foto de franquias de restaurantes
12 nov, 2018

Franquias de restaurantes: confira as tendências para 2019

por mktchef em Produto

Você tem o sonho de começar 2019 abrindo franquias de restaurantes e tocando um negócio lucrativo? Então recomendamos que comece a planejar, preparar o terreno agora mesmo.

Para te ajudar, separamos informações e tendências que devem ditar o mercado de franquias de restaurantes em 2019. Assim, você realiza o desejo de ter um negócio diminuindo ao máximo os riscos dele não dar certo.

Segundo especialistas em franchising, o tempo médio entre o início da negociação com a franqueadora até a inauguração de uma unidade franqueada é de 4 a 5 meses. Isso pode variar, levando um pouco mais ou pouco menos no caso de franquias de restaurantes.

Durante esse período, o investidor passará pelo intervalo de maturação e entendimento do negócio como um todo. Ou seja, realizará treinamentos, conhecerá a sede da marca e seus diretores. Inclusive, poderá trabalhará em outras unidades para absorver as informações necessárias que darão sustentação à sua própria franquia.

Mas antes de chegar à esse ponto você pode conhecer redes de franquias de restaurantes que podem ser compatíveis com o seu perfil empreendedor.

Dentro de todos eles existem franquias que devem ditar tendência em 2019. Abaixo, você poderá conferir os detalhes e os motivos pelos quais esses negócios gastronômicos devem estar em evidência. Assim são ganhar destaque no mercado no ano que vem.

Na última edição do ABF Franchising Expo, maior feira do setor de franquias do País realizada no último mês de junho, em São Paulo, o segmento de alimentação tem demonstrado inovações e tendências bastante pertinentes. Uma delas são as franquias em quiosque. Esse formato de negócio têm sido disseminado pelas redes franqueadoras como alternativa para quem não tem todo o capital necessário para abrir uma loja completa.

Quiosques para franquias de restaurantes 

Os quiosques são fáceis de gerir, montar e costumam gerar bons retornos financeiros. Algumas franquias de restaurantes veem as unidades franqueadas em formato quiosque como “teste” para que o investidor possa ganhar experiência no negócio e posteriormente abrir uma unidade maior. O retorno do investimento em quiosques também costuma ser mais rápido que nos demais formatos, já que o aporte na operação foi menor. Em 2014, de acordo com a Associação Brasileira de Franchising (ABF), as franquias em quiosques movimentaram mais de R$ 2,6 bilhões. O número, agora, pode ultrapassar a faixa dos R$ 6 bilhões.

Alimentação Saudável

Outra tendência desse segmento são as redes de alimentação saudável e orgânicos. Uma grande demanda por esse tipo de alimento surgiu nos últimos anos. Afinal, existe um movimento de busca por uma vida mais saudável por parte da população.

Segundo a agência de pesquisa Euromonitor, o mercado de alimentação saudável cresceu 98% entre os anos de 2009 a 2014 no Brasil. Veja outros dados desse setor:

R$ 93,6 bilhões movimentados em 2016 no Brasil;
12,3% é a média de crescimento ao ano no Brasil na última década;
8% é a média de crescimento em outros países;
5º lugar no ranking mundial desse segmento;
Orgânicos é o nicho com maior crescimento nos últimos 5 anos (18,5%).

Além deles, negócios que facilitem a retirada dos produtos, a exemplo de drive-thrus e sistemas do tipo ‘compre pela internet e retire na loja’, estão em evidência e devem ganhar ainda mais apelo com o tempo. André Friedheim, vice-presidente da ABF e diretor da consultoria Francap, explica:

“Nos Estados Unidos, visitamos diversas redes de franquias de restaurantes que já praticam esse conceito de que o consumidor compra via internet. A retirada do produto é feita na própria loja. Aqui no Brasil, vemos isso no varejo em geral e agora está mais forte no segmento de alimentação. Você compra a comida e pode ir comer no escritório ou onde você escolher. Dá mais liberdade para o cliente”.

Se você pensa em abrir uma franquia, pesquise e saiba que inovar no mercado gastronômico é sempre necessário.

Bons negócios!