Marketing Digital

Redação Marketing Chef
Por Redação Marketing Chef
13 de agosto de 2020

Muito se ouve falar da importância do engajamento no marketing, mas pouco se explica como ele realmente acontece, ou até mesmo sobre o que isso significa!

O engajamento é a proximidade de uma empresa com o seu cliente. Na era digital, com consumidores mais conectados e exigentes, é um desafio para as marcas criar um engajamento com o seu público na internet.

Se aproximar das pessoas e fazer com que se tornem seus clientes, depende da produção de conteúdo relevante nas mídias sociais, de um excelente atendimento/ serviço/produto, dentre outros fatores.

É importante pensar nas estratégias para criar engajamento com o seu público, por isso escrevemos este artigo.

O que é engajamento?

Engajamento é interação, envolvimento, relacionamento do público com a marca. Quanto maior o engajamento, mais proximidade, mais interação. 

Nas redes sociais, os seus clientes interagem com o seu restaurante, curtindo e comentando suas publicações? Isso é que o engajamento vai mostrar para que você avalie suas estratégias de marketing digital.

O engajamento é importante porque te mostra o quão seus clientes estão satisfeitos, além da eficácia das estratégias de marketing. Isso é fundamental para a autoridade do seu negócio.

Como criar engajamento?

O ponto central é a produção de conteúdo de qualidade que atraia seguidores em suas redes sociais. Cuide de suas publicações, mantenha uma linguagem e um tom em todas elas e posicione bem a sua marca.

Sempre responda os comentários das pessoas em suas publicações e esteja aberto ao diálogo.

Para criar conteúdos de qualidade e engajamento, alguns passos devem ser dados. A saber:

Conheça seu público alvo

Busque o máximo de informações sobre o seu público alvo para que você entenda suas preferências. Isso é fundamental para criar conteúdos relevantes.

Invista em conteúdo diferenciado

A gente fala de conteúdo diferenciado, mas aí você vem e fala: ”o que irei fazer?”, abaixo vou elencar algumas alternativas:

  • Fotos criativas (da equipe, dos produtos, de parceiros, algo que tem referência e identidade com a sua marca);
  • Vídeos são um grande aliado dos conteúdos digitais (do modo de fazer, da operação, da seleção de produtos, de um novo produto);
  • Parceiros comerciais (os influenciadores digitais, se escolhidos de maneira correta, podem agregar o seu negócio no digital e engajar seu público; ou também parceiros fornecedores – de vinhos, cervejas, orgânicos, etc);
  • Co-produções (por exemplo, você faz chocolates e no dia dos pais você criará junto com o seu parceiro de bebidas alcoólicas um bombom com licor que ele tem em seu portfólio – tanto ele, como você poderá promover o produto e envolver seu público com novidades no cardápio).

E-mail marketing

O e-mail marketing é uma estratégia muito eficaz para criar engajamento. Comunique com seus clientes de forma mais personalizada, envie receitas, novos pratos do cardápio e outros temas de interesse deles.

Avalie as suas estratégias

A mensuração dos resultados das suas ações de engajamento são fundamentais para ver o que está funcionando e o que precisa melhorar.

Mantenha presença nas redes sociais

Os mais populares canais de comunicação com o cliente são as redes sociais. As pessoas estão conectadas e a sua empresa precisa estar lá, marcar presença.

Pronto! Agora é só produzir conteúdos incríveis!

Crie conteúdos relevantes para o seu público para criar engajamento com ele. Você atrai mais tráfego ao produzir materiais ricos que ajudam as pessoas ou fazem com que elas aprendam algo novo.

Seja criativo em suas publicações e se destaque da concorrência.

O engajamento é essencial para as empresas hoje e esses caminhos ajudam a criar uma relação mais próxima com seus clientes. Se precisar de ajuda em suas estratégias, conte conosco! Entre em contato.

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