Redação Marketing Chef
Por Redação Marketing Chef
13 de October de 2019

No nosso Guia: Como Criar Uma Marca Poderosa Para O Meu Restaurante? você já ficou por dentro do que é Marca, Branding e Logo. Mas, agora que você já tem a base teórica desses conceitos, é hora de colocar a mão na massa.  Chegou o momento de aplicar a sua marca na essência e na rotina do seu restaurante.

A essa altura, você já deve saber que marcas de restaurante é um conceito mais amplo que o desenvolvimento do logotipo. Isso porque não estamos apenas falando da identificação do estabelecimento e sim de sua personalidade. Ou seja, tudo o que torna o seu restaurante interessante e único.

É com essa “personalidade” que o seu bar ou restaurante vai conseguir passar a sua mensagem com clareza e será reconhecido pelo público. Nesse sentido, podemos elencar Arquitetura, Atendimento e Identidade Visual, como as principais formas de mostrar a sua marca.

Arquitetura e decoração especial para sua marca

A arquitetura e a decoração do salão são as formas mais claras de mandar a mensagem sobre quem você é para o seu cliente. Como a promessa de um serviço mais formal ou casual, de um preço maior ou menor, etc.

Portanto, sua marca deve passar por meio desses artifícios o padrão de qualidade e o serviço que realmente entrega. Dessa forma, você não apenas atinge o público certo, como também pode ter uma taxa de aprovação e retorno altas, já que seu cliente vai se identificar com a sua marca.

Por exemplo, se você possui um restaurante de comida mineira, que faz comidas típicas da fazenda, a sua decoração deve passar a atmosfera do campo, como mesas e cadeiras de madeira, panelas rústicas, colheres de pau, etc..

Atendimento bom é uma marca de sucesso

Tão importante quanto ter uma comida gostosa e um ambiente agradável é um bom atendimento para os clientes. Afinal de contas, quantas vezes você já voltou a um local em que foi mal atendido?

Para que esse objetivo seja alcançado, treinamento é fundamental. Sua equipe deve saber exatamente a missão, os valores e a mensagem que o seu restaurante ou bar quer passar.

Mostre como deve ser o atendimento, faça pesquisas de satisfação, converse com os seus funcionários, assim, todos as pessoas da sua equipe, desde o atendente até os cozinheiros, vão passar a mesma mensagem para os consumidores, e de maneira cordial.

A forma como você e a equipe do seu restaurante ou bar lidam com o público é crucial para causar uma boa impressão e fortalecer o posicionamento da sua marca de forma clara e convidativa.

Identidade Visual para criar uma identidade na sua marca

Aqui batemos novamente na tecla da sua marca. A identidade visual do seu restaurante deve fortalecer a sua marca. E, além disso, garantir que o seu cliente em potencial conheça o seu negócio de forma clara.

A identidade visual do seu restaurante deve estar expressa em tudo. No layout do seu site, nas redes sociais, na linguagem usada nos seus posts, na decoração, nos uniformes… E, por fim, nos produtos que você comercializa.

Tudo o que faz parte do seu negócio, deve seguir uma linha coerente com a mensagem que a sua empresa quer passar.

Por exemplo, se o seu restaurante é mais moderno e jovem, não adianta vender produtos que conversam melhor com um público mais velho.

Portanto, antes de pensar em como a identidade visual do seu restaurante deve estar impressa nos guardanapos, é importante entender todo o contexto da sua marca.

Nesse sentido, os primeiros elementos a terem a identidade visual considerada são os uniformes. Além de servir para diferenciar os funcionários dos clientes, com cores, modelagem e estilo que devem passar a ideia do que se pretende comunicar.

O cardápio também é muito importante. Além disso, é um aliado na venda dos seus melhores pratos. Tudo é importante… Os itens que você inclui, as cores e até mesmo a cor dele passam uma imagem clara e objetiva do seu negócio.

Dando importância e cuidando desses itens com atenção, o conceito do seu restaurante ficará forte na mente dos consumidores. Não só pelo produto consumido, mas também pelo bom ambiente e identificação com a sua marca.