Redação Marketing Chef
Por Redação Marketing Chef
13 de October de 2019

Essa texto vai te ajudar em como encontrar seu público-alvo e ser encontrado por eles. Para comunicar de forma correta você precisa saber quem eles são, e onde estão. Quer vender mais? Comece por aqui!

1. Trace perfis

A não ser que você esteja lançando uma marca totalmente nova no mercado, você já tem um ótimo ponto de partida para entender quem é o seu público: os seus clientes. Se você ainda não possui clientes, vale aquela análise de quem são os seus concorrentes e quem faz parte da clientela deles. Use a técnicas que ensinamos de buyer personas para entender o seu público.

2. Defina um público majoritário

Depois de conhecer quem faz parte do seu público, identifique qual o perfil predominante. Isso ajuda a definir as suas estratégias de comunicação, que irão atingir um volume maior de pessoas que possuem perfil semelhante ao do seu público.

3. Não se esqueça dos nichos

Para cada regra há uma exceção. E dependendo da solução que você oferece, podem existir várias. Por isso, mesmo que você possua um público majoritário, não deixe de se comunicar com os clientes que não se encaixam naquele perfil. Dependendo das movimentações de mercado, um dia esses nichos podem vir a ser o seu público majoritário, por isso, lembre-se de sempre dar a atenção a eles.

4. Saiba qual é a relação deles com a sua solução

Por que o seu público continua comprando o seu produto? Por que alguns mudam para a concorrência? Responder estas perguntas é fundamental para a continuidade do seu negócio. Desta forma, você conhece quais são os seus diferenciais e pontos de melhoria. Além de melhorar o seu produto, você pode trabalhar os seus pontos fortes e se destacar dos concorrentes.

5. Comunique-se onde o seu público está

Investir em conteúdo patrocinado no Facebook ou em um anúncio de meia página no jornal local? Tudo depende do seu público. Antes de escolher em qual mídia aparecer, é crucial saber que o seu público irá ver. Esta informação também pode ser obtida com as buyer personas, para entender melhor como o seu cliente chegou até você. De nada adianta fazer um outdoor numa rua em que ninguém passa, não é mesmo? Por isso, para escolher em que mídias você vai se comunicar tenha a certeza de que o seu público receberá a mensagem.

6. Nunca deixe de encantar o seu público

Não basta apenas ter um bom produto no mercado e muitos clientes. Sempre pode aparecer um novo concorrente ou uma nova solução para o problema do seu público. Por isso, nunca deixe de encantá-lo. Seja com preços especiais, melhoria do produto ou atendimento realmente diferenciado. Conquistar clientes é um trabalho constante, que exige aperfeiçoamento e boa vontade. Não se contente em corresponder às expectativas do seu público. Esforce-se em superá-las!