Redação Marketing Chef
Por Redação Marketing Chef
19 de November de 2019

Entenda a importância da criação de marca e o que fazer para estabelecer a sua.

A marca — ou branding (em inglês) — é um dos aspectos mais importantes de qualquer negócio. Criar marca para restaurante não é tarefa simples e depende de uma boa estratégia para se chegar ao melhor resultado, ou seja, o que melhor define a essência do seu restaurante.

Em um mercado cada vez mais competitivo, criar marcas na gastronomia vai muito além de ter um logotipo bonitinho. É preciso garantir que elas se comuniquem com o seu público com uma linguagem adequada e identidade visual coerente. Veja nesse artigo tudo que você precisa sobre criação de marca para restaurante.

Como a criação de marca afeta o seu negócio?

Em primeiro lugar, você precisa entender que a criação de marca se baseia nas necessidades e demandas do seu público alvo. A sua marca é a sua promessa para o seu cliente — ela diz o que eles podem esperar dos seus serviços.

A essência do seu negócio será refletida no seu logotipo, presente em vários lugares — site, cardápios, mídias, entre outros. No entanto, para criar a sua marca é preciso analisar o seu negócio em duas perspectivas: onde se quer chegar e como as pessoas o percebem.

Como criar marca para meu restaurante?

Criar a sua marca é uma jornada de autodescoberta. Pode ser difícil, demorado e desconfortável. No entanto, tudo começa com um planejamento estratégico. Comece com as seguintes perguntas:

  • Qual é a missão da sua empresa?
  • Quais são os diferenciais do seu restaurante?
  • O que seus clientes já pensam dele?
  • Quais qualidades você deseja que eles associem ao seu estabelecimento?
  • Como, o quê, onde, quando e com quem você quer se comunicar? 
  • Onde irá anunciar e de que forma (visual e verbalmente)?

Pesquise. Aprenda as necessidades, hábitos e desejos de seus clientes atuais e potenciais. Não confie no que você acha que eles pensam, mas sim, saiba o que eles pensam.

Criar marca para restaurante e elaborar uma estratégia eficaz para tal é um processo complexo, mas vital para o sucesso do seu negócio. Considere a possibilidade de aproveitar a experiência de quem entende do assunto.

Uma marca consistente leva a um forte valor agregado ao seu restaurante, que vem na forma de qualidade percebida pelos seus clientes. 

Como comunicar com o meu público? 

Depois de definir a sua marca é hora de levá-la até o seu público. Aqui estão algumas dicas simples para você elaborar o seu passo a passo:

  1. Crie um ótimo logotipo e o coloque em todos os lugares.
  2. Defina as mensagens que quer passar sobre o seu restaurante.
  3. Integre a sua marca: ela se estende a todos os aspectos do seu negócio, desde como recebe os clientes e o que oferece no cardápio até à estrutura do seu site.
  4. Crie uma “voz” para sua empresa que reflita a sua marca. Essa voz deve ser aplicada a toda comunicação escrita e incorporada nas imagens visuais de todos os materiais, on-line e off-line.
  5. Desenvolva um slogan. Escreva uma declaração memorável, significativa e concisa que capte a essência da sua marca.
  6. Crie modelos e padrões de marca para seus materiais de marketing. Use o mesmo esquema de cores, colocação de logotipo, aparência e comportamento por toda parte.
  7. Seja fiel à sua marca. Os clientes não retornarão a você se não cumprir a promessa da marca.
  8. Seja consistente! A dica mais importante que envolve todos os pontos acima. 

A criação de marca é um processo que demanda muita pesquisa e entendimento do seu negócio. Embora não seja uma tarefa fácil, é essencial para chegar aos melhores resultados. Conte conosco para te ajudar a criar a marca para o seu negócio.