e veem.

Aspectos para considerar na comunicação de um restaurante

Assim, é importante incorporar à comunicação comercial de um restaurante todos os aspectos da formação de mensagem – verbal, não verbal, vocal – e, se possível, usar artifícios que envolvam os cinco sentidos do comprador – visão, audição, olfato, tato e paladar.

Claro, você não pode fazer alguém saborear todos os menus do seu negócio e encantá-lo de primeira. Mas pode deixá-lo conhecer o espaço detalhadamente, visitar a cozinha. Pode, ainda, permitir que crie desejos por meio do cheiro – que é um grande atrativo no marketing gastronômico.

criatividade precisa ser usada para agregar valor à venda. O vendedor precisa comunicar todos os aspectos do produto ou serviço: os que ele apresenta fisicamente, os que pode proporcionar em termos de benefícios e utilidades, os que pode gerar emocionalmente. Bem utilizar a comunicação resulta na criação de uma experiência sensorial para o receptor. Assim, ele será muito mais impactado e induzido a tornar-se de potencial comprador a cliente fiel.

Lembre-se: conquistar um novo cliente é muito mais caro do que contar com a recorrência de compra de um comprador fidelizado.

O processo de venda para fidelizar e conquistar clientes no seu restaurante

O processo de venda é uma troca, é interação. E dentro disso a comunicação envolve um dos componentes primordiais do Marketing Holístico, o Marketing de Relacionamento. Comunicar-se em vendas requer o uso de artifícios, técnicas, palavras, comportamentos, argumentos voltados a criar relacionamentos de dois tipos. São eles: instantâneos, ao conquistar o interesse do comprador e efetivação da primeira compra. E, duradouros, ao convencer o consumidor de que tal vendedor, produto e loja oferecem a ele motivos para tornar-se fiel.  

Saber vender é saber comunicar, e saber comunicar é muito mais do que saber falar. Usar as palavras certas, que causem impacto e curiosidade no comprador é fundamental para o sucesso comercial. Por isso, cuide das atitudes, aparência e postura corretas, que complementem o discurso falado. Construa uma mensagem persuasiva e eficaz. Isso é fundamental para o sucesso comercial e para conquistar clientes de forma cada vez mais assertiva.

Buscar qualificação em comunicação para vendas em restaurantes, com profissionais especializados no assunto, é fundamental para ampliar os resultados comerciais e o lucro. Sobretudo, é peça indispensável da estratégia de negócios.