Redação Marketing Chef
Por Redação Marketing Chef
16 de abril de 2020

Conheça as principais ferramentas digitais para otimizar os resultados do seu marketing gastronômico.

Muitos empresários do setor de gastronomia desconhecem algumas poderosas ferramentas de marketing. Isso porque não imaginam como elas levam mais eficiência, reduzem o risco de falhas e geram mais automação nas ações de marketing.

Se você é um deles, seja seu negócio um restaurante, food-service ou outro estabelecimento do setor de alimentos e bebidas, precisa ler este artigo. Conheça as principais ferramentas de marketing digital — plataformas e aplicativos pagos e gratuitos — para turbinar o marketing gastronômico!

Principais ferramentas de marketing gastronômico

CRM

Um sistema CRM — Customer Relationship Management — serve para você coletar dados dos clientes, seja por uma pesquisa de satisfação ou por aplicativos de delivery. 

A nossa dica é usar a ferramenta Rd Station CRM para melhorar o relacionamento com os seus clientes e aumentar as suas vendas. 

Automação de marketing

A automação de marketing possibilita o planejamento, a publicação de conteúdos e o disparo de e-mails marketing. Ferramentas como MailChimp, facilitam a personalização de e-mails e ajudam a manter o bom relacionamento com os seus clientes.

Análise de dados

A análise de dados é imprescindível para qualquer ação de marketing, uma vez que é preciso mensurar tudo o que você faz para alcançar resultados efetivos.

O Google Analytics é uma ferramenta de análise de dados que ajuda nas tomadas de decisões, reduz os riscos e aponta caminhos para melhorar as estratégias de marketing gastronômico.

SEO 

Ter um site é fundamental, pois ele é a porta de entrada do seu negócio no ambiente digital. As pessoas estão conectadas, sempre no celular, fazendo buscas para encontrar os melhores estabelecimentos da gastronomia.

Para que suas publicações tenham um bom alcance nas buscas do Google, o SEMrush analisa palavras chaves e a sua posição nesses buscadores. Já o Google Search Console é uma ferramenta gratuita oferecida pelo Google para ajudar na análise do seu próprio site.

Mídia paga

Hoje em dia, nenhuma plataforma se sustenta apenas com publicações orgânicas — estratégias de mídia paga são essenciais. As plataformas de anúncio como Google Ads e Facebook Ads segmentam o seu público e mensuram os resultados dos seus anúncios.

Gestão de redes sociais

O Instagram é uma rede de imagem e tem um match com a gastronomia. Para gerenciar o perfil da sua marca no aplicativo, ferramentas de gestão de redes sociais ajudam muito.

Na Mlabs, por exemplo, você pode centralizar todas as publicações e monitorá-las de um só lugar.

Análise de concorrência

Sim, existem ferramentas onde você pode analisar como anda o desempenho dos seus concorrentes na web. O SEMrush, que já citamos acima, é um delas. Ali você poderá entender as estratégias dos seus concorrentes — o que ajuda muito na hora de planejar o seu marketing gastronômico.

Agora não tem mais desculpas, use e abuse dessas ferramentas e turbine o marketing do seu restaurante! Se precisar de ajuda, conte conosco. Entre em contato.