Redação Marketing Chef
Por Redação Marketing Chef
17 de fevereiro de 2020

Hoje em dia, as embalagens têm um papel muito mais amplo do que simplesmente conservar o alimento. O design para embalagem tem um enorme poder de propaganda por isso é visto como uma valiosa estratégia de marketing.

As embalagens influenciam o comportamento do consumidor e vice-versa. Seja pela estética, design ou utilidade, podem aumentar o potencial de vendas. Você mesmo já deve ter escolhido um produto em detrimento de outro por causa da embalagem. 

Por isso, é essencial conhecer bem o seu cliente e entender qual a embalagem mais adequada para seu perfil. No post de hoje, vamos falar sobre como a embalagem influencia a decisão de compra do consumidor e como escolher a ideal para o seu negócio.

Como a embalagem influencia o comportamento do consumidor?

A embalagem desempenha um papel psicológico importante no processo de tomada de decisão em uma compra. Tanto é, que é considerada a melhor oportunidade para os profissionais de marketing comunicarem visualmente a identidade da marca.

Na embalagem, seja através de seu design, cores ou forma, você passa a sua mensagem para o consumidor. Cada um destes aspectos desempenha um papel importante na maneira como sua embalagem conecta a sua marca e o seu cliente. 

Toda escolha se origina em uma necessidade, que pode ser apenas um desejo. Dessa forma, podemos concluir que os hábitos e comportamentos dos consumidores ditam o mercado, ao mesmo tempo, em que são estimulados por ele.

Como o consumidor de hoje se comporta?

O consumidor de hoje é uma pessoa atarefada e que valoriza as facilidades proporcionadas pela tecnologia. Nesse sentido, os donos de restaurantes devem acompanhar as demandas da rotina acelerada da vida moderna, que transformam os hábitos de alimentação das pessoas.

O serviço de Delivery, por exemplo, é uma tendência que só tende a crescer, pela comodidade e segurança que oferece. As embalagens de delivery precisam garantir que o alimento chegue com boa aparência e temperatura. Dessa forma, elas têm um peso na decisão de compra de quem pede comida para entrega.

Outro fator que o consumidor de hoje prioriza é o cuidado com a saúde. Por isso, preferem consumir uma comida cuja origem eles conheçam. Assim, é muito importante que as informações sobre a composição do alimento estejam presentes nas embalagens.

Um último ponto de destaque na mudança de comportamento do consumidor, é a valorização da experiência. Um design para embalagem arrojado é tendência no mundo moderno, pois transforma a experiência de compra em um momento curioso e prazeroso.

Como escolher o melhor design de embalagem para o seu produto?

Em primeiro lugar, lembre-se da expressão: “comemos com os olhos” — que é pura verdade! Crie uma boa impressão estética e chame a atenção do seu cliente logo de cara.

Faça pesquisas das tendências de mercado, preferências do seu público, invista em um bom design para conseguir engajar e impulsionar a sua marca.

No desenvolvimento da sua embalagem, considere os seguintes aspectos:  

  • personalização;  
  • formato e tamanho;  
  • cores;  
  • tipografia;  
  • informações técnicas;  
  • qualidade;  
  • estética;  
  • segurança e proteção.

Escolher a melhor embalagem para o seu produto depende do que você oferta e para quem. A praticidade do cliente é fator fundamental para considerar ao desenvolver o design para embalagem.

O comportamento do seu cliente é influenciado pelo encantamento que a sua embalagem causa nele. Foque nisso e crie um design para embalagem que surpreenda as pessoas! Precisa de ajuda? Entre em contato conosco.

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