Marketing Digital

Redação Marketing Chef
Por Redação Marketing Chef
15 de setembro de 2020

Para vender mais pelo Instagram, você precisa criar conteúdos de qualidade, responder às dúvidas do seu público e ter uma identidade visual com a cara do seu restaurante.

Cada vez mais, as pessoas consomem através das redes sociais, principalmente no Brasil, neste momento de pandemia que atravessamos. Além disso, os brasileiros passam muito tempo nas redes, mais de 3 horas por dia, em média, segundo pesquisas.

Dentre todas as redes sociais, o Instagram é o que mais bomba e, se bem explorado, se torna uma das principais ferramentas de marketing gastronômico. Os negócios que ainda estão fora dessa rede, estão perdendo vendas e deixando de alcançar e se relacionar com um público abundante.

Pensando nisso, escrevemos este artigo com dicas de como vender pelo Instagram. Confira!

Como vender pelo Instagram

Se você está começando a usar essa rede social ou se busca alavancar suas vendas por esse canal, precisa ler nossas dicas. Ainda que muitas delas você poderá aplicar em outras redes, o nosso foco neste artigo é como vender mais pelo Instagram.

Vamos começar com um passo a passo básico que se aplica ao marketing digital na totalidade, ou seja, essenciais para você vender mais não só pelo Instagram, mas em outras mídias sociais.

Conteúdo de qualidade

Para se destacar, você precisa se diferenciar. Para marcar presença nas redes sociais é essencial produzir conteúdo de qualidade de forma constante. Conheça o seu público alvo e crie conteúdos relevantes para ele.

Muitas páginas postam apenas os produtos, mas você já pensou em falar sobre a sua rotina? Ou como é feito o seu produto? Ou até mesmo como foi a sua trajetória até onde você chegou? Conteúdos como esses despertam curiosidade com os usuários e que acabam causando identificação com a vida deles.

Nas redes sociais costumamos dizer que tudo é tentativa e teste. Não tem uma receita de bolo do que irá dar certo, afinal nenhuma marca é igual a outra. Então explore conteúdos que irão instigar o usuário a querer saber mais de você.

A venda será consequência de todo o conjunto do seu trabalho.

Identidade Visual

O seu negócio precisa de uma identidade visual bem definida para que as pessoas consigam associar a imagem de suas publicações à sua marca.

Por isso é importante a definir a forma como você irá tirar suas fotos para timeline, a forma como você irá falar seu discurso nas redes sociais, além de todo o conceito visual que você deve pensar.

O conjunto de toda essa identidade, a longo prazo, irá trazer resultados para o seu trabalho de branding.

Responda os comentários 

Se você tivesse um espaço físico, com certeza iria responder qualquer um que parasse ali para perguntar algo à respeito do seu negócio, não é mesmo? Isso certamente acontece nas redes sociais ou até mesmo pelo seu site. Tenha sempre alguém cuidando desses canais para que o usuário não fique sem respostas. Acredite: um bom relacionamento poderá te trazer frutos no futuro.

Você precisa manter um bom relacionamento com seu público. Por isso sempre responda às dúvidas, perguntas e comentários das pessoas em suas redes sociais.

Imagem

O Instagram é uma rede social com um forte apelo visual, um prato cheio para os estabelecimentos gastronômicos. Invista em imagens profissionais e atrativas dos seus melhores pratos, assim como dos bastidores do seu restaurante, com a preparação de uma receita de sucesso.

Além de fazer as publicações no feed de notícias, use o Stories, faça lives e aproveite todos os recursos disponibilizados pela plataforma.

Como tudo gira em torno da imagem no Instagram, aproveite para mostrar seus melhores pratos, mas também explore estilos de vida relacionados a sua empresa. Se você usa produtos orgânicos, por exemplo, pode mostrar onde compra, como são selecionados ou preparados. 

As pessoas querem saber quem é você, quem está por trás daquele perfil. Aproveite e faça registros dos bastidores do seu restaurante — para isso, o Stories é muito bom.

Hashtags

As hashtags são muito úteis no Instagram. Através delas as pessoas podem encontrar seu negócio, seus pratos e serviços. Use hashtags em todas as suas publicações no Instagram.

Instagram Shopping

Com a ferramenta Instagram Shopping, a pessoa clica em cima de uma foto e aparece um balão informando o valor do produto. Caso ela se interesse pode fazer a compra por ali mesmo. É ideal para os estabelecimentos que trabalham com delivery ou produtos para take away/ grab and go.

Instagram Ads

Ainda que o alcance orgânico seja super possível no Instagram, é preciso investir em publicações pagas se quiser ter mais alcance. Use os anúncios para complementar suas estratégias no Instagram.

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