Por Redação

19 de novembro de 2021

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Abrir uma confeitaria: Como começar?

Saiba como começar a sua confeitaria e tenha sucesso antes do previsto.

O que devo saber antes de abrir uma confeitaria? Essa é uma pergunta que todo empreendedor deveria fazer antes de dar os primeiros passos no investimento. Até porque, pode parecer simples, mas empreender na confeitaria deve ser levado a sério, pois tem se tornado um mercado cada vez mais promissor. 

Empreender na confeitaria exige uma coisa muito importante que é disposição, pois estar num mercado tão promissor exige ainda mais do empreendedor. 

Além da disposição, exige produções boas e rápidas com ingredientes de qualidade, exige propostas tendenciosas e podemos dizer que estar dentro das tendências tem se tornado um grande trunfo para as confeitarias. 

Por isso, abrir uma confeitaria vai além do que uma boa receita de bolo da vovó. Continue lendo para entender mais.

O que é uma confeitaria? 

Confeitaria é um ramo na gastronomia focado no preparo, decoração e apresentação de pratos doces, como bolos, tortas, docinhos de festas, biscoitos e tantas outras variedades que a atualidade tem nos mostrado. 

Por que a confeitaria é tão diferente? 

A confeitaria é bem diferente da cozinha quente, já que o sabor interfere diretamente no preparo. 

A confeitaria é complexa, precisa ter exatidão e os cuidados no preparo são importantíssimos e exige muito do confeiteiro.

Além disso, é preciso ter paciência e respeitar o tempo e as medidas de cada etapa para que a receita obtenha sucesso. 

Empreender na confeitaria exige muita técnica. A confeitaria precisa de amor…

Por onde devo começar a minha confeitaria? 

Assim como qualquer outro ramo da gastronomia é preciso entender qual a proposta da sua confeitaria.

Seja ela bolos caseiros, doces finos, bolos confeitados, é preciso entender qual a proposta da sua marca e qual experiência você vai entregar.

O que devo saber antes de abrir uma confeitaria: Estrutura básica

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Se você já sabe qual proposta a sua confeitaria vai levar, agora é preciso entender a estrutura básica que TODAS, independente da complexidade, mas todas as confeitarias devem ter. 

  • Atendimento qualificado; 
  • Auxiliar de cozinha;
  • Auxiliar de serviços gerais; 
  • Fornecedor;
  • Confeiteiro;
  • Gerente.

O que devo saber antes de abrir uma confeitaria: Equipamentos/Operação

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Boa parte do investimento da abertura de uma confeitaria está destinado à compras de equipamentos. 

Claro que, o investimento vai depender da sua possibilidade financeira, mas escolha sempre equipamentos de qualidade, pois eles vão garantir a qualidade da sua operação e consequentemente do seu produto final. 

Os principais investimentos são em: 

  • Bancadas de aço inoxidável; 
  • Batedeira, liquidificador e mixer; 
  • Embalagens; 
  • Formas, bowls e panelas; 
  • Forno e fogão;
  • Geladeira e freezer; 
  • Potes de armazenamento;
  • Utensílios de cozinha. 

O que devo saber antes de abrir uma confeitaria: Localização

A localização da sua confeitaria pode ser pensada conforme a proposta do seu negócio e quem será o seu público-alvo. 

É possível que a sua confeitaria não tenha estabelecimento físico e atenda totalmente pelo delivery? É possível sim. 

Mas ainda assim é necessário pensar na localização visando a facilidade de alcançar o seu público-alvo, e entender a distância do atendimento do seu delivery para que ainda assim você tenha uma grande área de cobertura.

Caso você opte pela confeitaria com estabelecimento físico, é imprescindível que você estude a localização que está desejando. Atenção aos pontos que devem estar na sua localização: 

  • Quantas confeitarias tem na região? 
  • Qual é o perfil dos moradores ou trabalhadores da região? Eles estão dentro do meu público-alvo? 
  • Qual o poder aquisitivo dessas pessoas? Está dentro do meu ticket-médio? 
  • Quais produtos eu vou oferecer? 

Como garantir que a sua confeitaria seja lucrativa? 

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Agora que você já tem o esqueleto de uma confeitaria, vamos começar a dar corpo para ela. 

Para que a sua confeitaria seja lucrativa é preciso que você se destaque no mercado, por isso, confira nossas dicas: 

Invista em uma criação de marca

A criação de marca é um ponto fundamental para o sucesso da sua confeitaria. Pode até parecer mais um detalhe no investimento, mas arrisco a dizer que é através dele que clientes voltarão a consumir na sua confeitaria. Isso porque o cliente sempre desenvolve conexão por uma marca bem elaborada. 

Portanto, a criação de marca para confeitaria envolve o desenvolvimento da identidade visual, da paleta de cores usada na marca e em toda comunicação tanto online como offline. 

Contudo, na criação de marca também contamos com o desenvolvimento do logotipo, família tipográfica, personas e público-alvo. 

Aliás, investir em criação de marca para confeitaria gera mais confiança, credibilidade e ativa emoções do seu público de forma inconsciente. 

Invista em um bom marketing de relacionamento 

Como falamos um pouco acima, a sua marca vai ativar emoções dos seus clientes, e o marketing de relacionamento vai fortalecer ainda mais essa conexão que foi gerada entre marca e cliente. 

O marketing de relacionamento, atualmente, tem sido muito bem trabalhado nas redes sociais. Isso porque, a grande maioria dos usuários estão ali para gerar interação com marcas. 

Aproveitando então a disposição dos seguidores, estimular a interação, a troca de valores, de afeto é extremamente necessário.

Por isso, suas estratégias de marketing precisam estar alinhadas com a proposta da marca, público-alvo, sua localização e posicionamento de marca. 

Tudo se encaixa perfeitamente, por isso não deixe de seguir as dicas que demos aqui neste texto. É de extrema importância que você plante essas sementinhas para que elas floresçam e te levem ao objetivo desejado. 

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