02 ago, 2018

Branding: Um papo sobre marca x logotipo

por mktchef em Branding

Branding. Dentro desse conceito existem duas ferramentas importantíssimas que causam muitas dúvidas: marca e logotipo. Você sabe a diferença entre elas?

Vem que a gente te explica!

Vamos começar com o tão falado logo. Afinal, o que é? Em grego, “logos” = conceito. Já “typos” significa símbolo ou figura. Assim, logotipo significa ˜símbolo visível de um conceito˜, ou seja, o conjunto visual de uma determinada marca que dão forma a um estabelecimento. É o elemento principal da identidade visual da empresa, é através dele que a empresa será identificada em qualquer lugar, independente do segmento em que está inserida.

Tipografia + cores

O logotipo é composto pelo símbolo e pela tipografia (ou só símbolo ou só tipografia!). É um produto gráfico resultante do design e também pode ser definido como a imagem da marca. Atente-se! Imagem da marca é diferente de conceito de marca.

Passo a passo começamos a entender… A marca é representada graficamente pelo logo, mas também é uma composição da identidade visual. Compreende o símbolo, o logotipo, as emoções e as cores. De um ponto de vista geral, a marca pode ser conceituada como a conexão entre o logotipo, o posicionamento da empresa, sua missão, valores, visão e consumidores.

 

Uma marca bem elaborada é aquela que vem acompanhada de um conceito – que vai dizer muito sobre a forma como ela é vista.

O logotipo não pode ser somente formas geométricas bem encaixadas. É preciso criar um conceito de marca para elaborar o logo. E é por esse motivo que um complementa o outro.

Para que seu processo de identidade dê certo, é necessário apresentar características gráficas e conceitos para que seu público crie uma conexão com a marca.

Conceito visual – Trabalho de identidade online e offline. – Frutaria Pitaya 

 

Ao estabelecer um logotipo e construir o conceito da marca, você estará dando um grande passo em direção ao branding.