Redação Marketing Chef
Por Redação Marketing Chef
13 de October de 2019

Na era digital, todos sabemos que é imprescindível criar bons conteúdos para Instagram de restaurantes, ou de qualquer negócio, para ter notoriedade e reconhecimento de marca.

As pessoas adoram compartilhar fotos de suas comidas e o melhor exemplo disto, está no Instagram. Números divulgados pela executiva do Facebook, o Instagram conta com 800 milhões de usuários ativos por mês com previsão de 1 bilhão em 2018. Por isso, fazer marketing para restaurantes no Instagram é tendência ainda fortíssima.

Por isso, vamos dar 5 dicas infalíveis para que o seu estabelecimento não apenas seja visto por todos, mas também permita a interação do seu restaurante e seus clientes.

Vamos lá!

1. Seja visto

Use um nome de usuário fácil de lembrar e digitar

Escolha um nome de usuário Instagram facilmente reconhecível. Use palavras-chave comerciais relevantes em seu perfil para ajudar a aumentar seus resultados de pesquisa. Coloque etiquetas com hashtags e certifique-se de torná-las relevantes para que os usuários possam encontrar.

Uma dica importante é hashtag com o nome do seu restaurante, um prato de assinatura ou um nome de bebida. E lembre-se, mantenha-se consistente em seu uso.

Legendas curtas

Outro detalhe importante que vale a pena ser lembrado é que a legenda seja abaixo de 140 caracteres. Qualquer legenda maior do que isso será interrompida se alguém compartilhar uma das suas imagens no Twitter.

2. Integração

Integre o Instagram com outras redes sociais

Integrar o Instagram com as demais contas em redes sociais é uma ótima ideia. Mesmo que um usuário não o acompanhe no Instagram, eles ainda poderão segui-lo no Facebook ou no Twitter. Compartilhe fotos em todas as suas redes para aumentar as visualizações e ganhar seguidores. Utilize o novo recurso de incorporação do Instagram.

Compartilhar fotos no site da empresa e outras plataformas de redes sociais atrai mais pessoas e aumenta as chances de que um momento único seja viral. O Instagram oferece aos restaurantes e clientes muitas opções para compartilhar no Facebook, Tumblr, Flickr, Foursquare, Twitter e e-mails.

Nome de usuário visível

Considere imprimir seu nome de usuário Instagram diretamente no menu do restaurante. Dessa forma, os clientes só precisam olhar para o menu para marcá-lo em possíveis publicações de fotos de seus pratos.

Se for possível, exiba suas contas de redes sociais do lado de fora do estabelecimento, para aqueles que caminham ou dirigem pelo seu estabelecimento.

Claro, mantenha a sua clientela em mente ao integrar as redes sociais no plano de marketing do seu restaurante. Restaurantes de fast-casual tendem a atrair mais clientes antenados às redes sociais. Por outro lado, um estabelecimento de jantar de luxo, cujo clientes são mais antigos, a ideia de imprimir as redes sociais diretamente no menu pode não ser uma boa ideia.

3. Interação e recompensa

As interações com o cliente são muito indicadas, aproximando-os do seu negócio. Essas interações podem ser feitas de diversas formas. Vamos às dicas:

Mensagens para preenchimento

Crie mensagens com espaços em branco para preenchimento. Publicar posts interativos de preenchimento do tipo “A melhor sobremesa que já provei é  ____”. 

Este tipo de mensagem além de provocar a participação dos clientes, pode trazer insights interessantes sobre os pratos servidos, serviços oferecidos, atendimento, etc. Basta ser criativo e você vai se surpreender com os comentários que serão gerados.

Peça a opinião

A opinião dos clientes é fundamental para implantar algo novo ou aprimorar aquilo que você já oferece. Então, aproveite e peça a opinião de seus seguidores.

Quem sabe o seu restaurante vai oferecer uma nova sobremesa, uma bebida ou uma entrada diferente? Peça aos seus clientes para ajudá-lo a escolher o nome! Permitir a participação dos clientes no processo, é perfeito para que eles se sintam  motivados a continuar seguindo você para conhecer o resultado final do concurso ou até mesmo provar o novo prato.

Desafios fotográficos

Incentive seus seguidores a compartilhar fotos marcadas com determinada #hashtag. Motive-os a postar fotos, por exemplo, dos pratos pedidos, ou até mesmo, marcando amigos na postagem. Mas não esqueça de recompensar os vencedores, com uma refeição grátis ou uma recompensa similar.

Este tipo de desafio gera bastante engajamento entre os seguidores, o que é muito bom para o seu negócio.

Recompense compartilhamentos de clientes

Incentive os usuários do Instagram com mais de 300 seguidores a postarem uma foto que mencione seu restaurante (uma hashtag, o check-in do Facebook ou uma publicação similar) e recompense-os com uma experiência gratuita! Afinal, eles anunciaram seu restaurante para 300 clientes em potencial – de graça!

4. Instagram Histórias & Instagram Ao Vivo

Utilize o recurso de Histórias para permanecer atualizado. Postar uma história permite que você tenha uma foto, um vídeo ou um Gif no topo dos feeds dos usuários por 24 horas. Você pode marcar, marcar geograficamente e escrever nessas histórias, tornando-as relevantes e úteis para promoção cruzada. Você também poderá ver quantos e quem viu a sua história.

O Instagram Live (ao vivo) é uma ótima maneira de mostrar um novo prato, bebida ou espaço. Os seguidores serão alertados de que você iniciou um vídeo ao vivo a qualquer momento, chamando a atenção de que sua conta está ativa e mostrando algo interessante. Você poderá ver quem está visualizando seu vídeo ao vivo e se envolver com os fãs ali mesmo.

5. Agora é só começar

As dicas de marketing para restaurantes no Instagram vêm e vão, mas as que incluímos  aqui são testadas e verdadeiras. O Instagram está sempre adicionando novos recursos, como o Instagram Histórias, que oferecem novas formas de engajar os seguidores. Imagens, vídeos, Gifs, etc.

São inúmeros recursos para utilizar, as melhores dicas de marketing do Instagram para restaurantes são aquelas colocadas em prática… Vamos começar?